EPA e DHA são dois tipos de ômega 3 e os que mais fornecem benefícios para a nossa saúde.

Mas antes, uma introdução sobre o que é ômega 3, no vídeo da Dra Priscila Gontijo.

Confira neste post o que são esses nutrientes e quais são seus benefícios!

O que são?

EPA e DHA são gorduras poli-insaturadas encontradas em peixes que vivem em águas frias e profundas, tais como: salmão, sardinha, anchova, cavala e arenque, em algas marinhas e algumas sementes, como chia, mostrada e linhaça.

EPA

É o ácido eicosapentaenoico contribui com ação anti-inflamatória por meio da produção de substâncias denominadas prostaglandinas, que atuam na saúde cardiovascular e nos problemas circulatórios

DHA

É o ácido decosahexaenoico beneficia a saúde cerebral, se destacando por sua ação na melhora dos processos cognitivos, como o funcionamento da memória e dos neurônios de forma neuroprotetora. 

Benefícios do EPA, DHA e ALA

Combinação de EPA e DHA

A adequada proporção de EPA e DHA em uma suplementação é de extrema importância para sua absorção e ação no organismo, porém essas proporções podem variar de acordo com o benefício proposto pelo produto.

Função cognitiva

O potencial efeito do ômega 3 na melhora de quadros depressivos tem sido abordado, recentemente, devido à sua atuação na estabilização do humor e da concentração, bem como na formação de membranas, sendo, portanto, um lipídeo essencial ao sistema nervoso central.

Processos alérgicos

Por desempenhar atividades anti-inflamatórias, o ômega 3 age na prevenção e no tratamento de doenças alérgicas, caracterizadas pela produção excessiva de substâncias pró-inflamatórias que propiciam efeitos prejudiciais a diversas funções do organismo.

Quimioprotetor

Os ácidos graxos da classe do ômega 3, em especial, o EPA e o DHA, exercem impacto no processo de carcinogênese, podendo auxiliar a retardar o crescimento de tumores e aumentar a eficácia da radioterapia e de várias drogas quimioterápicas, além de minimizar os efeitos adversos desses tratamentos.

Estéticos

Com sua potente ação anti-inflamatória sobre as células, o ômega 3 auxilia na diminuição dos processos inflamatórios, como acne e celulite, contribuindo de maneira significativa para a redução dessas desordens estéticas.