Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Como escolher a melhor marca de colágeno hidrolisado?

Como escolher a melhor marca de colágeno hidrolisado?

como escolher a melhor marca de colageno hidrolisado
6 minutos de leitura

O colágeno é uma proteína produzida naturalmente por nós, e é o principal nutriente responsável pela formação e sustentação dos tecidos. Conforme envelhecemos, o ritmo de produção de colágeno diminui. 

A longo prazo, essa diminuição na produção do colágeno se reflete na perda da firmeza dos tecidos, deixando a pele com uma aparência envelhecida, nas dores articulares e também na perda de massa magra.

Estudos mostram que a suplementação melhora a produção de colágeno pelas células do corpo em até 65%, atrasando o processo fisiológico do envelhecimento.

Não há contraindicação para o consumo dos suplementos de colágeno, portanto, é importante conhecer sobre o produto para exigir um suplemento de qualidade na hora de comprar.

1. Entenda a diferença de colágeno hidrolisado e peptídeo bioativos

Tipos de colágeno disponíveis em suplementos e região em que atuam.
  • Colágeno hidrolisado

O colágeno é extraído de fontes de origem animal. Após a extração, ele passa por um processo químico chamado de “hidrólise”. Ao final dessa etapa o colágeno já pode ser consumido, sendo um “colágeno hidrolisado”.

O colágeno hidrolisado é um suplemento fonte de proteína, mas não tem benefícios específicos para nenhum tecido do corpo. Este tipo de suplemento é muito indicado para quem adota dietas com o objetivo de ganhar massa muscular e perder gordura, já que esse tipo de colágeno aumenta a quantidade diária de proteínas.

  • Peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado

Para ser um colágeno com benefícios específicos é necessário que ele passe por mais um processo químico, uma quebra se tornando um “peptídeo”. Com essa estrutura, o suplemento é absorvido de forma direta quando consumido, conseguindo atuar em tecidos específicos.

Veja nosso post e entenda mais sobre os peptídeos de colágeno!

Por esse motivo também recebe o nome de bioativo, que significa que ele vai ter efeito sob o nosso corpo. 

2. Defina seu objetivo com a suplementação de colágeno

O ponto de partida para definir qual é o suplemento de colágeno ideal para você e suas necessidades é saber o motivo pelo qual você está buscando a suplementação. Existem diferentes suplementos de colágeno, mas se limitam a 3 principais benefícios esperados:

  • Colágeno específico para pele, cabelos e unhas

A suplementação com o colágeno tipo 1 normalmente é utilizada para fins estéticos. Ela beneficia a elasticidade da pele, diminui as rugas, celulites, melhora a aparência do cabelo e fortifica as unhas.

Esse tipo de colágeno foi patenteado por uma empresa que o chamou de Verisol. Portanto, se for buscar por um colágeno para a pele, procure por um colágeno Verisol.

  • Colágeno específico para os músculos

Outro suplemento feito à base de peptídeos bioativos do tipo 1, com a matéria prima também patenteada, recebe o nome de Bodybalance. Ele estimula o ganho de massa muscular e melhora da composição corporal quando associado a exercícios.

A suplementação com Bodybalance ajuda a tratar e prevenir a sarcopenia, processo natural de perda muscular, por isso, é indicado para induzir o ganho de massa magra. Principalmente em idosos ou indivíduos com baixa quantidade de proteína na dieta. Além disso, também pode ajudar no processo de recuperação e cicatrização de cirurgias.

  • Colágeno para as articulações 

A melhor composição para um suplemento de colágeno para as articulações é peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado tipo 1 com proteína não desnaturada de colágeno tipo 2.

Os peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado tipo 1 oferecem substratos para a reposição do colágeno naturalmente perdido. Enquanto a proteína não desnaturada de colágeno tipo 2 combate a inflamação prevenindo o desgaste das articulações e cartilagens.

Esse tipo de suplemento estimula a produção de colágeno para regiões que estão expostas a grandes pressões, como os olhos, as cartilagens, articulações e os discos intervertebrais.

Ele é recomendado para cuidar da saúde ou tratar lesões nas cartilagens e articulações, como artrite e artrose. Seu uso é indicado, principalmente, para atletas, praticantes de exercício físico, indivíduos com sobrepeso e obesidade ou com lesões articulares.

3. Ingredientes que potencializam a ação do colágeno

A formulação do suplemento de colágeno pode trazer outros ingredientes que potencializam a ação da proteína e contém benefícios próprios. De preferência, esses outros ingredientes devem ser naturais, como o próprio colágeno.

Como por exemplo, vitaminas e minerais. A vitamina C estimula a produção de colágeno pelo corpo, a vitamina A promove renovação celular da pele, o zinco é antioxidante, essas são algumas opções interessantes de serem adicionadas ao colágeno.

No caso de um colágeno específico para a pele, outro composto natural que pode ser adicionado é o ácido hialurônico. Além de fazer parte da estrutura da pele, o ácido hialurônico é o principal responsável pela hidratação do tecido.

Qual a melhor marca de colágeno hidrolisado? 

Existem muitos tipos de colágeno, com diferentes apresentações, benefícios e matéria-prima, no entanto, escolher a melhor marca irá depender primeiramente das suas necessidades.

Verisol: Colágeno com foco na saúde da pele, unhas e cabelos com resultado em 8 semanas. 

  • Dica de produto: o Collagen Face é composto por Verisol, peptídeos bioativos específicos para a pele. Sua formulação também apresenta ácido hialurônico e complexo de vitaminas antioxidantes.

BodyBalance: Colágeno focado no ganho de massa magra e prevenção e tratamento de sarcopenia.  

  • Dica de produto: Body é um suplemento de peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado para quem busca potencializar o ganho de massa muscular e deseja melhorar seu desempenho de força e resistência.

Colágeno tipo 2: Foco no tratamento e prevenção das articulações. 

  • Dica de produto: Collagen Move é um suplemento feito com peptídeos bioativos de colágeno e proteína não desnaturada de colágeno tipo 2, específico para a manutenção, prevenção e reposição da proteína das articulações, cartilagens e estrutura óssea. 

Quer saber mais?

3.7/5 - (22 voto(s))
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + seis =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.