Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Como armazenar ômega 3? Confira os cuidados que você precisa ter

Como armazenar ômega 3? Confira os cuidados que você precisa ter

Como armazenar ômega 3
3 minutos de leitura

O ômega 3, como qualquer outro tipo de molécula de gordura, tem uma estrutura química bastante sensível. Por isso, existem recomendações de como armazenar ômega 3 e garantir a manutenção de seus benefícios.

O ideal é armazenar o suplemento em embalagem opaca e ser armazenado em ambiente fresco e longe da exposição à luz. De preferência, o suplemento deve ser guardado na geladeira, garantindo assim a manutenção da qualidade do produto durante sua validade.

Como armazenar o ômega 3?

Os principais cuidados no armazenamento do ômega 3 é evitar o contato com o calor ou luz. Quando uma gordura é exposta a calor ou luz, pode ocorrer oxidação lipídica. Essa é uma forma de danificar a estrutura do ômega 3, que leva a perda de suas funções. 

Pode guardar o ômega 3 na geladeira?

O ideal é guardar o ômega 3 na geladeira em épocas de calor. Desconsiderando esse período, o suplemento pode ser guardado em um local sem umidade e protegido do calor.

Quanto tempo dura o ômega 3?

Armazenado de forma correta, o ômega 3 dura até o final da validade estipulada pelo fabricante. Além do armazenamento correto em casa, é importante verificar se o local que vende o produto também tem os mesmos cuidados.

Outro ponto importante é como escolher um ômega 3 de qualidade. Um produto com laudos técnicos fornecidos pelos fabricantes e selos de qualidade, como o IFOS, comprovam que o produto foi produzido de forma correta e não apresenta contaminantes que prejudiquem a validade.

Como saber se o ômega 3 oxidou?

É possível saber se o ômega 3 oxidou caso a cápsula esteja danificada com o líquido vazado. Outra forma de avaliar é caso o suplemento esteja com forte cheiro de peixe.

Para evitar que a oxidação ocorra é essencial escolher um ômega 3 que tenha vitamina E na sua composição, pois a vitamina é antioxidante e ajuda a proteger o nutriente. Além de armazenar o produto de forma correta e ter os cuidados necessários.

Como tomar ômega 3 corretamente?

Para tomar ômega 3 corretamente é recomendado consumir o suplemento junto com as principais refeições para melhorar a biodisponibilidade do nutriente e a absorção. O indicado é tomar de 1 a 2 comprimidos por dia para atingir as doses de EPA e DHA necessárias para o organismo.

Quer saber mais?

Referências

NÓBREGA, Rafael Lopes et al. O papel neuroprotetor do Ômega 3 na doença de AlzheimerRevista Eletrônica Acervo Saúde, v. 23, n. 5, p. e11891-e11891, 2023.

SILVEIRA, D. C. S. R.; MOREIRA, E. E. Efeitos da utilização do ômega-3 no processo de envelhecimento: Uma revisãoRevista Científica FacMais, v. 8, n. 1, p. 137-155, 2017.

CAMPOS, Luana Cristina Batista; RABELO, Daniel Mansur. ÔMEGA-3 E SEUS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDERevista Acadêmica Conecta FASF, v. 4, n. 1, 2019.

4/5 - (4 voto(s))
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

Marcações:

78 comentários em “Como armazenar ômega 3? Confira os cuidados que você precisa ter”

    1. Maria, tudo bem?

      Pode sim, mas apenas até a data de vencimento. Lembrando que no próprio rótulo tem informações de formas de armazenamento que ajuda na manutenção do produto!

    1. Olá Sueli! Tudo bem por ai?

      Se a cor da cápsula não ficou mais escura ou o produto não teve alteração de cheiro, pode consumir sem problema. Só não deixe de consumir depois de muito tempo o produto vencido, ok? =)

  1. Ola comprei um frasco de omega 3 no inicio do ano, tava tomando regularmente, mas por eu ter pegado covid parei de tomar no período, por esta tomando outras medicamentos, mas agora tava querendo voltar a usar e acabar com o frasco mas vi que esta escrito no frasco que é bom consumir em 60 dias depois de aberto, e as capsulas estavam grudadas umas nas outras, mas sacudir o frasco a maioria se soltou. Mas acabei perdendo a data que comecei a tomar, acha que tem algum problema eu continuar a usar si estiver passado os 60 dias depois de aberto? a data de validade vai até o ano 2022!!

