Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » 4 dicas para escolher a melhor marca de Colágeno Tipo 2

4 dicas para escolher a melhor marca de Colágeno Tipo 2

Mulher adulta se alongando na praia
4 minutos de leitura

O colágeno tipo 2 é um suplemento que oferece diversos benefícios na prevenção e tratamento de doenças relacionadas às articulações e cartilagens. Porém, com tantas opções no mercado, como escolher a melhor marca?

Separamos 4 dicas para facilitar sua escolha da melhor marca de colágeno tipo 2, permitindo que inicie a suplementação em busca dos benefícios para a saúde e qualidade de vida.

1ª dica: Certifique-se que a marca oferece colágeno tipo 2

Existem diferentes tipos de colágeno em nosso corpo, cada um com uma função e atuando em um local específico. Por isso também existem suplementos com diferentes tipos de colágeno.

Portanto, o primeiro passo para escolher a melhor marca de colágeno tipo 2 é se certificar de que o produto realmente oferece essa matéria-prima. A informação deve estar descrita no rótulo.

Conheça o suplemento de colágeno da Vhita!

2ª dica: Entenda a diferença do colágeno hidrolisado, peptídeos bioativos e não desnaturado

O colágeno é uma proteína. Quando ingerimos qualquer tipo de proteína, ela passa pelo processo de digestão, sendo quebrada em pedaços menores como peptídeos e aminoácidos.

No entanto, essa quebra leva a perda de função do colágeno. No corpo ele será utilizado em qualquer processo necessário, ao invés de atuar em um tecido específico.

Portanto, a matéria prima do seu suplemento de escolha deve apresentar características que evitem essa perda de função, para que os benefícios do consumo de colágeno tipo 2 sejam obtidos.

  • Colágeno hidrolisado: O colágeno hidrolisado é uma modificação da proteína original para melhor absorção no organismo. Porém, não consegue promover benefícios específicos pois ainda sofre alterações durante a digestão.
  • Peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado: Proteína de colágeno em sua menor forma. Não sofre alterações pelo processo de digestão e consegue atuar em tecidos específicos.
  • Colágeno não desnaturado: Passa por processos químicos que permitem que mantenha sua estrutura e especificidade, sem sofrer alterações no processo de digestão. O fato dela não ser desnaturada aumenta a afinidade entre o suplemento e a cartilagem. 

Na hora de escolher a melhor marca de colágeno tipo 2, procure uma marca que ofereça o colágeno tipo 2 não desnaturado ou peptídeos bioativos de colágeno tipo 2.

3ª dica: Escolha o produto com a dose certa

Já sabemos da importância de escolher o tipo certo de colágeno e a matéria-prima mais adequada. Além disso, a quantidade de colágeno tipo 2 ofertada em cada porção diária também deve seguir uma dose ideal.

Para cada benefício desejado com a suplementação de colágeno, existem um tempo  e dose que devem ser seguidos para atingir esse objetivo. Essa informação é encontrada através de estudos científicos .

No caso do colágeno tipo 2, a dose diária para promover benefícios às cartilagens e articulações é de 40mg, com consumo durante 12 semanas. Portanto, certifique-se que o suplemento oferece no mínimo essa dose em cada porção.

4ª dica: Prefira produtos que também sejam fontes de proteína

As melhores marcas de colágeno tipo 2 também são boas fontes de proteína. Isso pode ser alcançado oferecendo uma mistura de colágenos no produto, como colágeno tipo 2 não desnaturado com peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado tipo 1.

Aumentar a quantidade de proteínas na dieta é extremamente vantajoso para quem busca a  melhora da saúde das articulações e cartilagens. Afinal as proteínas são a base para a construção dos músculos. 

Uma maior massa muscular pode incrementar os efeitos de melhora da movimentação e qualidade de vida que o uso de colágeno tipo 2  já proporciona.

Quer saber mais?

Referências:

EFSA PANEL ON DIETETIC PRODUCTS, NUTRITION AND ALLERGIES (NDA). Scientific Opinion on the substantiation of a health claim related to VeriSol® P and a change in skin elasticity leading to an improvement in skin function pursuant to Article 13 (5) of Regulation (EC) No 1924/2006. EFSA Journal, v. 11, n. 6, p. 3257, 2013.

ZDZIEBLIK, Denise et al. Improvement of activity-related knee joint discomfort following supplementation of specific collagen peptides. Applied Physiology, Nutrition, and Metabolism, v. 42, n. 6, p. 588-595, 2017.

