Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » O que é colágeno hidrolisado e para que serve

O que é colágeno hidrolisado e para que serve

colágeno hidrolisado
7 minutos de leitura

O colágeno é uma proteína que compõe 30% das fibras do nosso corpo. Ele é a matéria-prima para a confecção da sustentação de diversos tecidos importantes como pele, cartilagens, articulações, músculos, entre outros.

Existem muitos tipos de colágeno, cada um responsável e direcionado a uma parte do corpo humano. Por exemplo, o colágeno tipo 1 é encontrado na pele, o tipo 2 nas articulações e cartilagens.

Quando falamos sobre o colágeno hidrolisado, estamos falando sobre um produto comumente presente nos suplementos que visam a reposição de colágeno em nosso corpo.

Entenda abaixo o que é o colágeno hidrolisado, para que serve e se realmente exerce a sua função.

O que é colágeno hidrolisado?

Colágeno hidrolisado é o produto feito a partir de um processo de hidrólise térmica da proteína de colágeno. Hidrólise significa quebra, ou seja, nesse processo o colágeno é quebrado em pedaços menores.

O intuito desse processo é facilitar a absorção do colágeno pelo nosso organismo. Quando consumimos uma proteína, ela passa pela digestão em diversas etapas, para que ocorra a quebra até aminoácidos, formato no qual é absorvido.

Apesar de facilitar a absorção, esse método não faz com que o colágeno tenha uma especificidade. Nosso corpo direciona o nutriente para a região com maior necessidade, que não é necessariamente o lugar que você deseja os benefícios com a suplementação de colágeno.

Para que o suplemento de colágeno consiga atuar em locais específicos, é necessário que ele esteja na forma de peptídeos bioativos de colágeno

Qual é a diferença entre colágeno hidrolisado e não hidrolisado?

A principal diferença entre colágeno hidrolisado e não hidrolisado é sua estrutura. O colágeno não hidrolisado representa a proteína em sua forma integral, enquanto o hidrolisado passou por um processo de quebra que facilita sua digestão e absorção.

Para que serve o colágeno hidrolisado?

O colágeno hidrolisado pode ser utilizado é uma solução para quem não consegue ingerir a quantidade ideal da proteína através da alimentação ou que precisa consumir proteínas de absorção mais rápida.

Ele também serve para a reposição de colágeno em nosso corpo. A partir dos 25 anos, começamos a reduzir a produção do nutriente pelo organismo por conta do envelhecimento.

Essa redução é agravada após os 30 anos e pode ser mais rápida nos casos de consumo de álcool e cigarro, hábitos alimentares ruins e exposição excessiva ao sol e poluição.

É válido lembrar que esse tipo de colágeno possui uma melhor absorção pelo corpo, porém, como dito acima, ele não possui uma especifidade, ou seja, não é direcionado para nenhuma parte específica do corpo, dirigindo-se para o local com maior necessidade. 

Colágeno hidrolisado funciona?

O colágeno utilizado para a produção de suplementos geralmente leva o nome de colágeno hidrolisado e se divide em duas categorias: colágeno hidrolisado ou peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado.

O colágeno hidrolisado funciona, mas é necessário escolher o tipo de suplemento certo para cada objetivo. A depender da matéria-prima do produto, varia os seus efeitos e se são específicos para alguma região do corpo ou não.

Por exemplo, se você deseja obter benefícios estéticos para pele, unhas e cabelos, é necessário consumir peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado tipo 1, comercialmente conhecido como colágeno verisol.

Caso a intenção sela apenas um complemento rico em proteínas para alimentação, pode ser utilizado o colágeno hidrolisado comum.

Diferença entre colágeno hidrolisado e peptídeos bioativos

Os peptídeos bioativos são formados a partir do colágeno hidrolisado. Após o processo de hidrólise térmica citado acima, o colágeno hidrolisado para por uma segunda quebra, formando assim os peptídeos bioativos.

Esse segundo processo é conhecido como hidrólise enzimática. Quando consumimos um colágeno na forma de peptídeos bioativos, ele não passa pelo processo de digestão e é absorvido sem alterações em sua estrutura.

Esse fator é o que permite a sua especificidade. Ao manter a sua estrutura original, ele consegue atuar em tecidos específicos, como a pele ou articulações. Por isso, além do nome de peptídeos bioativos também são conhecidos como colágeno hidrolisado específico.

Assim é possível escolher qual o melhor colágeno para o resultado que cada indivíduo busca com a suplementação.

Quais os benefícios do colágeno?

O principal benefício do colágeno hidrolisado é contribuir com a ingestão proteica diária. Devido ao processo de hidrólise, a sua digestão e absorção é facilitada pelo organismo.

Algumas pessoas que sentem desconfortos ao ingerir suplementos proteicos, podem optar pelo suplemento de colágeno.

Porém, caso esteja na forma de peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado, o suplemento consegue atuar de forma específica em alguns tecidos do corpo, trazendo mais benefícios, como:

  • Previne e trata rugas e linhas de expressão, causada pelo envelhecimento da pele;
  • Melhora a elasticidade da pele e pode suavizar o grau da celulite;
  • Estimula o crescimento do cabelo e diminui a queda;
  • Reduz as fragilidade e rachaduras nas unhas;
  • Flacidez após emagrecimento, gravidez ou cirurgias;
  • Contribui com o ganho de massa muscular;
  • Atua na prevenção e tratamento de dores nas articulações;
  • Melhora a mobilidade e a resistência das articulações a atividade física;
  • Auxilia na cicatrização de cirurgias e machucados. 
colágeno em pó e colágeno em cápsulas

Como tomar colágeno hidrolisado?

O colágeno hidrolisado pode ser consumido na versão em pó ou comprimidos. O ideal é fazer sua ingestão longe das refeições principais, como almoço e jantar, que já são ricas em proteínas e podem limitar a absorção de colágeno.

Inclua o colágeno junto a lanches intermediários, como lanche da manhã ou da tarde. Isso também auxilia no aumento do aporte proteico nessas refeições.

No caso dos peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado, que tem uma função específica no corpo, também existem doses diárias recomendadas para obter seus benefícios.

Quando tomar suplemento de colágeno?

É recomendado iniciar a suplementação de colágeno a partir dos 30 anos. Nesse momento começa uma diminuição acentuada da produção da proteína pelo corpo humano e os sinais da sua falta são mais perceptíveis.

Porém, utilizar o suplemento de forma preventiva, após os 25 anos, auxilia na redução de possíveis problemas relacionados à falta de colágeno.

Quer saber mais?

Referências:

PROKSCH, E. et al. Oral intake of specific bioactive collagen peptides reduces skin wrinkles and increases dermal matrix synthesis. Skin pharmacology and physiology, v. 27, n. 3, p. 113-119, 2014.

HEXSEL, Doris et al. Oral supplementation with specific bioactive collagen peptides improves nail growth and reduces symptoms of brittle nails. Journal of cosmetic dermatology, v. 16, n. 4, p. 520-526, 2017.

4.7/5 - (3 voto(s))
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

2 comentários em “O que é colágeno hidrolisado e para que serve”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 1 =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.