O mercado de trabalho está cada vez mais exigente, inclusive, com a área da nutrição. Por isso, a melhor maneira de se destacar em meio à concorrência e conquistar grandes oportunidades é buscando pela atualização profissional.

Com o avanço da ciência e o lançamento de tendências a todo instante, é fundamental que os especialistas da área se mantenham em constante formação, desenvolvendo as suas habilidades para lidar com as mudanças e podendo exercer as suas funções com total conhecimento de campo. O resultado disso? Maior visibilidade no mercado e sucesso garantido.

Pensando nisso, criamos um post com tudo que você precisa saber sobre o assunto — da importância de se manter atualizado aos benefícios de investir nessa ideia. Acompanhe a leitura e descubra!

Por que a atualização profissional é importante?

Não há como negar: o mercado de trabalho vive em constante modificação. Além de ser exigente, ele é dinâmico e, principalmente, instável. Por isso, se você almeja conquistar o crescimento profissional, é fundamental se preparar para essas transformações, investindo em uma carreira sólida.

Antigamente, um simples diploma já era suficiente para quem desejava ter sucesso profissional. Mas, infelizmente, esse cenário mudou. Hoje em dia, é preciso estar por dentro das inovações do mercado e, sempre que possível, ampliar as suas qualificações — seja ao realiza programas de pós-graduação, seja ao enriquecer o networking. As alternativas são diversas!

Esse também é o melhor caminho para seguir em tempos de crise econômica. Nesses períodos, é comum que a demanda por serviços caia e, com isso, muitas empresas passam a reduzir os custos, demitindo os funcionários menos capacitados. Para fugir dessa situação, vale a pena batalhar para ser o melhor da área, superando um simples conhecimento teórico ou técnico, para se tornar um verdadeiro especialista no segmento.

Quais os benefícios de investir nessa ideia?

Ainda em dúvida se vale a pena investir em uma atualização profissional? Sem problemas! Para ajudar você a tomar a melhor decisão, selecionamos abaixo os principais benefícios que essa atitude pode oferecer para a sua carreira. Dê uma olhada!

Crescer na carreira

A primeira grande vantagem de investir na atualização profissional é, sem dúvida, o crescimento na carreira. Isso porque, ao seguir esse caminho, você terá mais facilidade para acompanhar as novidades do mercado, ampliar a sua rede de contatos e, em especial, desenvolver as suas habilidades.

Assim que você começar a notar os primeiros resultados dessa atitude, automaticamente, a sua autoconfiança aumentará. Afinal, um profissional bem informado, atualizado e comunicativo é muito mais confiante do que aquele que se acomodou na carreira, certo? O segredo é um só: para aperfeiçoar o seu trabalho e conquistar mais conhecimento, é fundamental estar atualizado com os acontecimentos ao seu redor.

Ter um diferencial competitivo

Muito se fala sobre o famoso diferencial competitivo, mas você sabe o que isso significa? Podemos dizer que o termo se refere à capacidade que um profissional tem de se destacar no mercado de trabalho. Isso pode ser conquistado, basicamente, a partir das suas qualificações teóricas e técnicas.

Com o número de desempregados em alta no país, se torna ainda mais importante investir na atualização profissional e mostrar às empresas as suas capacidades e conhecimentos de trabalho.

Ao manter seu currículo atualizado, repleto de cursos de especialização e capacitação, que podem ser até mesmo fora da sua área de atuação, será possível ficar um passo à frente dos demais concorrentes para uma vaga de emprego. Quer benefício maior do que esse?

E tem mais! Para as empresas, é altamente vantajoso ter profissionais bem preparados em suas equipes. Esse detalhe ajuda a agregar valores para organização, fazendo com que ela se torne referência em inovação e excelência.

Formar uma rede de contatos profissionais

Assim que você iniciar os cursos de aperfeiçoamento, imediatamente, a sua rede de contatos profissionais será ampliada. Para algumas pessoas, esse detalhe é irrelevante. Mas acredite: ter um bom networking fará toda a diferença ao longo da sua carreira como nutricionista.

Para melhorar ainda mais essa comunicação, a nossa dica é que você se especialize em uma língua estrangeira, que pode ser o inglês, espanhol, francês, alemão ou outra possibilidade.

Isso ajudará não somente na hora de ler conteúdos em outros idiomas, como também a melhorar a comunicação com profissionais que moram fora do país, o que favorece a troca de experiências e facilita a sua participação em seminários ou palestras internacionais.

Estabelecer uma boa comunicação

A boa comunicação é peça fundamental em qualquer setor profissional. Os indivíduos que não conseguem se comunicar bem ou não exploram as suas capacidades de oratória dificilmente conseguirão expandir o seu negócio, firmar parcerias duradouras ou aumentar a sua rede de contatos.

Como consequência, obviamente, a carreira pode ser altamente prejudicada. De nada adianta você entender tudo sobre a sua área de formação se, no fim das contas, não consegue transmitir o conhecimento para o cliente final ou outros profissionais.

Caso tenha dificuldade em se expressar, não perca tempo e invista em um bom curso de oratória, língua portuguesa ou escrita. Essa atitude ampliará as suas possibilidades profissionais, e dará um novo direcionamento para a sua vida pessoal.

Como o nutricionista pode se manter atualizado?

Agora que você já sabe os benefícios da atualização profissional, deve estar se perguntando como investir nessa ideia, certo? Bem, existem inúmeras maneiras de manter a sua formação em dia. A seguir, explicaremos mais sobre elas!

Faça cursos de aperfeiçoamento

Quem tem uma agenda cheia e pouco tempo para estudar, não precisa se preocupar! Nos últimos anos, muitas instituições de ensino criaram cursos de aperfeiçoamento, mas que têm curta-duração.

Essa é uma maneira prática e eficaz de lapidar o seu currículo e absorver informações essenciais para a sua rotina de trabalho. O melhor de tudo? É possível encontrar aulas presenciais, semipresenciais ou a distância.

Aposte na pós-graduação

Além dos cursos de aperfeiçoamento, há a pós-graduação. Embora essa alternativa conte com uma duração longa, você terá a oportunidade de se especializar em um segmento do seu interesse, tendo ainda mais qualificações para se destacar no mercado.

Na área da nutricional, opções é que não faltam para os profissionais interessados: fitoterapia, atuação em restaurantes e indústrias, nutrição hospitalar, nutrição esportiva, entre outras. Escolha a sua!

Leia sites especializados e revistas científicas

Por último, há uma possibilidade bastante prática e acessível: ler sites especializados e revistas científicas. Com esses conteúdos, você conseguirá acompanhar as novidades do mercado e, posteriormente, aplicá-las no seu trabalho diário.

O ideal é economizar alguns minutos do dia para se informar com esse tipo de conteúdo. Dos meios mais confiáveis da atualidade, recomendamos os seguintes:

Após a leitura, ficou claro sobre a importância de investir na atualização profissional? Com as práticas sugeridas, você terá mais facilidade de decolar na carreira e alcançar o tão sonhado sucesso. Experimente!