LIAO, Chun-De et al. Effects of protein supplementation combined with resistance exercise on body composition and physical function in older adults: a systematic review and meta-analysis. The American journal of clinical nutrition, v. 106, n. 4, p. 1078-1091, 2017.

3.3/5 - (41 voto(s))
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

79 comentários em “4 dicas para escolher a melhor marca de Colágeno Tipo 2”

  1. Eu vi um médico açúcar que não adianta tomar colágeno sem as enzimas Proline e lisina, mais vitamina C. O seu cobre, o zinco. O seu colágeno tem isso?

    1. Olá Grace, como vai você?

      Isso depende do grau de desgaste da articulação. O colágeno tipo 2 da forma mais pura tem eficácia sim (apresenta estudos sobre os resultados) e não necessariamente precisa ser consumido com outro aminoácidos e vitaminas =)

  2. Oi boa tarde gostaria de tirar uma dúvida. uma amiga minha tem dezoito anos ela se acha muito baixinha. Gostaria de saber se ela tomando o colágeno tipo 2 junto com atividades física ela vai conseguir aumentar a altura dela em alguns centímetros ? Ou qual o maior colágeno indicado ?

  3. Ola!
    Minha mãe tem 78 anos, 2 hérnia de disco e desgaste na cervical, sente muitas dores nas costas e nas pernas. Ela não pode tomar remédios fortes pq tem gastrite. O colageno tipo 2 é o indicado? Eu li numa matéria que pra ficar o colágeno é necessário a presença de vitamina C, e que outros minerais junto potencializam a fórmula (magnesio, zinco)
    Isso é verdade?

    1. Olá Wanda, tudo bem?

      Sim, o mais indicado é o Colágeno tipo 2! Ele é específico para melhora das cartilagens, estrutura óssea e cartilagens. Entretanto, toda suplementação deve ser acompanhada por um médico.

      E quanto mais puro for a composição melhor! Sem adição de aditivos 🙂

  4. Bom dia.
    Fiquei com três duvidas após ler o texto acima:

    1-A Proteína não desnatura é igual a gelatina natural incolor?

    2-Toda gelatina natural incolor vendida em sachê em supermercado é do colegeno tipo 1 ou tipo 2?

    3-Na gelatina incolor , existe diferença da qualidade da proteína do colágeno, quando falamos em bloom ( propriedade fisica de geleificacao proprio das gelatinas incolores)?

    1. Saulo, tudo bem por aí?

      Vamos lá.

      A gelatina é a mesma questão do pé de galinha, não vai trazer os benefícios específicos para a pele, cartilagens e articulações. Apesar de até ter colágeno, diferente do pé de galinha que é um alimento natural, a gelatina merece atenção. Merece atenção pois é considerado um alimento industrializado, o qual costuma ser adicionado diversos aditivos químicos e açúcar. Então, se você gosta de consumir gelatina, independente dele trazer benefícios para a sua pele ou não, só faça uma boa escolha. Temos um post falando sobre esse assunto, veja:https://blog.vhita.com.br/pe-de-galinha-tem-colageno/

    1. Raquel, tudo bem por aí?

      Espondilose nada mais é do artrose! Para artrose você pode consumir colágeno tipo 2. ÁgilPlus é a combinação perfeita do colágeno tipo 2 ((B2Cool)) com peptídeos bioativos (colágeno hidrolisado – Peptan) específicos para as articulações e cartilagens. O efeito do ÁgilPlus já foi comprovado por vários estudos científicos e os resultados podem ser percebidos a partir de 12 semanas do consumo regular de 10 g diárias. Têm sabor neutro e é extremamente fácil diluir, portanto, pode ser misturado com sucos, iogurtes, leite ou água.

      Veja um post nosso sobre esse assunto: https://blog.vhita.com.br/melhor-colageno-para-articulacoes/

      Você pode mostrar a página do ÁgilPlus da Vhita para seu médico e pedir para ele avaliar a possibilidade do consumo desse colágeno. Tenho certeza que você vai gostar! Veja a página: https://www.vhita.com.br/products/collagen-move-colageno-tipo-2-e-tipo-1

    1. Olá Patrick, tudo bem?

      A proteína não desnaturada de colágeno tipo 2 tem como função fortalecer e proteger as articulações e cartilagens no corpo humano. Ela atua impedindo e tratando desgastes e lesões causadas nos tecidos articulares e cartilaginosos.

      O colágeno tipo 2 não desnaturado é boa uma alternativa para quem busca prevenir lesões ou sofre com problemas nas articulações, como artrose e sobrepeso, que pode sobrecarregar as regiões que sofrem com maior impacto.

