Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Como tomar colágeno? | Doses, recomendações e horários

Como tomar colágeno? | Doses, recomendações e horários

6 minutos de leitura

O organismo humano é capaz de produzir colágeno, mas com o passar dos anos essa produção começa a cair. Isso acontece, geralmente, por volta dos 25 anos, quando começamos a perder cerca de 1% de colágeno por ano.

A partir dos 30 anos, independente da alimentação, a suplementação é recomendada para prevenir flacidez e envelhecimento da pele. Entre os efeitos da diminuição do colágeno no organismo estão: unhas e cabelos mais frágeis, rugas e estrias na pele e até mesmo ossos e articulações mais fracos.

Existem alguns fatores externos que podem demandar a suplementação, como a prática de exercícios físicos e esportes intensos, dores nas articulações, problemas como artrose, lesões ou cirurgias. Além disso, se houver abuso de exposição solar, consumo de doces, estresse e cigarro, o uso do suplemento é mais recomendado ainda. 

Colágeno em pó vs. Colágeno em cápsulas

Os suplementos de colágeno vem em duas apresentações diferentes, em pó e em cápsulas. As formas de tomar o nutriente variam dependendo do seu formato.

Como tomar o colágeno em pó?

O colágeno em pó é o mais fácil de incluir nas nossas receitas do dia-a-dia, mas uma dica importante é conhecer o seu colágeno e como ele pode ser preparado sem alterar seus benefícios, pois alguns produtos não podem ser aquecidos.

A versão em pó pode ser utilizada em bebidas, em receitas doces e em receitas salgadas, dessa forma, uma boa opção é incluir ele nas receitas do café da manhã, café da tarde e até mesmo na ceia, por que não?

Veja algumas ideias a seguir:

  • Vitaminas de frutas com leite + colágeno;
  • Suco de frutas com colágeno;
  • Bolo de cenoura, chocolate ou qualquer outro sabor com adição de colágeno na receita;
  • Mingau de aveia com fruta e colágeno;
  • Barras proteicas caseiras adicionadas de colágeno;
  • Gelatinas com sabor de frutas preparadas com adição de iogurte + colágeno;
  • Adicionar colágeno no preparado da massa de panquecas;
  • Adicionar colágeno no preparo do seu omelete.

Como tomar colágeno em cápsulas?

Bom, embora o colágeno em cápsulas ofereça praticidade, na hora de tomar não tem muito para onde fugir.

Você pode consumir as cápsulas a qualquer momento do dia bem rapidamente. Existem apenas alguns cuidados sobre a escolha do melhor horário para consumir o colágeno.

Qual colágeno escolher: pó ou cápsulas?

Para saber qual a melhor opção para você, é preciso saber as principais diferenças entre os suplementos e quais são os benefícios de cada um.

  • Colágeno tipo 1

No caso de um colágeno tipo 1, para fins estéticos como melhora da pele, cabelo e unhas, a quantidade mínima necessária de peptídeos bioativos específicos (Verisol) é de apenas 2,5g/dia. 

Essa quantidade é facilmente alcançada com 2 cápsulas, e assim as cápsulas seriam uma boa opção. Porém, se você tem algum tipo de dificuldade em engolir as cápsulas, a versão em pó é uma ótima alternativa.

  • Colágeno tipo 2

Já se estivermos falando de um colágeno tipo 2, a vantagem do colágeno em pó é que além de oferecer a quantidade mínima necessária do colágeno tipo 2, ele ainda oferece para nós 10 gramas adicionais de colágeno tipo 1 hidrolisado, que poderá ser uma estratégia de aumentar o consumo de proteínas nas refeições.

Então se o colágeno que você precisa consumir for o tipo 2, é preciso colocar na balança. Se você quer apenas os benefícios do colágeno tipo 2 para as articulações escolha as cápsulas. Porém, caso você deseje cuidar da saúde das articulações e adicionar uma fonte de proteínas na alimentação, a melhor opção é a versão em pó.

Conheça os suplementos de colágeno da Vhita!

Qual o melhor horário para tomar colágeno?

Não existe horário ideal para o consumo, o colágeno pode ser tomado em qualquer horário do dia. A recomendação é que você faça uma ingestão regular e tome as doses indicadas no rótulo ou recomendadas por um profissional da saúde.

E também evite tomar o colágeno próximo ao horário de grandes refeições, como almoço e jantar, para evitar a perda de nutrientes.

Qual a dose recomendada de colágeno?