  2. Olá, a uns 4 meses comprei dois potes de ômega 3 estão na validade mas ficou guardado em um quarto escuro em sacolas plásticas, eu nunca tomei mas resolvi inicar ontem e ja estou na segunda cápsula porém eles meio que grudam um no outro pouquinho mas grudam
    E o cheiro é um pouco estranho devo continuar ?

  3. Olá,
    Esqueci o pote de ômega 3 quase cheio no porta-luvas do carro, por uns 3 dias. Só que fez muito calor nesses dias e o carro fica ao sol.
    Tem problema em continuar tomando as cápsulas?

    Grato!

  4. Olá Bom dia, Eu gostaria de saber se posso guarda o ômega 3,6 é 9 na geladeira pois comprei três frasco é aqui onde moro e muito quente eu moro no alto com isso então minha casa esquenta muito é pega sol o dia todo gostaria muito da ajuda de vcs para perde minhas cápsulas, é gostaria tbm de tirar uma dúvida é que eu comprei mais não sei direito como dever ser tomado eu pesquisei na internet é vi que deve ser tomado três vezes ao dia e em outra diz tomar uma vez, aí estou na dúvida de como tomar, me ajudem por favor, Gratidão,Obrigada.

  5. Comprei um kit de Ômega 3 Low Reflux e acabei nem tomando. Venceu em Abril de 2020.
    Teria o que fazer com ele? Ou não serve para mais nada?
    Tenho 5 frascos de 60 cápsulas e metade de um que foi aberto

  6. Sou jacqueline,como vou saber se meu omega 3 ta vencido?uma vez que nao encontrei data de validade,se estiver vencido e eu tomar,quais sintomas vou sentir?obrigada

    1. Oie Jaqueline, tudo bem? Ômega 3 normalmente oxida perto de seu vencimento. O cheiro de peixe fica mais aparente, e as cápsulas acabam se rompendo. Porém, o melhor seria você não ingerir um produto o qual você não tem certeza se está vencido ou não =)

  7. Esqueci me ômega 3 dentro do carro, o sol estava bem quente, ele ficou umas três horas dentro do carro fechado, será que estragou?

    Desde já agradeço se me responderem.

    1. Azenildo, tudo bem por aí?

      Você sentiu alguma diferença no produto? Consistência? Cheiro? Se o pote do seu ômega 3 é opaco, a embalagem ajuda a proteger dessas situações, mas se for transparente pode ter alterado a qualidade do produto sim. Beijos

  8. Eu moro em um local muito quente, aqui passa dos 37°, gostaria de saber se devo guardar o ômega na geladeira.
    Gostaria de saber também se posso tomar em dose única, ao invés de tomar 1 comprimido 3 vezes ao dia.
    E a terceira pergunta é, se eu deixei o ômega na geladeira (ainda não está aberto) posso tirar e deixar fora depois, ou uma vez colocado na geladeira tem que armazenar lá sempre?

    1. Oie Estela, tudo bem? Ômega 3 deve ser armazenado em local fresco e arejado, deve ser colocado na geladeira caso você sinta refluxo ou incomodo ao consumir. Já em relação a dosagem, sempre seguir as orientações de consumo do Ômega 3 o qual você comprou =)

    1. Oie Dioclece, tudo bem? Não é necessário! Apenas em um local arejado e longe da luz solar, já basta. Os casos de armazenar na geladeira, seria caso as cápsulas estejam te causando refluxo =)

  9. Não percebi que tinha um vídeo de Ômega 3 fechado mas com vencimento expirado em 04/2020. Estava guardado em lugar seguro, mesmo assim não devo consumir?