  5. Boa tarde.

    Estou procurando por colágenos de peptídeos bioativos.
    Porém lendo sobre os assuntos, me surgiu uma dúvida, pois nos sites tenho lido também sobre colágeno verisol como citado neste mesmo site.

    O colágeno de peptídeos bioativos são os mesmos que o colágeno verisol?

    Grato.
    Reinaldo

    1. Oii Reinaldo, tudo bem?

      Ah vou te explicar direitinho.. O VERISOL é um nutriente natural com composição única de peptídeos bioativos de colágeno tipo 1, protegido por patente pela empresa alemã Gelita. É o colágeno mais avançado em termos de benefícios para a pele, tem a capacidade de direcionar a produção natural dos componentes da pele pelo próprio corpo. É o único que possui estudos que comprovam sua eficácia e os resultados podem ser observados a partir de 8 semanas de suplementação!

      Espero ter ajudado, se ficou mais alguma dúvida conte conosco!

  6. Olá, fiquei com uma dúvida: a matéria diz que para ter eficiência, deve-se consumir “40 mg de colágeno tipo 2 (independente da matéria prima) e um total de 10 g de proteínas por dose”… mas na embalagem do Agilplus consta 9g de proteína…não está aquém do mínimo necessário? Pq?

    1. Oie Glaucia, tudo bem?

      Não está 🙂 O ÁgilPlus tem como ingredientes: 10g de Peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado (Peptan) e 40 mg de proteína de Colágeno não desnaturado TIPO II (B2Cool).

      A recomendação de consumo são 10g do produto! Onde nessa dose consta a quantidade necessária para a obtenção dos resultados 🙂

      1. Eu preciso muito de um Para a pele da cara e para os tendões e músculos que fazer existe um para tudo ou compro dois e tomo os dois?

        1. Graça, tudo bem por aí?

          No caso, você precisa consumir dois tipos de colágeno diferentes: colágeno tipo 2 e o VERISOL. Para cabelos, unhas e pele recomendamos o uso o Collagen Vhita que é composto por 100% de VERISOL, que é um peptídeos bioativos de colágeno que traz mais resultados do mercado! Já para articulações e cartilagem, recomendamos o uso do ÁgilPlus, que é um produto feito com colágeno hidrolisado (Peptan) e proteína não desnaturada de colágeno tipo 2 (B2Cool). O efeito do ÁgilPlus já foi comprovado por vários estudos científicos e os resultados podem ser percebidos a partir de 12 semanas do consumo regular de 10 g diárias.
          Dá uma olhadinha nas páginas dos produtos:

          Collagen Vhiya: https://www.vhita.com.br/products/collagen-colageno-verisol-comprimido-po?variant=31872889716874
          ÁgilPlus Vhita: https://www.vhita.com.br/products/collagen-move-colageno-tipo-2-e-tipo-1

      1. Olá Wilma, tudo bem?

        Sim, pode consumi-los junto sim. Sem problemas. Não há restrição de consumo e pode usá-los da forma que encaixar melhor na sua rotina! 😉

      1. Cleusa, como vai?

        Neste caso o COllagen Vhita é a melhor opção, pois ele é específico para a pele.

        Aqui você tem um excelente conteúdo que mostra para que ele serve, e AQUI conta um pouquinho como ele atua!

        Espero ter lhe ajudado!

        Abraços

      1. Oi Andrea, tudo bem?
        O melhor colágeno para a flacidez é o verisol. Assim como para a celulite, você começará a notar os resultados a partir de 6 meses de consumo diário.
        Uma boa estratégia para potencializar o resultado é tomar o bodybalance junto com o verisol. Porque enquanto o verisol atua na promoção da elasticidade e firmeza da pele, o bodybalance atua no fortalecimento da fibra muscular, prevenindo a flacidez.
        Segue aqui um exemplo de um bom colágeno verisol: https://conteudo.vhita.com.br/collagen-vhita
        E um bom colágeno bodybalance: https://conteudo.vhita.com.br/body-vhita
        Sigo à disposição se puder ajudar com mais alguma informação.
        Abraços

        1. Oi Alexandra, tudo bem?

          O ideal seria uma consulta médica para entender o melhor tratamento para o seu caso.
          Porém, o colágeno tipo 2 pode ajudar e servir como um complemento do tratamento, pois ele age diretamente nas articulações e cartilagens, diminuindo dores causadas por doenças.

          Espero ter ajudado e fico à disposição! 😘

    1. Olá!

      Tenho artrose tíbio társica (tornozelos) e fascite plantar… nós dois pés

      Tenho tomado cálcio e omega 3, o que mais devo tomar? Não consigo fazer exercício, caminhada.., os pés doem demais e os tornozelos são inchados.

