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Colágeno antes ou depois do treino?

colágeno antes ou depois do treino
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Colágeno antes ou depois do treino?

Você está em dúvida se deve consumir colágeno antes ou depois do treino? Ou ainda se pode consumir o colágeno para esse fim?

De fato, assim como os demais suplementos de proteína, o colágeno auxilia o processo de recuperação e ganho de massa muscular.

Então, agora vamos te explicar qual o melhor momento para tomar o colágeno para recuperação e ganho de massa muscular para os praticantes de exercício. 

Suplementação de colágeno para os músculos

O tipo de colágeno mais presente nos nossos músculo é o colágeno tipo 1 e hoje no mercado existe uma matéria-prima patenteada do colágeno com ação específica para os músculos, chamada Body Balance. 

Um estudo científico, realizado com 53 idosos com sarcopenia, avaliou se a suplementação de colágeno Body Balance auxiliaria no ganho de massa muscular.

Nesse estudo, todos os participantes passaram por um protocolo de exercícios 3 vezes na semana durante 12 semanas (3 meses). Dessa forma, antes e após esse período de 3 meses, foram avaliados a gordura corporal, a massa magra e a massa óssea.

Como resultado, além do efeito positivo do exercício, o grupo que consumiu o suplemento Body Balance apresentou resultados positivos mais significativos.

Além disso, o grupo que tomou colágeno teve melhor composição corporal quando comparo com o grupo que não tomou.

Colágeno e hipertrofia

De fato, o colágeno é equivalente a 25 a 30 % do total de proteína no organismo.

Porém, para a hipertrofia, o colágeno é considerado uma proteína de baixo valor biológico. E isso acontece devido a sua baixa composição de aminoácidos essenciais, principalmente o aminoácido lisina.

Mas, um ponto positivo do colágeno para a hipertrofia é a sua relação com o mecanismo biológico para produção de creatina no organismo, devido a alta concentração de arginina e glicina.

Pois um aumento de creatina no organismo associado a exercícios de força, resulta em maior força e ganho de massa muscular.

Colágeno deve ser tomado antes ou depois do treino?

Tanto para a suplementação de colágeno quanto para a suplementação de outras proteínas, alguns profissionais recomendam a suplementação na refeição após a prática de exercícios. 

Estudos científicos que investigaram o efeito da suplementação de proteínas após o exercício concluíram que suplementar proteínas auxilia no ganho de massa muscular, principalmente em exercícios de força, como a musculação.

Porém essa recomendação só é válida para quem realiza uma alimentação equilibrada sem longos períodos de jejum. 

Em outras palavras, o melhor momento para fazer a suplementação dependerá da sua rotina alimentar, de quantas refeições vocês faz durante o dia e em qual momento do dia você pratica os exercícios.

Além disso, fica aqui uma dica extra: a alimentação saudável deve considerar uma distribuição adequada das proteínas nas refeições diárias. Portanto é importante você procurar um nutricionista para ter sucesso com essa meta.

Recomendação de colágeno para ganho de massa muscular

Considerando as pesquisas com a suplementação de colágeno Body Balance para o ganho de massa muscular, a recomendação atual é de 15 gramas de Body Balance, por no mínimo 3 meses. 

Contudo, é importante ressaltar que o colágeno sozinho não garante esse ganho de massa muscular.

Ou seja, a suplementação deve estar acompanhada de uma alimentação saudável e associada com a prática regular de exercícios de força, como a musculação. 

 

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Referências:

ZDZIEBLIK, Denise et al. Collagen peptide supplementation in combination with resistance training improves body composition and increases muscle strength in elderly sarcopenic men: a randomised controlled trial. British Journal of Nutrition, v. 114, n. 8, p. 1237-1245, 2015.

VHITA. Colágeno | Tudo o que você precisa saber. São Paulo, 20 de junho de 2018.

VHITA. Qual o melhor tipo de Colágeno: diferenças e para que servem. São Paulo, 26 de novembro de 2020.

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

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