Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Qual a diferença entre colágeno hidrolisado e não hidrolisado?

Qual a diferença entre colágeno hidrolisado e não hidrolisado?

Mulher levando a mão no rosto com dúvida
6 minutos de leitura

Colágeno é o nome dado a uma família de proteínas do corpo humano, com mais de 20 tipos diferentes, distribuídos em diversos tecidos e exercendo diferentes funções.

Os suplementos de colágeno servem para oferecer o tipo certo da proteína para determinado benefício. Os suplementos podem ser feitos com a matéria prima do colágeno hidrolisado ou do colágeno não hidrolisado, ou seja, os dois nomes correspondem ao colágeno processado para a fabricação dos suplementos.

Separamos as principais diferenças entre colágeno hidrolisado e não hidrolisado para tirar suas dúvidas e facilitar a escolha do suplemento ideal para seu objetivo.

Diferença #1: Produção industrial

A primeira diferença entre o colágeno hidrolisado e não hidrolisado é o processo industrial aplicado na fabricação.

O colágeno hidrolisado como o próprio nome indica, é feito através de hidrólises, que nada mais são do que quebras usando água com altas temperaturas ou com enzimas para tomar o colágeno específico e de fácil absorção para o nosso corpo.

Já o colágeno não hidrolisado não sofre nenhum tipo de quebra, e por isso, ele também é chamado de colágeno não desnaturado. Porque a desnaturação é o processo pelo qual uma temperatura alta é usada sobre uma proteína para estica-la, facilitando sua quebra. 

Um exemplo prático disso, comum ao nosso dia a dia, é o uso de chapinha no cabelo. A alta temperatura da chapinha sobre o fio de cabelo, que é feito de proteína, alisa o fio e, o uso constante da chapinha facilita a quebra dos fios, deixando o cabelo quebradiço. 

Diferença #2: A estrutura física dos colágenos

O colágeno é uma proteína formada por uma sequência de pequenos pedacinhos chamados de aminoácidos que se ligam entre si formando os peptídeos. Essa sequência define o tipo de colágeno que o suplemento vai estimular a produção ou proteger o colágeno no corpo

O colágeno hidrolisado geralmente possui a estrutura de um colágeno tipo 1, já o colágeno não hidrolisado possui a estrutura de um colágeno do tipo 2. 

Diferença #3: A origem dos colágenos

Embora tanto o colágeno hidrolisado quanto o não hidrolisado sejam produtos de origem animal, eles possuem origens diferentes. 

O colágeno hidrolisado vem do couro de boi ou porco, enquanto o colágeno não hidrolisado vem do osso chamado esterno do frango. 

Diferença #4: A função do colágeno

Outra diferença importante entre o colágeno hidrolisado e o não hidrolisado é a função que ambos desempenham em nosso organismo.

O colágeno hidrolisado serve para oferecer bons ingredientes ao nosso corpo para que ele mesmo produza o próprio colágeno tipo 1. 

Já o colágeno não hidrolisado atua no nosso sistema de defesa, ajudando na proteção contra a destruição do colágeno tipo 2 presente nas cartilagens e articulações. 

Diferença #5: Dose

A dose indicada para o consumo também é diferente entre os colágenos hidrolisado e não hidrolisado. 

O colágeno hidrolisado tem a dose definida pela sua especificidade no corpo, podendo variar entre 2,5 g diárias, como é o caso do colágeno Verisol, indicado para  pele, cabelos e unhas até 15 g ao dia, como é o caso do colágeno Bodybalance, indicado para flacidez e aumento de massa magra. 

Já o colágeno não hidrolisado possui uma medida padrão de 40 mg diárias e todos são indicados para a proteção de cartilagens e articulações. 

Diferença #6: Nome das matérias primas dos suplementos

As matérias primas que são utilizadas na fabricação do suplemento podem variar de acordo com a função do produto e com a marca do suplemento, porém existem aquelas matérias primas que são mais conhecidas no mercado por causa da sua qualidade e comprovações científicas. 

Por exemplo, para o colágeno hidrolisado tipo 1 existe o Verisol, o Peptan e o Bodybalance, já para o colágeno não hidrolisado as mais conhecidas são o UC II e o B2Cool.

Diferença #7: Preço

O preço dos suplementos também são diferentes, e estão diretamente relacionados ao processo industrial aplicado na fabricação da matéria prima do produto. Quanto mais tecnologia é necessária na fabricação, mais caro é o produto.

Dessa forma, o colágeno hidrolisado pode ter um custo médio de 165 reais por mês, enquanto o colágeno não hidrolisado é um pouco mais caro, com um custo médio de 230 por mês. 

Conheça os suplementos de colágeno da Vhita!

Diferença entre o Colágeno hidrolisado e o Não hidrolisado – Resumo

Como você pôde perceber, o colágeno hidrolisado e o não hidrolisado são produtos completamente diferentes, a única característica que possuem em comum é o fato de pertencerem à família do colágeno, um grupo composto por mais de 20 proteínas.

Para que serve colágeno hidrolisado?

O colágeno hidrolisado é feito através de quebras realizadas por altas temperaturas e enzimas e, oferece ao corpo a matéria-prima para a fabricação do nosso próprio colágeno tipo 1. 

A dose recomendada para o consumo varia de 2,5 g a 15 g diárias a depender da especificidade do produto e possui custo mensal de 165 reais.

Para que serve colágeno não hidrolisado?

Já o colágeno não hidrolisado não sofre nenhum tipo de quebra, ele é fabricado por um processo de compactação da proteína e atua no corpo através do sistema de defesa protegendo a destruição do colágeno tipo 2. 

A dose recomendada para o consumo diário é de 40 mg e o suplemento custa cerca de 230 reais por mês.

Quer saber mais?

3.6/5 - (8 voto(s))
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × cinco =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.