      Sugestões, por gentileza!

      Obrigada.

      1. Oi Fernanda, tudo bem?
        Sugiro que você também tome a vitamina D, mas, principalmente, o colágeno tipo 2. Porque é uma forma natural de melhorar ou amenizar a sua artrose e pode ajudar a conter a inflamação dos seus tornozelos além de fortalecer suas cartilagens e articulações para que você possa voltar a fazer exercícios sem dores.
        Mas saiba que resultado é lento. Há quem sinta diferença com 1 mês de consumo, porém os estudos indicam ser necessário pelo menos 3 meses de consumo diário de colágeno tipo 2.
        Conheça o ÁgilPlus, um colágeno tipo 2 com muita qualidade: https://conteudo.vhita.com.br/agilplusvhita
        Sigo à disposição de puder ajudar com mais alguma informação.

      1. Oi Celso, tudo bem?
        O colágeno tipo 2 têm afinidade pelo tecido das cartilagens e articulações de todo o corpo. Entre nosso vértebras existe esse tecido, portanto, o colágeno tipo 2 serve para qualquer parte da coluna.
        Sigo à disposição se puder ajudar com mais alguma informação.
        Abraços!

    2. Bom Dia ! Meu marido está com 58 anos de idade e está sofrendo com forte dores musculares e desgaste osseos na bacia além da artrites e artroses e está cansado de Tomar remédios caros e nada resolve o seu problema gostaria de saber qual é o melhor colágeno maís indicado no caso dele

      1. Bom dia Eliete!
        Como vai?
        No caso do seu marido, o colágeno mais indicado é realmente o colágeno tipo 2. Por ser esse o colágeno presente em maior quantidade na região articular e de cartilagens.
        Caso você queria saber mais sobre um suplemento de colágeno tipo 2 de qualidade, basta acessar esse link: https://conteudo.vhita.com.br/agilplusvhita
        Mas vale ressaltar que a melhora das dores começa a ter resultados com 3 meses de suplementação diária 🙂
        Qualquer dúvida,
        Estamos à disposição!

      2. Terminei de tomar o colágeno 2 ,quero comprar mais tô em dúvida pq a quantidade é mto pouca dar só pra 1 mês ,por que não faz com a
        quantidade maior ?
        Obrigada.

        1. Olá Célia, tudo bem?

          Este é um produto com alto valor mesmo, e para fazer com mais quantidade o produto ficaria mais caro também! :/

          Vamos estudar sua sugestão e entender como aplicar melhor esta solução.

    3. [email protected]. Tenho artrose em oda coluna e nos fêmur e preciso de colágeno tipo 2. Os ossos já afinaram e até já fraturei um fêmur, sendo que os discos da coluna estão todos finos. As cartilagens estão desidratadas. Procuro um colágeno para artrose degenerativa. É tanta propaganda de colagenoi que estou perdida. Quero um que me reconstrua as cartilagens e atuem nos ossos que estão finos devido a artrose.

      1. Bom dia Sonia!
        Como vai?
        O colágeno tipo 2 vai ajudar na saúde das suas articulações, mas para a osteoporose ele não irá trazer benefícios.
        Portanto se deseja um colágeno tipo 2 de qualidade para as suas articulações, nesse link você pode encontrar mais informações:
        https://conteudo.vhita.com.br/agilplusvhita
        Mas recomendamos fortemente a busca por um médico especialista em osteoporose para adequação do seu tratamento 🙂
        Qualquer outra dúvida Sonia,
        Seguimos à disposição 🙂

        1. Olá!

          Sou paciente hemofilico e sofro muito com as artroses em joelhos, tornozelos e cotovelos recorrentes das hemartroses que tive. Não consigo fazer quase nada e muito menos exercícios físicos por causa das dores!
          Posso usar que tipo de colágeno para melhorar minha qualidade de vida?

          1. Jair, tudo bem?

            Pode sim, o consumo do colágeno tipo 2 é o mais indicado para tratamento de dores articulares. Os estudos científicos mostram que em média os resultados podem ser percebidos a partir de 12 semanas do consumo regular de 10 g diárias de colágeno. Porém, os resultados podem variar de acordo com cada pessoa e para fazer efeito o consumo de colágeno deve ser associado com o tratamento que o seu médico indicar, que pode variar desde uma fisioterapia e remédios até uma cirurgia!

            Dá uma olhadinha na página do produto – https://www.vhita.com.br/products/collagen-move-colageno-tipo-2-e-tipo-1

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      3 × dois =


      The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.