Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » 4 DICAS PARA MONTAR UM CONSULTÓRIO DE NUTRIÇÃO

4 DICAS PARA MONTAR UM CONSULTÓRIO DE NUTRIÇÃO

4 minutos de leitura

Você quer que o seu local de trabalho seja agradável e atraia muitos pacientes, não é mesmo? Por isso, antes de colocar seu próprio negócio para funcionar, é preciso fazer uma boa pesquisa de mercado e investir em equipamentos para consultório. Tudo para garantir que suas atividades sejam desenvolvidas de forma segura e plena. Se você quer conhecer algumas dicas sobre como montar um consultório de nutricionista que impressione seus pacientes e deixe-os completamente satisfeitos, continue lendo o nosso post!!

1- LOCALIZAÇÃO E ESTRUTURA

Uma boa localização é o primeiro passo para um consultório de sucesso. Dê preferência a locais de fácil acesso, que possam ser alcançados por meio de transporte público e tenham estacionamento próximo.

Seu local de atendimento precisa ter, no mínimo, três ambientes distintos: uma sala de espera, um consultório e um banheiro. Lembre-se que você pode ter pacientes com dificuldade de locomoção e crianças. Por isso, planeje o ambiente para que ele não ofereça riscos e permita a mobilidade de todos. Na sala de espera também é importante que tenha disponível água para os pacientes e acompanhantes –  até para estimular o consumo.

2- ENTRETENIMENTO

Um detalhe importante que pode te ajudar a direcionar seu público são o entretenimento da sala de espera: revistas, livros, televisão. O conteúdo pode dizer muito sobre o seu tipo de consulta, sua maneira de trabalhar, sua especialização.

Por exemplo, se você é vegetariana deixar na sala de espera revistas e livros com receitas vegetarianas e explicações sobre esse estilo de vida. Se atende crianças deixar gibis, livros de colorir, brinquedos, além de revistas sobre maternidade para as mães. Além de entregar material que seu público vai ter mais interesse em ler, também atrai mais aquele tipo de público para as suas consultas.

Outros itens importantes, básicos de todo consultório são:

  • computador e impressora;
  • materiais de escritório;
  • cadeiras e poltronas confortáveis;
  • mesas para o consultório e recepção;
  • telefone e interfone.

3-DECORAÇÃO

A decoração deve ser idealizada para que o consultório transmita a impressão de tranquilidade e higiene. Claro que o ideal é que a decoração também seja direcionada para o seu público, como ter cores alegres e papéis de parede quando o seu público é de crianças. A decoração também ter um pouco o seu toque pessoal, para estar de acordo com a sua personalidade. Porém, cuidado com o excesso de peças decorativas e cores fortes, elas podem causar inquietação nos pacientes. Se tratando da área da saúde, também é importante não usar cores muito escuras para não deixar o ambiente pesado, cores claras dão a sensação de limpeza.

4- EQUIPAMENTO DE NUTRIÇÃO

Com a estrutura do consultório pronta, é preciso equipar sua sala de atendimento com alguns itens essenciais. Confira!

– Kit de avaliação física básico

Para fazer a Avaliação física do seu paciente é indispensável:

– Uma balança de qualidade

– Uma fita métrica

– Um estadiômetro

– Um adipômetro

 O ideal é que a balança não fique mudando muito de lugar para não perder a sensibilidade. O estadiômetro para medir a altura do paciente e assim calcular o IMC do paciente. A fita métrica é utilizada para medir as circunferências e auxiliar na medição das dobras cutâneas que será feita com o adipômetro.

– Especialidades

Dependendo do público que você mais atende podem ser necessários alguns equipamentos especiais, por exemplo, uma nutricionista especializada em pacientes bariátricos pode precisar de uma balança que meça acima de 150 kg. Uma nutricionista especializada em materno infantil, pode precisar de uma balança específica para bebês.

– Pode investir um pouco mais?

Uma bioimpedância, ou mesmo uma balança com bioimpedância, é um ótimo equipamento para medir a Porcentagem de gordura corporal do paciente, a quantidade de massa magra e massa gorda, além da % de água corporal, de uma maneira mais prática. Além disso, é mais fácil de acompanhar a evolução do paciente além do peso. Muitas vezes o paciente aumenta a massa magra e diminui a massa gorda, mas o peso não muda. Mostras os resultados da Bioimpedância, ajuda a motiva-lo.

Pronto! Agora você já sabe como preparar seu local de trabalho e quais são os equipamentos para consultório necessários. Quando estiver com tudo pronto, invista na divulgação e preste sempre um excelente atendimento. Somente dessa forma você conseguirá conquistar e fidelizar seus pacientes.

Nossas dicas foram úteis para você? Assine a nossa newsletter e receba informações valiosas como as apresentadas neste post diretamente no seu e-mail.

[uam_ad id=”914″]

5/5 - (2 voto(s))
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − quatro =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.