Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » EPA e DHA proporção | Veja quais são as quantidades certas de ômega 3

EPA e DHA proporção | Veja quais são as quantidades certas de ômega 3

epa dha proporção
4 minutos de leitura

O EPA (ácido eicosapentaenóico) e o DHA (ácido docosahexaenóico) são os 2 tipos de ômega 3 mais estudados, portanto, possuem muitas comprovações científicas de benefícios para a saúde cardiovascular e para a saúde cerebral.

O EPA está mais associado a promover benefícios para a saúde cardiovascular. Enquanto o DHA é visto auxiliar no desenvolvimento cognitivo, envolvendo processos de aprendizagem e memória.

A maioria dos estudos apontam que o mais eficiente é ingerir os EPA e DHA na proporção de 2:1. Em outras palavras, correspondente a necessidade de 2 vezes mais EPA do que DHA.

O EPA e o DHA são os nutrientes que correspondem às concentrações de ômega 3 nos suplementos de óleo de peixe. Portanto, devem estar descritos nos rótulos dos produtos.

Qual a quantidade ideal por dia?

A quantidade de ômega 3 recomendada por dia depende varia de acordo com condições individuais de saúde. Para adultos saudáveis, a recomendação geral é de 1,4 a 2,6g ao dia na proporção de EPA e DHA.

A AHA (American Heart Association) afirma que o necessário para casos em que há histórico familiar de doenças cardiovasculares a recomendação de ômega 3 pode chegar até 5g por dia.

No caso de elevados níveis de triglicérides, por exemplo, a AHA indica o consumo de 2 a 4g de EPA e DHA por dia, quantidade capaz de ser obtida apenas por meio de suplemento com acompanhamento médico ou nutricionista.

EPA e DHA pela alimentação

Os principais alimentos ricos em ômega 3 são os peixes que vivem bem ao fundo do oceano pacífico que se alimentam de microrganismos chamados de fitoplânctons, principais seres produtores do nutriente.

Geralmente, aqui no Brasil consumimos peixes criados em cativeiro e que se alimentam de ração, isso prejudica a qualidade do peixe porque tira deles as condições de armazenamento de ômega 3. 

Dessa forma, mesmo consumindo peixes diariamente, atingir as quantidades recomendadas do consumo de ômega 3 se torna difícil. Além disso, há uma questão importante de saúde pública que vire e mexe vem a mídia, sobre a contaminação dos peixes por metais pesados como o mercúrio.

EPA e DHA pela suplementação

O ômega 3, geralmente, é encontrado em suplementos feitos à base de óleo de peixe, essa informação confunde muitas pessoas, porque o ômega 3 não é a única gordura encontrada no óleo de peixe.

Como dito acima, o EPA e o DHA são tipos de ômega 3 presentes no óleo de peixe, mas o ômega 3 e o óleo de peixe são substâncias diferentes!

O óleo de peixe é a matéria prima que contém vários tipos de gorduras, inclusive ômega 3, o qual, por sua vez, é a gordura que você quer ingerir pela suplementação. 

Dessa forma, entenda que os suplementos de ômega 3 não são 100% feitos de ômega 3, e possuem outros tipos de óleos e gorduras que não são benéficas ao corpo.

Ou seja, o que determina a qualidade da concentração do suplemento de ômega 3 é a quantidade de EPA e DHA. Quanto mais EPA e DHA por 1000 mg de óleo de peixe melhor é a qualidade do suplemento.

Bom, agora que você já sabe quais são as proporções corretas de EPA e DHA no ômega 3, continue com a gente e entenda ainda mais sobre essa substância!

Quer saber mais?

banner omega 3 vhita

Referências

VHITA. Benefícios do ômega 3: Tudo o que você precisa saberBlog Vhita. São Paulo, 21 de maio de 2019.

4.2/5 - (16 voto(s))
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

Marcações:

25 comentários em “EPA e DHA proporção | Veja quais são as quantidades certas de ômega 3”

    1. Alessandra,

      Não entendi seu questionamento.

      Seria referente a dosagem de cada um? A quantidade de ômega 3 recomendada por dia depende varia de acordo com condições individuais de saúde. Para adultos saudáveis, a recomendação geral é de 1,4 a 2,6g ao dia na proporção de EPA e DHA.

      Ficamos à disposição!

  1. Gostaria de saber se é mais benéfico para saude eu tomar 2 capsula do omega 3 com concentraçao de dha e mais 2 com concentraçao em epa, totalizando cerca de 2g de cada substancia por dia

    1. Oii Daniel,

      Obrigada pelo contato,

      A recomendação de quantas cápsulas de ômega 3 tomar ao dia para pessoas saudáveis é o suficiente para alcançar 1200 mg. Bons suplementos oferecem essa dosagem em até 2 cápsulas.

      Doses maiores, são para casos mais específicos e só devem ser consumidos com orientação médica 😊😉

  2. Aqui fala na proporção 2 pra 1 entre EPA e DHA. Vai de encontro com o que ja havia pesquisado antes de consumir Omega 3. Ocorre que atualmente tenho visto marcas conceituadas de ômega 3 com essa proporção ao contrário, mais DHA que EPA (1000 DHA e 400 EPA). Vc sabe me dizer se existem novos estudos sobre o ômega 3 que levou a essa mudança?

    1. Oii Francisco,

      Sim, Existem marcas com as duas opções.

      Tudo depende para qual finalidade você pretende consumir Ômega 3, pois a maior concentração de EPA é importante para saúde cardiovascular e o DHA para quem busca o cuidado com a saúde cerebral. 😉

  3. Bom dia!
    Pra uma pessoa que já possui Alzheimer, o DHA pode ajudar a retardar o avança da doença? Qual a dose diária recomendada para uma pessoa idosa nessa condição? Nesse caso há uma alteração na proporção de consumo entre EPA e DHA?

    1. Oi Diego,

      Ajuda sim, o ômega 3 ajuda na prevenção e no tratamento de doenças cerebrais, como Alzheimer e esquizofrenia, que é comum em idosos.
      No geral, a dose recomendada diariamente é de 1200 mg de ômega 3, mas pode variar de acordo com as necessidades de cada um. Então, procure orientação médica para adequar sua suplementação e garanta os benefícios do ômega 3.

      Se tiver mais dúvidas, ficamos à disposição 🙂

    1. Oi Ademir, tudo bem?

      A quantidade de ômega 3 recomendada por dia depende varia de acordo com condições individuais de saúde 😊

      O que determina a qualidade da concentração do suplemento de ômega 3 é a quantidade de EPA e DHA. Quanto mais EPA e DHA por 1000 mg de óleo de peixe melhor é a qualidade do suplemento.

      Fico à disposição! 😘

  4. Bom dia! Gostaria de saber, porquê este ômega 3 da vital fish não aparece como oa melhores do mercado, já que é o mais completo do mercado?

    1. Oi Paulo, como vai?

      Existem ótimos Ômega 3 no mercado e entre eles o Vital Fish, porém as comparações são feitas com os principais marcas.
      Pode ser que a marca mencionada não estimule muito as vendas do produto! 🙁

      Fico à disposição, bjs! 😘

      1. Ademir,

        Correto, a melhor forma de identificar a qualidade do produto é identificando se além de uma boa concentração, ele tem certificação de pureza e qualidade

        Fico feliz em ajudar! bjs. 😘

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro + 2 =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.