Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Colágeno engorda ou emagrece? Saiba mais sobre o nutriente

Colágeno engorda ou emagrece? Saiba mais sobre o nutriente

alimentos-que-aumentam-a-saciedade
3 minutos de leitura

O colágeno é uma das principais proteínas que fornecem estrutura ao corpo, presente em todos tecidos e órgãos. Por se tratar de uma proteína, se você consumir as quantidades sugeridas pelos nutricionistas, o colágeno vai atuar na reconstrução de tecidos.

Ou seja, a sua função não é estocar gordura. Nosso corpo só usa o colágeno para isso quando há um consumo muito excessivo!

Portanto, podemos dizer que o colágeno não engorda. No entanto, é importante entender a composição do produto escolhido para suplementação e não exagerar na porção indicada para não consumir mais calorias do que precisa.

Colágeno emagrece?

Apesar de ser um nutriente com muitos benefícios, o colágeno não auxilia no emagrecimento de forma direta.

O motivo é simples: o colágeno não emagrece porque ele não é um nutriente com propriedade termogênica para acelerar o gasto de energia em nosso organismo.

Apesar disso, ele pode auxiliar no processo de perda de peso por conferir saciedade e por complementar a quantidade de proteínas nas refeições menores como café da manhã e lanche da tarde.

Como consumir colágeno?

De fato, podemos consumir o colágeno natural por meio de alimentos fontes como os ovos, as ostras, as carnes magras, o frango e ainda os peixes.

Contudo, não há estudos comprovando a eficácia do consumo de colágeno por meio da alimentação. Dessa forma, a ingestão por meio da suplementação é uma alternativa.

Atualmente encontramos suplementos de colágeno em diversos formatos, por exemplo, em pó, em cápsula, em gomas, etc.

Mas atenção, o mais importante é estar atento às quantidades sugeridas pelos especialistas, pois para cada necessidade há uma dosagem específica.

Para informações mais precisas sobre como tomar colágeno você deve buscar o nutricionista de sua confiança, ou utilizar a dose recomendada no rótulo do produto.

Quando é preciso suplementar?

A produção de colágeno pelo nosso corpo declina a partir dos 25 anos. Ou seja, é a partir daí que a suplementação começa a ser indicada.

Além disso, pessoas que não conseguem manter uma alimentação que supra as necessidades do nutriente, também devem cogitar a suplementação.

Também é indicado o suplemento nas seguintes situações:

  • Praticantes de esportes e de atividades físicas intensas, pois a alta intensidade do exercício sobrecarrega as articulações;
  • Pessoas que se queixam de dores nas articulações ou sofrem com problemas como a artrose, a artrite, a osteoartrite e com os desgastes da cartilagem;
  • Pessoas que se queixam de fraqueza ou queda nos cabelos e unhas;
  • Pacientes em processo de recuperação de quedas, lesões musculares, fraturas e cirurgias;
  • Pessoas que desejam evitar o envelhecimento precoce e manter a beleza da pele;
  • Pessoas em idade avançada ou estágios de vida em que a capacidade de absorção proteica, produção hormonal e metabolismo estão debilitados.

Quer saber mais?

Referências:

VHITA. Qual o melhor tipo de Colágeno: diferenças e para que servem. São Paulo, 26 de novembro de 2020.

VHITA. Qual é o melhor colágeno hidrolisado para a pele, unhas e cabelos?. São Paulo, 5 de novembro de 2020.

3.6/5 - (16 voto(s))
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze + 11 =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.