A dose diária de colágeno que deve ser consumida, depende do suplemento que você vai tomar. Veja exemplos:

  • Para pele, cabelo e unhas

A dose recomendada do colágeno Verisol (matéria-prima do colágeno específico para a pele) é de 2,5 g ao dia. Bem diferente do colágeno hidrolisado comum, que não é específico, sua dose pode variar de 10 a 15 g ao dia, porém o hidrolisado não é tão eficiente quanto o Verisol para objetivos estéticos como melhora da saúde da pele, cabelo e unhas. 

  • Para cartilagens e articulações: 

Para cuidar da saúde das cartilagens e articulações, a melhor matéria-prima é o colágeno B2Cool (colágeno hidrolisado tipo 2) e sua dose recomendada é de 10 g ao dia.

  • Para ganho de massa muscular: 

Já para ganho de força muscular, a recomendação é o consumo de colágeno específico para os músculos, feito com a matéria-prima Bodybalance, em uma dose de 15 g ao dia.

Quer saber mais?

Referências:

PROKSCH, E. et al. Oral supplementation of specific collagen peptides has beneficial effects on human skin physiology: a double-blind, placebo-controlled study. Skin pharmacology and physiology, v. 27, n. 1, p. 47-55, 2014.

VHITA. Colágeno em pó | Dicas e receitas fáceis para te ajudar a tomar colágeno. São Paulo, 16 de março de 2018. Disponível em: https://blog.vhita.com.br/colageno-em-po-como-usar/ 

VHITA. Qual é o melhor colágeno tipo 2? cápsulas ou em pó? São Paulo, 19 de setembro de 2019. Disponível em: https://blog.vhita.com.br/colageno-em-po-como-usar/ 

ZDZIEBLIK, Denise et al. Collagen peptide supplementation in combination with resistance training improves body composition and increases muscle strength in elderly sarcopenic men: a randomised controlled trial. British Journal of Nutrition, v. 114, n. 8, p. 1237-1245, 2015.

ZDZIEBLIK, Denise et al. Improvement of activity-related knee joint discomfort following supplementation of specific collagen peptides. Applied Physiology, Nutrition, and Metabolism, v. 42, n. 6, p. 588-595, 2017.

3.2/5 - (12 voto(s))
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

148 comentários em “Como tomar colágeno? | Doses, recomendações e horários”

  1. Karina Favilla Sassoon

    Olá, boa noite!

    Quero tomar o colágeno para as articulacoes, pele e ajudar a reduzir os sinais de envelhecimento.

    Existe um unico produto que tenha esse efeito? Qual recomenda ?

    Tenho 43 anos.

    Aguardo o seu retorno.

    Super obrigada!
    Karina

    1. Karina, tudo bem por aí?

      Não existe um colágeno que tenha propriedades 2 em 1. Nesse caso você precisa tomar dois colágenos para as suas necessidades específicas. Vamos te listar colágenos para cada benefício que você procura:
      Collagen Vhita: colágeno específico para peles, unhas e cabelos, ajuda a reduzir sinais e na flacidez da pele. É composto por 100% de VERISOL. Dá uma olhadinha na página: https://www.vhita.com.br/products/collagen-face

      ÁgilPlus: colágeno específico para dores nas articulações e cartilagem. É um colágeno tipo 2 com combinação de peptídeos bioativos específicos. Veja a página do produto: https://www.vhita.com.br/products/collagen-move-colageno-tipo-2-e-tipo-1

  2. Maria de Fátima Felix Oliveira

    Boa tarde tarde.
    Meu nome é Fátima
    Comprei o colágeno hidrolisado +cálcio +magnésio +silício orgânico +vitamina C y D
    Pois sinto fortes dores nas juntas.
    Esse é o certo?

    1. Olá Maria, tudo bem?

      Se seu objetivo é a melhora nas dores nos joelhos Maria, o recomendado para seu caso é o Colágeno tipo 2, pois ele atua especificamente na melhora das articulações, cartilagens e estrutura óssea!

      Correlacionado ao produto que adquiriu, se possuir esse objetivo e ter uma pureza e sem muitos aditivos pode sim lhe ajudar! Lembre-se sempre que a recomendação também é buscar uma orientação médica. 🙂

    1. Eniuza, tudo bem por aí?

      O colágeno é uma proteína produzida pelo próprio corpo e fundamental para a pele, portanto, ele o consumo dessa proteína em conjunto com hormônio não causa nenhum malefício à saúde. Quanto a vitamina C, pode ser consumida em conjunto também.
      Dá uma olhadinha nas páginas do Collagen Vhita e da Vitamina C:

      Collgen Vhita: https://www.vhita.com.br/products/collagen-face
      Vitamina C: https://www.vhita.com.br/products/vitamina-c-tabletes

  3. Bom dia tenho 62 anos estou fazendo uso do colágeno hidrolisado que comprei nas casas que vendem produtos naturais e adiciono no suco de meio limão uma colher de sobremesa.Não sei se está correto.Gostaria de saber porque, quando ele molha o colágeno ele fica duro.As vezes fica um pouco no fundo do copo e fica duro.

