A produtividade não está relacionada apenas a fazer as coisas de maneira rápida, está associada também, a qualidade empregada nesse trabalho. Em outras palavras, produtividade consiste em executar as tarefas de um jeito eficiente, correto e com um tempo otimizado. Por causa disso, entender como ser mais produtivo inclui adotar algumas técnicas.

Ao melhorar sua produtividade, você poderá atender um volume maior de pacientes, fortalecer sua atuação e cumprir as suas metas. Então, ser um nutricionista com alta produtividade é uma das características para se ter um consultório de sucesso. Para descobrir o que fazer, acompanhe os próximos tópicos e veja como ser mais produtivo em 4 passos!

1. Elabore uma lista de tarefas com prioridade

Durante um dia normal de atendimento, é comum ter que executar diversas atividades. Além das consultas que já estão agendadas, é preciso se comunicar com parceiros, falar com a secretária e resolver várias pendências. Para não errar, o ideal é criar e ter sempre por perto uma lista de tarefas.

Descreva tudo que tem que ser feito no dia e, se for necessário, estipule os horários. Defina as prioridades de acordo com a importância e urgência, e sempre comece pelas mais difíceis. Assim, você não precisa perder tempo na tentativa de encontrar o que fazer a seguir.

2. Tenha roteiros de atendimento

Outra dica de como ser mais produtivo no consultório de nutrição é manter o foco no contato com os pacientes. A ideia é criar uma experiência de excelência, mas sem comprometer a sua agenda. Então, a recomendação é elaborar roteiros para: o atendimento presencial e para a assessoria via whats app ou e-mail.

Para os novos pacientes, defina etapas como a avaliação do histórico e a realização de medidas básicas. Para as consultas de retorno, separe os documentos e informações que são necessários.

Ao ter um roteiro bem estruturado, você não deixa nada ser esquecido e consegue criar uma atuação bem prática.

3. Crie hábitos para a rotina do consultório

Invista em estabelecer outros hábitos. É interessante, por exemplo, definir que o fluxo de caixa deve ser feito após o último atendimento. Também vale reservar o horário de almoço para pagar contas e os intervalos entre consultas para responder a e-mails ou usar o Instagram para captar pacientes.

Fazer com que cada etapa tenha o seu horário facilita a organização e evita a multitarefa, que é prejudicial para a produtividade. Além de tudo, é um jeito de garantir que o seu dia útil renda com intensidade.

4. Conte com a tecnologia

A tecnologia é de grande ajuda na missão de como ser mais produtivo. Se for usada corretamente, ela automatiza tarefas e faz com que você tenha menos dificuldade para cumprir as obrigações do dia.

Com um recurso de agenda, por exemplo, você pode ver as consultas marcadas de qualquer lugar e de uma maneira fácil. Já com os aplicativos de mensagens, fica fácil confirmar atendimentos, tirar dúvidas dos pacientes ou falar com parceiros. Um software de gestão, por outro lado, automatiza o fluxo de caixa, o controle de contatos e ainda permite realizar outras funções.

Então, basta selecionar os recursos certos para que a tecnologia se torne uma aliada. Com a automação das tarefas, sobrará tempo livre para dedicar ao que realmente importa.

Com essas dicas, fica fácil desvendar a missão de como ser mais produtivo. Ao final, você aproveitará melhor o seu cotidiano e terá a oportunidade de fazer o seu consultório crescer com intensidade.

Já que o assunto é a produtividade, veja como as tecnologias ajudam a otimizar o tempo e aprenda a usar essas ferramentas a seu favor!