Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Pode tomar colágeno antes de dormir? Qual o melhor horário?

Pode tomar colágeno antes de dormir? Qual o melhor horário?

tomar colágeno hidrolisado antes de dormir
4 minutos de leitura

O colágeno é uma proteína encontrada principalmente nos tendões, ossos, veias, cartilagens, dentes, pele, músculos e camada córnea dos olhos. Ele é produzido pelo organismo e também pode ser obtido por meio da alimentação.

Sua suplementação é cada vez mais comum e indicada por profissionais de saúde, mas existe um melhor horário para tomar colágeno?

Colágeno antes de dormir

Até o momento, não há estudos mostrando a influência ou contraindicação do consumo do suplemento de colágeno antes de dormir.

A eficácia da proteína continua sendo a mesma independente do horário de consumo, que pode variar de acordo com a sua rotina e preferência.

Independente do horário, o mais importante é ter o hábito do consumo diário, principalmente se você procura por benefícios específicos como a melhora da beleza e saúde da pele.

A busca pela suplementação de colágeno tem aumentado cada vez mais, pois alguns fatores do dia a dia, como a exposição aos raios solares, o alto consumo de açúcares e gorduras, as bebidas alcoólicas e o cigarro, afetam radicalmente a sua fabricação pelo corpo.

Pela diversidade de funções que exerce em nosso corpo, existem diferentes tipos de colágeno. Na hora de escolher o seu suplemento, fique atento se corresponde ao melhor tipo de colágeno para o seu objetivo.

Além dos diferentes tipos, também é possível encontrar várias apresentações do suplemento de colágeno, como em cápsulas, gomas ou em pó. Cada um deles atende a uma necessidade e público diferentes, por isso, esteja atento ao que será melhor para suas necessidades.

Conheça os suplementos de colágeno da Vhita!

Colágeno de manhã

O colágeno em pó é uma ótima opção para quem tem dificuldade de ingerir comprimidos, e uma boa ideia é incluí-lo no café da manhã. Por ter sabor neutro, a proteína pode ser adicionada à receitas doces ou salgadas, desde ovos mexidos até salada de frutas.

Além disso, para quem não possui o hábito de fazer refeições consistentes de manhã, ou não tem tempo para isso, uma  alternativa é fazer shakes, smoothies e sucos com colágeno.

Colágeno com lanches

A mesma forma de consumo pode ser utilizada para suplementar o colágeno junto com lanches. Invista na praticidade!

Leve lanches em que você possa adicionar o colágeno, como iogurte com frutas, sucos e patês no sanduíche natural, por exemplo. Simples, rápido e o colágeno não vai alterar os sabores!

Colágeno com grandes refeições

Tomar colágeno antes ou depois das refeições como almoço/jantar ou qualquer outra grande refeição não é o mais indicado por nutricionistas e estudiosos da área.

Isso porque a grande quantidade de nutrientes ingeridos através dos alimentos podem competir com o colágeno quando forem digeridos pelo organismo. Portanto, se você não quiser desperdiçar nutrientes e dinheiro, evite tomar colágeno neste período.

Ou seja, o melhor horário do dia para tomar colágeno é uma escolha individual. A única recomendação é evitar fazer o consumo próximo a grandes refeições.

Quer saber mais?

Referências:

VHITA. Colágeno | Tudo o que você precisa saber. São Paulo, 20 de junho de 2018.

VHITA. Qual o melhor tipo de Colágeno: diferenças e para que servem. São Paulo, 26 de novembro de 2020.

3.8/5 - (19 voto(s))
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

109 comentários em “Pode tomar colágeno antes de dormir? Qual o melhor horário?”

  1. Uma pessoa com ácido úrico com nível 9 (acima do normal que é 7 para os homens) , pode fazer uso do colágeno pra reposição da cartilagem sem restrições? Teria algum problema com as proteínas?

    1. Nilce, tudo bem com você?

      Nesse caso o ideal é consultar um médico para que eu possa avaliar se o consumo do colágeno considerando o ácido úrico 9, pode acarretar algum problema no seu organismo 🙂

    1. Como vai Ivone.

      Primeiramente o ideal é você saber se está tomando a quantidade correta. Colágenos a base de Verisol a indicação é de 2,5g, o que você só conseguiria em pelo menos 3 comprimidos ou cápsulas, e outros colágenos a indicação é de aproximadamente 10g, o que precisaria de pelo menos 10 cápsulas ao dia. Avalie se a quantidade está correta, tudo bem?

      Com relação ao horário é de sua preferência, desde que mantenha a rotina e evite consumir próximo a grandes refeições! 😉

    1. Oi Maura, tudo bem?
      Pode sim.
      Com exceção do bodybalance, os estudos mostram os benefícios da suplementação de colágeno para a pele e para as articulações, sem a necessidade da prática de exercícios físicos.
      Abraços.

    1. Oi Flávia, tudo bem?
      Pode sim, sem problema algum.
      O verisol pode ser tomado com água ou com qualquer outra bebida de sua preferência, seja quente ou geleda.
      Abraços!