    1. Oii Maura, tudo bem?

      O suco do limão, é muito denso para absorção do colágeno, o que pode causar o seu endurecimento. O melhor jeito para consumi-lo nesta situação, seria adicionar um pouco de água, um liquido neutro para diluir o suco =)

    1. Oii Vanessa, tudo bem?

      O melhor colágeno para pele e flacidez é o colágeno tipo 1 Verisol!

      Vou te explicar os principais benefícios do Collagen Vhita (colágeno Versiol):

      -Tecnologia alemã;
      – Melhora a hidratação da pele;
      – Auxílio no aumento da elasticidade;
      – Suaviza rugas e linhas de expressão.
      – Combate e envelhecimento precoce;
      – Alta digestibilidade;
      – Possui comprovação científica;
      – Resultados em 8 semanas.

  4. Leila Flexa dos Reis

    Olá bom dia, fiz uma compra no 25/04/2020 e até o momento ainda não recebi o produto.
    Gostaria de saber o por que de tanta demora?

  5. Lívia Fernanda Vaz

    Fiquei triste, meu colágeno Vhita chegou, mais não veio o copinho dosador. Como que vou tomar ou calcular a dose recomendada diária.

    1. Oii Livia, tudo bem?

      Estamos aqui para te ajudar! O dosador vem dentro do produto, o que pode ter acontecido é que durante o processo de entrega pode ter afundado para dentro do pó! Que tal pegar uma colher e dar uma mexidinha no pó? Caso mesmo assim você não encontre, farei agora mesmo o envio de um novo dosador =)

  6. GILDA SIMONE DE ALMEIDA ARAUJO

    Boa Tarde gostaria de tirar uma dúvida quero tomar colágeno específico para pele cabelo e unha, a quantida de Verisol e 2,5g,matéria prima do produto, e qual a quantidade diária devo tomar, exemplo 1sache de de 4g por dia e suficiente,ou 1colher bem cheia por dia,sem mais obrigada

    1. Olá Gilda, como vai?

      O produto que você adquirir deverá vir com a indicação correta. No caso do Collagen Vhita você deve tomar 3 comprimidos ao dia (no caso do produto em comprimido), ou dois medidores que acompanham o produto (no caso do produto em pó).

      Espero ter lhe ajudado.

  7. Márcia Ribeiro Loredo Morbeck

    Quero melhorar à elasticidade da pele e combater o envelhecimento, eu comecei à tomar o colágeno Bioplus Verisol ,quero saber à dose correta para à pele.

    1. Olá Márcia, tudo bem?

      Infelizmente não conhecemos a fundo o colágeno Bioplus, mas a dose recomendada são 2,5g de colágeno verisol por dia. Importante certificar-se com os laudos de que a concentração do produto está correta, ok?

      Muito Obrigado.!

  8. Meu nome Helena tenho 76 anos tenho artrose na coluna,tenho muita dor, nos braços pernas virilhas, posso tomar condres colágeno tipo 2 ,sem receita médica

    1. Oi Helena, tudo bem?

      O colágeno tipo 2 é um suplemento alimentar e não medicamento, portanto, não é necessário receita médica para usa-lo.

      Escolha um suplemento de colágeno tipo 2 de qualidade que seja de uma marca confiável e compre pela internet, loja de suplementos ou farmácias.

      Devido nosso contexto atual da pandemia, recomendo a senhora comprar pela internet. Segue a indicação de uma marca confiável além de ser um site seguro para a sua compra: https://conteudo.vhita.com.br/agilplusvhita

      Sigo à disposição se puder ajudar com mais alguma informação.
      Abraços!

    1. Oi Cris, tudo bem?

      O formato (sachê, pó, comprimido ou líquido), não interfere no resultado.

      O que interfere é a qualidade do produto. Você precisa se certificar de que está tomando o produto com a matéria prima correspondente ao efeito que você deseja. Por exemplo: a matéria prima precisa se Verisol se o efeito esperado do colágeno for para a pele, Bodybalance de for para os músculos e tipo 2(peptan e b2coll) se for para as cartilagens e articulações.

      Você consegue verificar essa informação no rótulo do produto. Veja se está na lista de ingredientes ou se tem o selo da matéria prima estampada no rótulo.

      A quantidade mais adequada para tomar, vai depender da marca que escolher, então confira essa informação que também deve estar descrita na embalagem do produto.

