Ser um bom nutricionista não significa apenas ter sucesso com os tratamentos de seus pacientes. O consultório de nutrição deve ir além de consultas e pesagens. Com o aumento da concorrência e a busca por uma melhor qualidade de vida, saber como investir nos diferenciais é a chave para ter sucesso nessa carreira.

Portanto, se você deseja otimizar os seus resultados, atuar de uma forma diferenciada e se destacar profissionalmente, confira as 5 excelentes dicas que apresentamos a seguir. Boa leitura!

 

1. Primeira impressão

Sabe aquela história de que “a primeira impressão é a que fica”? Ela é válida, também, para o contexto de um nutricionista. Isso significa que você deve ser receptivo e mostrar a seu paciente que está disposto a ouvi-lo.

Mantenha-se informado e atualizado sobre os mais diferentes assuntos e tendências da nutrição, pois, o tratamento deve ser adaptado às especificidades de cada paciente.

Durante o primeiro contato (seja por telefone ou presencial) é preciso ser cordial e demonstrar gentileza, a fim de que o paciente se sinta confortável e confiante em todas as orientações que receber.

 

2. Pré-atendimento

Os cuidados para os pacientes se sentirem acolhidos não devem se limitar ao seu consultório. Invista em uma recepção agradável para que a espera do atendimento não seja uma experiência negativa. Contrate recepcionistas comunicativas e gentis na abordagem de atendimento.

Se você gerencia suas redes sociais ou sites, publique os resultados de seus pacientes (obviamente, após receber autorização expressa) e mostre que o seu acompanhamento fez toda a diferença para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas.

Utilize uma linguagem simples em publicações periódicas e relevantes, com dicas virtuais valiosas para atrair novos contatos.

 

3. Conversa

As consultas devem ser momentos leves e que estimulem o paciente a falar sobre sua alimentação e dúvidas nutricionais, levando-o a expor seus interesses e objetivos. Informações dessa natureza são pertinentes para o planejamento e estruturação de todo o tratamento.

Após a conversa, inicie a coleta de medidas para futuras análises. Tente trocar experiências e mostrar os resultados de alguns pacientes anteriormente tratados. Demonstre apreciação e incentive, para que a motivação seja um combustível continuo nas atividades de acompanhamento.

 

4. Atendimento individualizado

Um dos fatores que contribuem decisivamente para a geração de insegurança nos pacientes é a comparação com outras pessoas. Demonstre que o trabalho é individualizado e que o tratamento respeitará suas características orgânicas.

Estruture as ideias e mostre previsões para metas motivacionais. Lembre-se que o estímulo individualizado é um dos principais diferenciais de um consultório de nutrição e que o uso de softwares de nutrição e ferramentas tecnológicas são imprescindíveis para exprimir a disponibilidade que seus pacientes precisam.

Cada um deles deve estar ciente de que é único e, portanto, as estratégias utilizadas com ele não são pareadas com as demais pessoas atendidas em seu consultório.

 

5. Acompanhamento

Essa é a melhor forma de identificar os efeitos do tratamento. As visitas devem ser periódicas e sempre com um retorno agendado. Tal expectativa favorece a fidelização dos pacientes e contribui para que eles se dediquem em aplicar as orientações obtidas no consultório de nutricionista.

Gostou de conhecer os diferenciais para um consultório de nutrição de sucesso? Então, não perca a oportunidade de saber como estimular o paciente a seguir a dieta!