Hoje, definir como criar um site e ter presença digital são ações fundamentais para todos os negócios e profissionais que desejam se destacar no mercado. Aos nutricionistas, é uma forma de exporem seu trabalho e o diferencial que oferecem nos atendimentos, além de facilitarem o contato com quem deseja saber mais sobre o serviço.

Selecionar as informações importantes, definir estratégias para otimização em mecanismos de pesquisa, criar uma identidade visual, escolher onde o site será hospedado e como será divulgado são iniciativas que garantem qualidade, ainda que o orçamento seja limitado. A seguir, falamos sobre cada uma delas. Acompanhe!

Definição de domínio e hospedagem

Para desenvolver um site, a princípio, é necessário ter um endereço, o que se conhece como domínio. Nele, é possível registrar o título escolhido e incorporá-lo a uma extensão, como .com.br; .com; .net e .info, algumas das mais populares no Brasil.

Em seguida, a escolha da hospedagem, ou seja, da plataforma em que ele estará baseado, está sujeita à necessidade que a empresa tem de armazenamento e da capacidade de lidar com o tráfego, em casos de páginas que alcancem uma quantidade elevada de acessos.

Seleção de informações e estratégias de SEO

Em um site institucional, é relevante apresentar a empresa, contando um breve histórico sobre sua formação e desenvolvimento. Destacar os serviços ou produtos que vende facilita, por exemplo, a atração de novos clientes.

Nesse caso, um diagrama com mapa do site e de como funcionarão suas páginas auxilia a hierarquizar o conteúdo. De acordo com o perfil do negócio, uma boa seleção de imagens, vídeos, textos e de todo o material que será vinculado torna a etapa mais assertiva.

É importante que a organização se dê de modo estratégico para SEO (Search Engine Optimization), uma forma de auxiliar seu site a ser encontrado pelos buscadores, como o Google. Nele, é realizada a maior parte das pesquisas da web no Brasil, um percentual de 94,3%, de acordo com pesquisa da Serasa Experian, de 2015.

Criação de layout

Um layout que represente a identidade da empresa faz com que o usuário crie uma lembrança positiva, auxiliada pela facilidade que terá ao encontrar informações. Para isso, distribuir o conteúdo em blocos que criem uma boa experiência de navegação, com cores neutras e disposição harmônica de elementos são boas práticas de desenvolvimento.

Pensar o layout para desktop e navegação mobile, com versão responsiva, é fundamental quando se considera que o acesso à internet pelo celular tem se popularizado.

Estratégias de marketing digital

A definição de estratégias de marketing digital pode ser considerada a etapa final ao lançar um site. Com ela, vincular as páginas às mídias sociais e criar conteúdo de qualidade para ter autoridade no setor são soluções que agregam vantagem competitiva.

Entender como criar um site, a princípio, pode parecer complexo, mas hoje há muitas ferramentas que facilitam o processo e permitem que profissionais tenham autonomia para customizá-lo de acordo com suas expectativas.

Quer receber mais dicas como estas? Então não deixe de assinar nossa newsletter!