Para nutricionistas, o mercado tem se tornado cada vez mais saturado diante da emergência de novas tecnologias e profissionais que se divulgam em ferramentas digitais para conquistar pacientes. A análise de concorrência, nesses casos, torna-se fundamental para obter vantagem competitiva.

Desenvolver uma estratégia sólida é imprescindível para que o consultório cresça e se destaque no mercado de nutrição. Para isso, primeiro é preciso conhecer as outras empresas que fazem parte desse mercado, especialmente aquelas que mais se assemelham à sua, isso possibilita uma visão ampliada para desenvolvimento do plano de negócios.

Quer saber mais sobre a importância da análise de concorrência e aprender como fazê-la? Então, continue a ler o post e acompanhe nossas dicas.

Conheça seu serviço e encontre a concorrência

Antes de sair à procura de possíveis concorrentes, é fundamental que o nutricionista tenha uma compreensão aprofundada sobre os serviços que oferece e seus diferenciais. Além disso, estabelecer qual é a média de pacientes que consegue atender, definir seus honorários e avaliar toda a infraestrutura que dispõe, são atitudes que ampliam a visão do negócio.

Em seguida, você pode tomar como base pesquisas de mercado, desenvolvidas por órgãos competentes, e sua própria análise empírica do cenário. Conheça a concorrência frequentada pelos tipos de clientes aos quais você também presta atendimento, saiba quem são os profissionais mais reconhecidos na sua cidade e identifique as forças e fraquezas de cada um para pensar em como criar novas oportunidades.

Entre os aspectos relevantes, destacam-se ainda a importância de saber se a localização em que seus concorrentes se encontram é privilegiada, conhecer os tamanhos das clínicas e sua capacidade de atendimento, avaliar a oferta e demanda e identificar as áreas que concentram mais investimentos.

Considere tanto as maiores referências do setor quanto clínicas menores

Hoje, em se tratando de nutrição, existem diversas empresas e franquias de destaque no Brasil, aliadas a programas completos de bem-estar. Para uma análise de concorrência e melhora de performance, vale a pena considerá-las e identificar as forças que permitem seu crescimento.

Já as clínicas menores, que atendem a grupos específicos de pacientes — como atletas, vegetarianos ou grávidas —, devem ser analisadas de uma perspectiva que reconheça seus diferenciais para fidelizar um público com restrições e necessidades exclusivas.

Acompanhe avaliações de pacientes

A partir das redes sociais e de sites e ferramentas especializadas em divulgar consultórios de nutrição, o nutricionista pode visualizar avaliações e comentários realizados para conhecer a percepção dos pacientes sobre ele: do que gostaram, como se sentiram em relação ao profissional e o que julgaram negativo. 

As opiniões estão entre os indicadores mais importantes para o setor, já que tanto podem gerar indicações, levando novos pacientes motivados por uma abordagem nutricional ou uma dieta bem-sucedida, quanto contraindicações, prejudicando uma reputação em desenvolvimento.

Desenvolva um planejamento estratégico

O próximo passo importante é fazer uma análise dos dados obtidos e dar início ao desenvolvimento de um planejamento que contemple estratégias para que sua clínica possa se destacar, tendo conhecimento aprofundado sobre o mercado.

Nele, é aconselhável incluir um plano de marketing a fim de trabalhar o grau de reconhecimento da marca e fortalecer sua divulgação como consultório bem avaliado, tanto on-line quanto off-line, utilizando todo o conhecimento adquirido por meio da análise de concorrência.

Quer saber mais sobre o tema? Então, acesse nosso artigo e veja algumas dicas de como atrair seus pacientes!