      Sigo à disposição se puder ajudar com mais alguma informação.
      Abraços!

      1. Marcia, tudo bem?

        Recomendamos que entre em contato com a empresa que você adquiriu o produto e valide essa informação, pois cada produto tem sua forma de consumo. 😉

    1. Oi Catarina, tudo bem?
      Pode sim, não há conta indicação para isso, pelo contrário, haverá vários ganhos.
      Sigo à disposição se puder ajudar com mais alguma informação.
      Abraços!

      1. Silvana, tudo bem?

        Nesse caso, recomendamos o uso do Collagen Vhita, um colágeno desenvolvido 100% com os Peptídeos Bioativos de Colágeno Verisol® especialmente pensado na melhor manutenção e qualidade da pele, atrasando o envelhecimento, suavizando a formação e profundidade de rugas e ajudando no aumento da elastina e firmeza da pele.

        Dá uma olhadinha na página do produto: https://www.vhita.com.br/products/collagen-colageno-verisol-comprimido-po?variant=31872889815178

        1. Maria José de Oliveira Nascimento

          Olá.
          Tomo colageno Verisol, mas tá difícil tomar água já que não tomo suco. Posso misturar o pó com a massa de tapioca?

        1. Oi Maria, tudo bem?
          Depende do seu objetivo! Existe vários tipos de colágeno específicos. Veja bem:

          Se quiser tomar colágeno para prevenir ou tratar o sinais do envelhecimento da pele, o melhor colágeno é o verisol.
          Segue um exemplo de produto aqui: https://www.vhita.com.br/collections/colagenos

          Se quiser tomar colágeno para fortalecer ou tratar as articulações e cartilagens, o melhor colágeno é o tipo 2.
          Segue um exemplo de produto aqui: https://www.vhita.com.br/products/collagen-move-colageno-tipo-2-e-tipo-1

          Já se você deseja potencializar o ganho de massa muscular, o melhor colágeno é o bodybalance.
          Segue um exemplo de produto aqui: https://www.vhita.com.br/products/body-colageno-hidrolisado

          Sigo à disposição se puder ajudar com mais alguma informação.
          Abraços!

          1. Mari, como vai você?

            Opa, pode sim! Cada colágeno atua de forma benéfica para tipos de tratamentos diferentes portanto não competem entre si e nem oferecem sobrecarga de suplementação, sendo assim, tá liberado tomar mais de um colágeno sem problema! Orientamos apenas que o consumo desses produtos seja feito antes ou depois das principais refeições podendo tomar todos de uma vez tranquilamente. É importante testar para saber se dessa forma é mais confortável para você! 🙂

          2. Maria de Lourdes camacho

            Tenho 77 anos e perdi muito peso ptenho 54 kilosonde o meu pesoideal era 60 perdi muita massa muscular..braços pernas muito marga. Deixei dexei de usarsaias.nem gosto de me verão espelho. De e uma sugestão obrigada

            1. Tenho desgaste nos joelhos Tomo colagno a muitos anos e ate agora nao senti melhora nenhuma so dinheiro jogado fora!

          1. Oi Fátima, tudo bem?
            Pelo tempo que você quiser! É uma proteína, não faz mal a saúde. Pelo contrário, após ps 25 anos deve se tornar parte da nossa dieta.
            Você só precisa ficar atenta com suplementos que tenham mais ingredientes além do colágeno, porque a proteína colágeno não faz mal, mas os aditivos artificiais que acompanham o colágeno nos suplementos podem prejudicar a saúde se tomados por muito tempo.
            A dica então é escolher um produto puro que tenha apenas o colágeno e no máximo um antiumectante ou antioxidante natural.
            Sigo à disposição se puder ajudar com algo mais,
            Abraços!

          2. Bom dia!
            Tenho 55 anos tenho bastante flacidez no rosto e marca de expressão, gostaria de saber qual o melhor colágeno embora comecei a tomar o colágeno skin

          1. Olá, Danieli
            Como vai?
            Para saber qual tipo de colágeno você deve usar, é preciso saber quais são suas necessidades e objetivos.
            Podemos te oferecer um colágeno para saúde da pele, cabelos e unhas, o Collagen. Entre aqui para saber mais: https://www.vhita.com.br/collections/colagenos
            Temos o colágeno tipo 2 para articulações e cartilagens, o ÁgilPlus, entre aqui para conhecer mais: https://conteudo.vhita.com.br/agilplusvhita
            E também um colágeno específico para os músculos, conheça nossa Body: https://conteudo.vhita.com.br/body-vhita
            Qualquer dúvida, estamos à disposição!

        Deixe um comentário

        O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

        doze + 11 =


        The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.