A geração de leads é uma das finalidades pelos quais o marketing existe. De maneira resumida, captar leads representa o ato de atrair clientes potenciais para um negócio. Nesse sentido, serão abordadas as diversas estratégias possíveis para que a prestação de serviços de nutricionistas possa angariar mais leads por meio do mundo digital.

Antes de tudo, é preciso ter em mente que a geração de leads é um processo. Assim, existem quatro etapas principais pelas quais uma pessoa deve passar até se tornar um lead e um consumidor fiel de uma firma de nutrição:

  1. Atração;
  2. Conversão;
  3. Venda;
  4. Encantamento.

As quatro etapas de um consumidor

Um lead, antes de qualquer coisa, deve ser visto como uma pessoa totalmente desconhecida a qual, enquanto está vagando pela internet, deve ser atraída de alguma forma para conhecer o serviço de nutricionista. Tal atração pode ser realizada por meio de redes sociais, da postagem de conteúdos interessantes e das técnicas de SEO. Com isso, um site de nutrição pode ser capaz de adquirir visitantes regulares, mas que talvez ainda não estão interessados em pagar pelos serviços de um nutricionista.

Por esse motivo, um site, como por exemplo, que vende caixa para lanche, tem que saber reconhecer quais são os seus visitantes mais regulares para que as ações de marketing sejam direcionadas a eles. Podem ser feitas ações como e-mail marketing, “call to action”, entre outras. Essas ferramentas fazem com que a venda de um produto ou de um serviço para um lead se torne mais propícia. 

O ato da compra pode ser estimulado ainda mais através do envio de ligações, e-mails personalizados ou por primeiras consultas gratuitas. Por último lugar, os leads que finalmente viraram consumidores do serviço de nutrição podem se transformar também em promotores de um site. Isso costuma ocorrer no momento em que um consumidor tem a sensação de ter suas expectativas totalmente cumpridas com o serviço.

Portanto, se o cliente de uma empresa que vende máquinas seladora a vácuo para alimentos se sentir plenamente satisfeito, ele pode acabar indicando esse produto para conhecidos.

Todavia, para que toda essa transformação ocorra, é preciso que o consultório de nutrição faça uso de uma estratégia estudada pelo marketing: o inbound marketing. Este será explicado no próximo parágrafo.

Para que serve o inbound marketing

O inbound marketing pode ser traduzido para o português como “marketing de atração”. Ele existe, pois, como o seu nome já deixa indicado, é uma estratégia que tem o intuito de atrair as pessoas para que elas conheçam os serviços ou os produtos de uma empresa. 

Trata-se de uma estratégia muito importante já que durante muito tempo a comunicação de uma firma era muito pautada em interromper o que a pessoa estava fazendo para que ela conhecesse um produto. Esse tipo de ação já está caindo em desuso, mas ainda está presente em locais como canais de televisão e anúncios de vídeos do YouTube ou do Facebook.

Portanto, o inbound marketing é utilizado pelas empresas para que seja construído um relacionamento harmonioso, saudável e pautado no interesse entre elas e os seus consumidores potenciais.

Um tipo de ação muito característica do inbound marketing é o ato de enviar promoções para internautas através do e-mail. Assim, exemplificando a situação com o caso de uma empresa que produz embalagens de papel para alimentos, esta pode ter as suas vendas impulsionadas após veicular anúncios particulares para pessoas específicas.

A importância das redes sociais para a captura de leads

Nos dias de hoje, não são apenas os sites as únicas ferramentas usadas para a veiculação de conteúdos os quais podem gerar leads: as redes sociais estão se tornando um fator especial para esse fato. Isso ocorre, pois, redes sociais tais como o Facebook, Instagram e o Twitter possuem uma característica principal de ação: elas podem segmentar o público que receberá anúncios, informações e conteúdos.

Por meio de algoritmos digitais, pessoas que possuem tendências a consultar informações a respeito de nutricionistas podem receber com mais frequências mais conteúdos sobre esse mesmo assunto. Isso pode acontecer com diversos segmentos de serviços, tais como empresas especializadas em calibrar balança, as quais podem ter os seus anúncios direcionados para pessoas que trabalham bastante com balanças, por exemplo.

 Dessa maneira, utilizando todas as estratégias citadas acima, existem grandes chances de uma empresa prestadora de serviços de nutrição ter a sua quantidade de leads incrementada, gerando uma ampliação dos lucros e uma conquista de clientes fiéis.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.