A pele é o maior órgão do corpo humano e também a parte mais visível. Ela apresenta um reflexo do que se passa internamente, demonstrando os desequilíbrios e necessidades nutricionais do organismo. O seu funcionamento e aparência sofrem influências de fatores biológicos e ambientais, entre os quais, a nutrição é um ponto fundamental para garantir sua formação e bom desempenho de suas funções, que incluem ações termorreguladoras, excretoras e protetoras. Por esse motivo, não é possível tratar a pele apenas pela sua superfície, ela requer cuidados mais profundos que este.

Cuidados para tratar a pele:

  1. Hidratação

Independente da estação do ano, é fundamental manter-se hidratado, pois uma adequada hidratação contribui na manutenção da textura e firmeza da pele, integridade da camada de proteção cutânea, além de prevenir o ressecamento, descamação e irritação dérmica. Além da hidratação ingerindo água, é importante conhecer a sua pele para saber o hidratante correto para ela. Caso seja oleosa, o mais recomendado é utilizar produtos em gel e mais secos, já para tratar a pele seca, priorize os produtos mais cremosos ou óleos.

  1. Fotoproteção

É imprescindível o uso regular de fotoprotetores, também denominados protetores solares, pois esses produtos possuem compostos ativos capazes de prevenir os males causados pela exposição à radiação ultravioleta, que tem efeito cumulativo e penetra profundamente na pele provocando diversas alterações, como o surgimento de pintas, manchas e rugas. Priorize os produtos com fator de proteção maior ou igual a 30 e, mais uma vez, conheça a sua pele. O mercado oferece protetores com texturas diferentes, escolha o adequado para você.

  1. Nutrição

Uma alimentação saudável é de extrema importância, pois os alimentos, em especial os in natura, contêm excelente teor de vitaminas e minerais, para reparar, proteger e tratar a pele. Dentre os nutrientes, destacam-se os carotenoides, presente na cenoura, abóbora, batata-doce e outros, que bloqueiam a ação dos radicais livres, compostos que promovem o envelhecimento precoce. Por sua vez, a vitamina C participa do processo de síntese do colágeno, proteína fibrosa que representa o maior componente estrutural da pele.

Como visto, diversos fatores são necessários para o cuidado com a pele, como o consumo adequado de nutrientes, que inclui proteínas, destacando-se o colágeno, uma proteína que compõe cerca de 80% da massa da pele.