O colágeno e hipertrofia são intimamente relacionados, assim como os demais suplementos de proteína, o colágeno auxilia o processo de recuperação e ganho de massa muscular. Agora vamos te explicar qual o melhor momento para tomar o colágeno para recuperação e ganho de massa muscular para os praticantes de exercício. 

Suplementação de colágeno para os músculos

Existem 3 tipos de suplementos de colágeno, o tipo I, II e o colágeno com ação específica para os músculos, Body Balance®.

Um estudo randomizado realizado com 53 idosos, todos com sarcopenia, ou seja, eles tinham menos massa muscular que a ideal, os separaram em 2 grupos. Um grupo que tomava o suplemento de colágeno Body Balance® e outro sem tomar a suplementação.

Tanto um grupo quanto o outro foram submetidos a 12 semanas de treinamento, por 3 vezes na semana. Três variáveis foram analisadas e medidas antes e após as 12 semanas: massa gorda, massa óssea e massa magra.

Como já esperado pela pratica do exercício de força, todos os participantes aumentaram a massa muscular e a massa óssea, além de reduzir massa gorda. Porém, o grupo que consumiu o suplemento de peptídeos de colágeno apresentou resultados positivos mais significativos. Além disso, a composição corporal foi significativamente melhor no grupo de tratamento quando comparado ao grupo controle.

Colágeno e hipertrofia

O colágeno é equivalente a 25 a 30% do total de proteína no organismo. Porém, para a hipertrofia, o colágeno é considerado uma proteína de baixo valor biológico. E isso acontece devido sua baixa composição de aminoácidos essenciais, principalmente o aminoácido lisina.

Mas, um ponto positivo do colágeno para a hipertrofia é a sua relação com o mecanismo biológico para produção de creatina no organismo, devido a alta concentração de arginina e glicina. E um aumento de creatina no organismo associado a exercícios de força significa: maior capacidade de força e massa muscular a longo prazo.

Colágeno deve ser tomado antes ou depois do treino

Tanto para a suplementação de colágeno quanto a suplementação de outras proteínas o recomendado é a suplementação após a pratica de exercícios. Estudos científicos que investigaram o efeito da suplementação de proteínas concluíram que suplementar proteínas auxilia o ganho de massa muscular principalmente em exercícios de força, como a musculação.

E o tempo da prática de exercício deve maior que 1h em média para ser necessária à sua suplementação, enquanto exercícios até 40min não é necessário nenhum tipo de adequação nutricional.

Recomendação de colágeno para ganho de massa muscular

Baseado na literatura científica envolvendo a suplementação de colágeno para o ganho de massa muscular, a recomendação atual é:

  • Dose: 15g de Body Balance
  • Momento ideal para hipertrofia: Até 1h após o treino
  • Tempo de suplementação para resultados: No mínimo por 3 meses diariamente

Quer saber mais?

Que tal um desconto especial para experimentar um suplemento de colágeno de altíssima qualidade específico para os músculos?

 

Referências:

ZDZIEBLIK, Denise et al. Collagen peptide supplementation in combination with resistance training improves body composition and increases muscle strength in elderly sarcopenic men: a randomised controlled trial. British Journal of Nutrition, v. 114, n. 8, p. 1237-1245, 2015.

GUALANO, Bruno et al. Efeitos da suplementação de creatina sobre força e hipertrofia muscular: atualizações. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v. 16, n. 3, p. 219-223, 2010.