  2. Oi! Comprei os três produtos – BODY VHITA, COLLAGEN VHITA e AGULPLUS. Eu preciso usar o específico para unhas, cabelos… E o específico para articulações. O terceiro será usado por meu marido (muscular?). Qual a função de cada um?! Estou atrapalhada! ? Desde já agradeço! ?

    1. Oi Mônica, tudo bem?
      Fez um excelente investimento na sua saúde. Parabéns!

      O Collagen Vhita é o colágeno específico para a pele, unhas e cabelos. É feito 100% com verisol e a dose diária de consumo é de 3g. Pode ser tomado com água ou com qualquer outra bebida de sua preferência. Os resultados consistem na redução de linhas de expressão, melhora da firmeza e elasticidade da pele, fortalecimento das unhas e cabelos e redução da celulite. Podem ser notados a partir de 8 semanas de consumo diário.
      Se quiser, veja mais sobre ele aqui: https://conteudo.vhita.com.br/collagen-vhita

      O AgilPlus é o colágeno específico para as articulações e cartilagens, feito com colágeno hidrolisado peptan e proteína não desnaturada de colágeno tipo 2 B2coll, é o melhor colágeno para prevenir e tratar o desgaste e a dor osteoarticular. Pode ser tomado com água ou qualquer outra bebida de sua preferência. Os resultados podem ser notados a partir de 1 mês de consumo diário na redução das dores e até 3 meses para reconstituição parcial da cartilagens.
      Se quiser, veja mais sobre ele aqui: https://conteudo.vhita.com.br/agilplusvhita

      O Body Vhita é o colágeno específico para a fibra muscular. Feito 100% com bodybalance, deve ser tomado na porção de 15g ao dia com água ou qualquer outra bebida de sua preferência. Em associação com uma rotina regular de exercícios físicos, o body pode promover melhora da composição corporal (redução de gordura e aumento de massa magra) e aumento da força e resistência muscular após 12 semanas (3 meses) de consumo diário.
      Se quiser, veja mais sobre ele aqui: https://conteudo.vhita.com.br/body-vhita

      Sigo à disposição se puder ajudar com mais alguma informação.
      Abraços.

  3. Pingback: Curiosidade: Qual é o Melhor Horário para Tomar Colágeno – Instituto Progredir

  4. Pingback: Porque eu decidi começar a usar suplemento de Colágeno – Clara MM

      1. Boa tarde Alexandra!
        Como vai?
        Consultamos nossa nutricionista sobre essa questão e ela informou que por não se tratar de carboidratos e sim uma quantidade mínima de proteínas, não é problema algum consumir o colágeno no seu jejum.
        Qualquer oura dúvida,
        Estamos a disposição!

      1. Bom dia Vivi!
        Como vai?
        Na verdade, o colágeno irá atuar na melhora da irregularidade da pele, diminuindo as ondulações comuns da celulite. Porém ele não atua na perda de gordura do organismo.
        O mecanismo fisiológico da perda da gordura envolve a quebra das moléculas de gordura em partículas menores, relacionadas com a respiração. Portanto, a principal forma de eliminação de gordura corporal é através da respiração, através da eliminação em dióxido de carbono.
        Caso tenha mais alguma dúvida,
        Estamos a disposição!

      1. Eu quero me habituar a tomar colágeno, mas tenho uma rotina muito corrida. Vocês tem alguma dica sobre mudanças de hábitos, ou algum texto sobre isso pra me recomendar?

        1. Oi Gabi.
          O que vc faz primeiro na cozinha? Se e beber água, deixe o colágeno do lado dos copos, ou fazer café, deixe do lado do café, etc.

          1. Recomendamos que se crie o hábito, então como a Andrea comentou, se tomar água deixe próximo a água, sempre em lugares próximos e que você vá lembrar.

                1. Deuzeni,

                  Independente do horário, o mais importante é ter o hábito do consumo diário, principalmente se você procura por benefícios específicos como a melhora da beleza e saúde da pele.
                  A eficácia da proteína continua sendo a mesma independente do horário de consumo, que pode variar de acordo com a sua rotina e preferência 🙂

                  O ideal, na realidade, é buscar também orientação médica em caso de qualquer sintoma adverso!

              1. boa noite, eu comprei o colageno com vitamina C e magnésio. Sua vida é corrida? NÃO DA TEMPO DE VC PEGAR 1 YOGURT DESNATADO MAIS 1YAKUT E 2,5g (1 COLHER DE CHA DE PÓ DE COLAGENO?)

                  1. Oie Katia, tudo bem por ai?

                    Pode sim! Colágeno verisol é uma proteína 100% pura. O Collagen Vhita Verisol não possui contra indicação. Orientamos que respeite os valores da porção sugerida na tabela nutricional e lembre-se de que qualquer suplementação deve ser orientada por algum médico e/ou nutricionista.

              1. Pingback: Colágeno: Porque o Suplemento é Bom Pra Saúde – MKMania

                  1. Eu tomei três dias, por motivo de dores nos ossos tb tomei um voltaren 25 MG, estou com uma diarreia k nem posso 🙁

              Deixe um comentário

              O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

              treze − 4 =


              The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.