Como tomar vitamina C? Veja dicas e recomendações

| | ,

Está na dúvida de como tomar vitamina C? Então continue aqui para saber dicas e informações para você consumir esse nutriente da melhor maneira.

Dose recomendada de vitamina C

A dose mais recomendada e considerada segura para consumo de vitamina C é de 1 g por dia, com essa quantidade você adquire seus benefícios, sem complicações. Essa também é concentração máxima permitida em suplementos, pelos órgãos de saúde no Brasil. 

Quando for comprar suplementos para ingerir via oral, busque por produtos que contenham 1 g de vitamina C, em sua composição, assim com apenas um comprimido você toma a dose necessária para o dia. 

Mas claro, essa é uma recomendação geral para pessoas saudáveis, cada caso é um caso. Então, o conselho que te damos, é procurar orientação profissional para saber qual a melhor dose de vitamina C para você.

Qual melhor formato de vitamina C?

A vitamina C pode ser apresentada de algumas maneiras, veja a lista com elas a seguir:

Líquida: essa versão da vitamina C é bem comum em cremes e produtos estéticos, que são aplicados diretamente na pele. Porém, os profissionais da área não recomendam esse produto, pois como ele é aplicado na pele, não entra em contato com a corrente sanguínea. Por isso, não tem uma boa absorção e não vai trazer bons resultados. 

Comprimidos efervescentes: essa apresentação é muito consumida e é uma das mais baratas, porém também não é mais indicada. Pois, esses comprimidos têm uma baixa concentração de vitamina C e muitas vezes contem vários aditivos químicos, como açúcar e corantes. E essas substâncias podem ser prejudiciais à saúde.

Injetável: antes de mais nada, saiba que esse método é delicado e só deve ser realizado em ambientes hospitalares, em situações específicas e com acompanhamento médico.

A vitamina C injetável não é recomendada para todos os casos, pois é um tratamento invasivo e se não for feito com acompanhado médico pode ser perigoso. Esse método é indicado, por exemplo, para pacientes com câncer, que tomam doses bem altas de vitamina C. 

Embora esse uso seja comum em tratamentos estéticos, ele não é indicado por profissionais e pesquisadores da área da saúde.

Não existem estudos que comprovam sua eficácia e aplicar uma injeção de vitamina C pode ser perigoso, pois como qualquer tratamento que envolva injeções, você corre o risco de adquirir alguma infecção por causa do uso de agulhas.

Portanto, procure um médico para adequar seu tratamento, e se seu caso não for grave, opte pela suplementação via oral. 

Tabletes: essa sim é a melhor versão e mais recomendada por profissionais da saúde. A vitamina C em forma de tabletes tem uma boa absorção e contem menos aditivos químicos em sua composiçãoPortanto, aposte nessa apresentação de vitamina C quando for consumir o suplemento.

Qual melhor horário para tomar vitamina c

Não há consenso entre os profissionais sobre qual o melhor horário para tomar vitamina C. Mas evite consumir esse nutriente em jejum, pois ele vai ser mais bem aproveitado quando consumido junto com frutas, legumes e outras vitaminas. 

E lembre-se de tomar a vitamina C com água, pois esse nutriente é solúvel em água, e quando consumido dessa forma vai ter uma melhor absorção dentro do nosso corpo. 

Melhor suplemento de vitamina C

Quando você for escolher qual suplemento comprar, fique atento a algumas recomendações que vamos te dar: 

  • Busque por suplementos em tabletes, para uma melhor absorção;
  • Certifique-se de que o produto contém o menor número de aditivos químicos possíveis;
  • Veja se a dose diária é de 1 g e se essa é a concentração presente em um tablete. 

Quer saber mais?

Que tal um desconto especial para experimentar a melhor vitamina C do mercado?

Referências:

YANG, Jun et al. Vitamin C: Daily Requirements, Dietary Sources and Adverse Effects. HANDBOOK OF VITAMIN CResearch: DAILY REQUIREMENTS, DIETARY SOURCES AND ADVERSE EFFECTS, p. 237, 2009.

 
Anterior

Ômega 3 aumenta o colesterol? Dra. Priscila Gontijo

Benefícios do ômega 3| Atualizações 2020

Próximo

2 comentários em “Como tomar vitamina C? Veja dicas e recomendações”

Deixe um comentário