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Colágeno antes ou depois do treino?

colágeno antes ou depois do treino

Colágeno antes ou depois do treino?

Você está em dúvida se deve consumir colágeno antes ou depois do treino? Ou ainda se pode consumir o colágeno para esse fim?

De fato, assim como os demais suplementos de proteína, o colágeno auxilia o processo de recuperação e ganho de massa muscular.

Então, agora vamos te explicar qual o melhor momento para tomar o colágeno para recuperação e ganho de massa muscular para os praticantes de exercício. 

Suplementação de colágeno para os músculos

O tipo de colágeno mais presente nos nossos músculo é o colágeno tipo 1 e hoje no mercado existe uma matéria-prima patenteada do colágeno com ação específica para os músculos, chamada Body Balance. 

Um estudo científico, realizado com 53 idosos com sarcopenia, avaliou se a suplementação de colágeno Body Balance auxiliaria no ganho de massa muscular.

Nesse estudo, todos os participantes passaram por um protocolo de exercícios 3 vezes na semana durante 12 semanas (3 meses). Dessa forma, antes e após esse período de 3 meses, foram avaliados a gordura corporal, a massa magra e a massa óssea.

Como resultado, além do efeito positivo do exercício, o grupo que consumiu o suplemento Body Balance apresentou resultados positivos mais significativos.

Além disso, o grupo que tomou colágeno teve melhor composição corporal quando comparo com o grupo que não tomou.

Colágeno e hipertrofia

De fato, o colágeno é equivalente a 25 a 30 % do total de proteína no organismo.

Porém, para a hipertrofia, o colágeno é considerado uma proteína de baixo valor biológico. E isso acontece devido a sua baixa composição de aminoácidos essenciais, principalmente o aminoácido lisina.

Mas, um ponto positivo do colágeno para a hipertrofia é a sua relação com o mecanismo biológico para produção de creatina no organismo, devido a alta concentração de arginina e glicina.

Pois um aumento de creatina no organismo associado a exercícios de força, resulta em maior força e ganho de massa muscular.

Colágeno deve ser tomado antes ou depois do treino?

Tanto para a suplementação de colágeno quanto para a suplementação de outras proteínas, alguns profissionais recomendam a suplementação na refeição após a prática de exercícios. 

Estudos científicos que investigaram o efeito da suplementação de proteínas após o exercício concluíram que suplementar proteínas auxilia no ganho de massa muscular, principalmente em exercícios de força, como a musculação.

Porém essa recomendação só é válida para quem realiza uma alimentação equilibrada sem longos períodos de jejum. 

Em outras palavras, o melhor momento para fazer a suplementação dependerá da sua rotina alimentar, de quantas refeições vocês faz durante o dia e em qual momento do dia você pratica os exercícios.

Além disso, fica aqui uma dica extra: a alimentação saudável deve considerar uma distribuição adequada das proteínas nas refeições diárias. Portanto é importante você procurar um nutricionista para ter sucesso com essa meta.

Recomendação de colágeno para ganho de massa muscular

Considerando as pesquisas com a suplementação de colágeno Body Balance para o ganho de massa muscular, a recomendação atual é de 15 gramas de Body Balance, por no mínimo 3 meses. 

Contudo, é importante ressaltar que o colágeno sozinho não garante esse ganho de massa muscular.

Ou seja, a suplementação deve estar acompanhada de uma alimentação saudável e associada com a prática regular de exercícios de força, como a musculação. 

 

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Referências:

ZDZIEBLIK, Denise et al. Collagen peptide supplementation in combination with resistance training improves body composition and increases muscle strength in elderly sarcopenic men: a randomised controlled trial. British Journal of Nutrition, v. 114, n. 8, p. 1237-1245, 2015.

VHITA. Colágeno | Tudo o que você precisa saber. São Paulo, 20 de junho de 2018.

VHITA. Qual o melhor tipo de Colágeno: diferenças e para que servem. São Paulo, 26 de novembro de 2020.

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