Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Ômega 3 e diabetes | Entenda essa relação

Ômega 3 e diabetes | Entenda essa relação

diabetes
2 minutos de leitura

O ômega 3 é uma gordura boa e essencial ao corpo humano, ou seja, ela não é produzida pelo organismo, por isso deve ser obtida através da alimentação ou suplementação.

Entre seus muitos benefícios, estão a melhora da sensibilidade à insulina, fator central para o tratamento e controle da Diabetes mellitus ou tipo 2.

O que é diabetes mellitus tipo 2?

O diabetes tipo 2 é um grande problema de saúde pública no Brasil, um dos principais fatores que causam essa doença são os hábitos de vida inadequados, como por exemplo a má alimentação e o sedentarismo. 

A doença é caracterizada pelo alto nível de glicose no sangue, devido a baixa sensibilidade do corpo ao hormônio insulina. A glicose é a fonte primordial de energia para nosso corpo, e a insulina é um hormônio liberado pelo pâncreas após as refeições para auxiliar a entrada da glicose nas células.

Quando a célula responde bem ao estímulo da insulina, falamos que ela é sensível a mesma. Caso a sensibilidade esteja baixa, temos um quadro de resistência à insulina. Nesse caso a glicose permanece no sangue, trazendo diversos prejuízos para o nosso organismo.

Devido a sua relação com hábitos e alimentação inadequada, a melhora desses pontos também faz parte do tratamento da doença.

Benefícios do ômega 3 para a prevenção e tratamento do diabetes

Um dos benefícios do ômega 3 é a melhora da sensibilidade do organismo à insulina. Esse efeito é mediado pelo aumento da adiponectina no sangue, um hormônio que responde a ingestão do nutriente.

Incorporar no estilo de vida hábitos que auxiliam na melhora da captura de glicose pelas células, como o caso do ômega 3, é essencial para o controle e tratamento da doença. Quando o diabetes e encontra em seus estágio inicial, conhecido como pré-diabetes, a suplementação entra como uma das medidas preventivas

Onde encontrar ômega 3?

O ômega 3 pode ser encontrado em alimentos de origem animal, principalmente em peixes, como salmão, sardinha e atum. Também está presente em alimentos de origem vegetal, como sementes de chia, linhaça e nozes. 

Outra forma de adquirir essa gordura é por meio do uso de suplementos de ômega 3. Como sabemos que os alimentos fontes desse nutriente não são muito comuns na dieta dos brasileiros, a suplementação é uma boa opção para o dia a dia.

Quer saber mais?

Referências:

1- BECIC, Tarik; STUDENIK, Christian. Effects of Omega-3 Supplementation on Adipocytokines in Prediabetes and Type 2 Diabetes Mellitus: Systematic Review and Meta-Analysis of Randomized Controlled Trials. Diabetes & metabolism journal, v. 42, n. 2, p. 101-116, 2018.

GUIMARÃES, Daniella Esteves Duque et al. Adipocitocinas: uma nova visão do tecido adiposo. Revista de Nutrição, 2007.

5/5 - (2 voto(s))
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

Marcações:

4 comentários em “Ômega 3 e diabetes | Entenda essa relação”

  1. Bom dia
    Minha avó tem diabete e hone tem que tomar insulina duas vezes ao dia para controlar um amigo disse que omega 3 seria bom mas qual quantidade e pode contiur a tomar insulina

    1. Oie Bruno, tudo bem? Procure um profissional de sua confiança para indicar se Ômega 3 e qual concentração será necessária nesta situação. Ômega 3 pode ajudar sim no controle da diabetes, mas sempre é necessário uma orientação médica antes do consumo. =)

  2. CARLOS ROBERTO XAVIER DE CARVALHO

    GOSTARIA DE SABER QUAL A QUANTIDADE DE CAPSULAS QUE POSSO TOMAR POR DIA. PESO ENTORNO DE 100 K. TENHO 1.83 M. ALTURA SOU DIABÉTICO, CONSIGO CONTROLAR A GLICOSE EM NÍVEIS NORMAIS E ACEITÁVEIS. POREM MINHA CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA PERIFÉRICA É PÉSSIMA. TENHO TIDO FACILIDADE PARA INFECÇÃO NOS PÉS.TENHO TOMADO TRÊS CAPSULAS DE ÔMEGA 3 POR DIA. DE 1000 mg E 540 mg DE EPA E 360 mg DE DHA, N´MAS TENHO TIDO PROBLEMAS DE INFLAMAÇÃO E INFECÇÃO NOS PÉS . QUERO SABER SE ISSO TEM A VER COM A DOSAGEM OU COM O SUPLEMENTO. ME AJUDEM POR FAVOR.

    1. Carlos, tudo bem por aí?

      O ômega 3 que você está consumindo foi recomendado pelo seu médico que acompanha sua diabetes? Seria interessante analisar qual é o ômega 3 que você está consumindo. Há quanto tempo você está consumindo o ômega 3 que você mencionou? Pode ser que você, como o seu caso as inflamações são severas, o tempo que você precisa tomar o suplemente para obter melhora no seu quadro, demore um pouco mais.
      Você faz exames periódicos de acompanhamento da sua diabetes? Pois pode ser que sua diabetes esteja alterada e, esse cenário você só consegue avaliar com um exame de sangue.

      Veja, estamos fazendo algumas suposições mas é difícil te dar um diagnóstico preciso, pois precisaríamos investigar com exames clínicos para entender o que pode estar desencadeando essas infecções e procurar a melhor forma de cura-las. Recomendamos que procure um médico!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − 17 =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.