    1. Alex, tudo bem por aí?

      Na verdade esse teste do congelador é um mito! As gorduras, em especial os ácidos graxos ( que podem ser saturados ou insaturados – que é o caso do Ômega) possuem pontos de congelamento diferentes, isso quer dizer que, dependendo da temperatura, um Ômega de qualidade pode congelar sim. Para avaliar a qualidade do produto, é preciso se atentar as quantidades de EPA E DHA (quanto maior a quantidade, melhor), a pureza do produto levando em conta além da gordura, quais outros ingredientes possuem na formulação (lembrando que Ômega é um óleo, logo sua composição deve conter apenas gorduras) e se o produto possui certificados IFOS e/ou outros certificados que comprovem sua qualidade. Recomendamos que guarde o ômega 3 da Vhita em lugares que não recebe luz e que seja arejado.

  10. Oi. Importei um omega 3 dos EUA. As cápsulas estão um pouco gosmentas e disformes. Acredito que o calor no transporte possa ter provocado isso.
    Saberia dizer se há algum problema em consumi-los? Podem estar estragados/oxidados? Obrigado!

    1. Jayme, tudo bem por aí?

      Pelo que você descreveu, alguma cápsula pelo calor e o tempo do transporte pode ter estourado. Não recomendamos o consumo desse produto na forma que está pois provavelmente deve ter oxidado e aí você perde o efeito do produto dessa forma. Se quiser uma recomendação de um ômega 3 com alta concentração, com selos de qualidade de laudos técnicos, e bom custo benefícios, recomendados o Ôemga 3 da Vhita, veja: https://www.vhita.com.br/products/omega-3-capsulas?variant=32075184570506

      1. Boa tarde,

        A data de validade em suplementos como o ômega-3 é importante, pois indica a data até a qual o produto deve manter sua potência e eficácia, quando armazenado adequadamente. Consumir suplementos após a data de validade pode não ser seguro, uma vez que a qualidade e a eficácia do produto podem ter sido comprometidas.

    1. Oi Valmir, tudo bem?
      A validade serve para indicar o tempo que a qualidade do produto dura.
      Não é recomendado tomar produto vencido, seja qual for o produto.
      O ômega 3, por ser uma gordura, é ainda mais grave porque pode sofrer um processo de oxidação natural do nutriente criando muitos compostos prejudiciais à saúde quando fora do prazo da validade.
      Sigo à disposição se puder ajudar com mais alguma informação.
      Abraços.

  11. luiz fernando mello frança

    Ao ler o conteúdo,chamou -me atenção prazo de validade. Na ultima compra(promoção na compra Omega3 brinde Vit D e Vit C) efetuada recebi 2 embalagens de Vit C sem especificação de lote,,Fab. e data validade.

    Aguardo orientações sobre esta situação.

    1. Oi Luiz Fernando, tudo bem?

      As informações sobre a fabricação e o lote estão grafadas direto no pote e não no rótulo. Você encontra a marcação na parte debaixo do pote de vitamina C. Vira ele de cabeça para baixo para você verificar.

      Se precisar de mais alguma informação, fique à vontade para falar com nosso atendimento:

      Televendas: (11) 4451-0228
      Whats App: (11) 96036-5520
      Email: [email protected]

      Sigo à disposição.
      Abraços!

        1. MAria, tudo bem?

          O ideal é o descarte em postos de saúde para evitar contaminações. — Os medicamentos não podem ser descartados no lixo comum ou na rede coletora de esgoto.

        2. Comprei dois frascos do ômega 3 vhita da para 4 meses queria saber se tem que ser guardado na geladeira com esse calor que está fazendo eu tenho medo de oxida minha casa é um forno em todos os lugares só que eu medo de guardar na geladeira e estragar por causa da umidade que tem na geladeira, muitos já me disseram que não pode ficar em lugar umido. O que eu faço pra meu ômega 3 não ter perigo de estragar

              1. Oi Lucemar, pode sim!

                Se o produto ainda estiver na validade não tem problema nenhum!

                Uma dica é armazenar na geladeira, evitando o cheiro ou gosto residual do peixe! 😉

                Espero ter ajudado, bjs! 😍😘💜

          Deixe um comentário

          O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

          3 × 2 =


          The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.