O que é colágeno?

Colágeno é uma proteína que compõe 30% das fibras do nosso corpo, ele é a matéria-prima para a confecção do tecido dérmico e é considerado essencial para a construção e sustentação da pele. Existem muitos tipos de colágeno, cada um responsável e direcionado à uma parte do corpo humano, por exemplo, o colágeno tipo 1 é endereçado para a pele e naturalmente, durante o processo de envelhecimento, o organismo reduz a sua produção. Este fator interno associado com externos, como a exposição excessiva aos raios solares e o tabagismo, resultam na aparência envelhecida da pele.

O que é colágeno hidrolisado?

Colágeno hidrolisado é o produto feito a partir de um processo em que o colágeno é quebrado em pedaços para facilitar a absorção pelo metabolismo. Esse procedimento fragmenta a proteína por um método conhecido como hidrólise térmica, no qual ela é exposta à altas temperaturas e sua estrutura é quebrada em pedaços menores, denominados peptídeos. Em contrapartida, esse método não faz com que o colágeno tenha uma especificidade, como há nos peptídeos bioativos de colágeno, o que o assemelha ao colágeno natural, ingerido através dos alimentos. O ponto é que as enzimas do nosso corpo direcionam o nutriente para a região com maior necessidade, que não necessariamente é o lugar que você quer beneficiar. A diferença é que a absorção pelo nosso metabolismo é mais rápida com estruturas menores.

Colágeno qual o melhor

Para que serve o colágeno hidrolisado

O colágeno hidrolisado é uma facilidade e uma solução para quem não consegue ingerir a quantidade ideal da proteína através da alimentação. Ele também serve para suplementar a queda da produção do nutriente pelo corpo por conta do envelhecimento e promove diversos benefícios para o corpo, principalmente para a pele, articulações e cartilagens.

Por conta dos benefícios, o nutriente é muito procurado por praticantes de esportes e de atividades físicas intensas, pessoas que se queixam de dores nas articulações ou sofrem de problemas como artrose, que se queixam de fraqueza ou queda nos cabelos e unhas ou querem melhorar a aparência, e por pacientes em processo de recuperação de quedas, lesões musculares, fraturas e cirurgias.

É válido lembrar que esse tipo de colágeno possui uma melhor absorção pelo corpo, porém, como dito acima, ele não possui uma especifidade, ou seja, não é direcionado para nenhuma parte específica do corpo, dirigindo-se para o local com maior necessidade. 

Diferença entre colágeno hidrolisado e peptídeos bioativos

A diferença entre eles é que, depois do processo de hidrólise térmica que citamos acima, o colágeno hidrolisado passa por outro procedimento até ser denominado peptídeo bioativo. Esse segundo processo é conhecido como hidrólise enzimática e os transforma em peptídeos que conseguem direcionar a produção de colágeno específico para a determinada região do corpo, sendo assim, também são conhecidos como colágeno hidrolisado específico.

Clique aqui para conhecer um colágeno de altíssima qualidade e aproveite os melhores benefícios que ele pode entregar para a sua pele! 

Conheça o melhor colágeno para a sua pele