Se sentido cansado ou com dor nos ossos constantemente? Saiba que pode ser seu corpo te alertando sobre a falta de vitamina D.
Infelizmente a falta da vitamina D é um problema de saúde pública mundial. Veja agora quais são os principais sintomas causados pela falta da vitamina D:
Sumário
Causas da Falta de vitamina D
A vitamina D é também conhecida como vitamina do sol, porque muitas pessoas acreditam que a simples exposição solar é suficiente para suprir a sua necessidade de diária.
No entanto, conseguir a vitamina D não é tão simples assim.
Ao contrário do que muitos pensam, não é possível obter a vitamina D 100% pelo sol, e não existem muitas opções de alimentos que sejam fontes de vitamina D.
Muitos fatores podem interferir na produção da vitamina D, como por exemplo, a posição geográfica, a poluição do ar e estação do ano.
Além disso, o uso de protetores solares com o fator acima de 50 e blusas de frio também prejudicam a produção de vitamina D através do sol.
Já os alimentos fontes de vitamina D são os peixes gordurosos como salmão com pele, óleo de fígado de bacalhau e cogumelos.
Além de não serem os alimentos mais consumidos pelos brasileiros, também não oferecem quantidades satisfatórias de vitamina D para suprir a demanda diária do organismo.
A opção mais prática e segura para repor a vitamina D diária é através dos suplementos. Porém por falta de informação ou por condições financeiras, as pessoas não dão tanta importância para o consumo diário dos suplementos.
O resultado disso é que a falta da vitamina D se tornou um problema de saúde mundial. No Brasil o número de casos de deficiência de vitamina D aumentam a cada ano, com picos maiores ao final do inverno.
Sintomas de falta de vitamina D
A falta de vitamina D é nociva à saúde, aumentando significativamente os riscos de desenvolvimento de câncer a médio e longo prazo, osteoporose, alterações cardiovasculares, e doenças autoimunes.
Além de reduzir a imunidade, abrindo brechas para a ação de agentes invasores, como vírus, bactérias e fungos, que podem causar infecções de diversas naturezas.
Embora algumas pessoas sejam assintomáticas quanto à deficiência de vitamina D, os principais sintomas da falta do nutriente no organismo tendem a se apresentar com muita especificidade. Os mais comuns são:
- Retardo do crescimento e arqueamento das pernas em crianças;
- Atraso no nascimento e desenvolvimento dentário do bebê e cáries precoces;
- Fraqueza nos ossos, tornando-os mais vulneráveis à fraturas ou trincas – especialmente os da coluna, caixa torácica, quadril e pernas;
- Dores ósseas e musculares sem causa aparente;
- Sensação constante de fadiga e fraqueza;
- Mal-estar;
- Surgimento de espasmos musculares.
Dores nos ossos e dentes quebradiços
Sem a vitamina D o cálcio não consegue entrar no osso, e isso leva a um mecanismo conhecido como desmineralização óssea.
Então ela é super importante para manter a composição dos ossos saudáveis e um dos primeiros sintomas de falta de vitamina D são dores nos ossos.
Os dentes como são anexos dos ossos, também são ricos em cálcio e outros minerais.
Se notar que seus dentes estão doloridos e com as pontinhas rachadas, investigue como estão os níveis de vitamina D em seu corpo.
Dor muscular ou espasmos musculares
E, da mesma forma que a vitamina D controla a entrada de cálcio nos ossos, ela também controla a entrada do cálcio nas fibras musculares, permitindo ou impedindo o processo de contração muscular.
Então as dores musculares constantes também pode ser um sintoma de falta de vitamina D.
Cansaço frequente
A sensação de cansaço frequente é um típico sintoma de falta de vitamina D. Isso por causa das duas causas citadas anteriormente.
Ossos fracos e músculos com dificuldade de se movimentar leva a sensação de fadiga e cansaço frequente.
Perda de libido ou dificuldade para engravidar
A vitamina D tem uma relação com a produção dos hormônios sexuais.
Inclusive a vitamina D injetável é uma opção de tratamento para fertilização in vitro.
Imunidade fraca
Infecções recorrentes, gripes, resfriados podem ser sinais de falta de vitamina D.
Isso porque a vitamina D tem papel no fortalecimento do sistema de defesa do nosso corpo.
Idade avançada
O simples avanço da idade pode ser um sintoma de falta de vitamina D.
O envelhecimento prejudica algumas funções do corpo, entre as quais estão a produção endógena de vitamina D através do sol.
Como ter certeza que estou com falta de vitamina D?
A melhor forma para ter certeza que você está com falta de vitamina D é através do exame de sangue.
Esse exame detecta os níveis de calcidiol, um tipo de vitamina D encontrada no nosso sangue.
Doenças causadas pela falta de vitamina D
A falta de vitamina D pode causar uma série de doenças, no entanto, algumas são mais famosas do que outras. Confira as principais.
Osteoporose
A vitamina D é responsável pelo processo de captação e indexação do cálcio ao esqueleto humano. Por isso, apenas consumir cálcio não é o suficiente para evitar a osteoporose.
É preciso que haja suficiência de vitamina D para prevenir o surgimento dessa patologia.
Doenças autoimunes
O surgimento de doenças autoimunes, como lúpus, artrite reumatoide, miastenia gravis, Doença de Crohn, esclerose múltipla e muitas outras possuem relação com a falta de vitamina D.
A explicação para isso, é que a falta de vitamina D, leva a uma não produção de uma substância chamada interleucina 10, que por sua vez possui ação de combate natural a patologias autoimunes.
Doenças cardiovasculares
Baixos níveis de vitamina D no organismo, contribuem para um mal funcionamento de vasos sanguíneos, tornando-os mais rígidos.
Isso contribui para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares como hipertensão arterial, doença coronariana e até mesmo insuficiência cardíaca.
Depressão
Há dados mostrando que pessoas diagnosticadas com depressão possuem baixos níveis de vitamina D no organismo, assim como a falta da substância no organismo pode levar ao surgimento de quadros depressivos.
Entretanto, a correlação ainda não é muito bem compreendida pelos pesquisadores.
Diabetes mellitus tipo 2 e aumento do apetite
Baixos níveis de vitamina D já foram associados com o desenvolvimento do diabetes.
A vitamina D atua sob o funcionamento do sistema endócrino, podendo ter ação direta sob alguns hormônios, dentre eles a insulina.
Ao prejudicar a função da insulina, a falta da vitamina D pode afetar diretamente o paladar e o senso de saciedade, fazendo com que a pessoa coma mais e engorde.
Falta de vitamina D engorda?
A vitamina D possui excelente ação anti-inflamatória sobre algumas doenças.
A inflamação crônica, mesmo que leve, prejudica a produção e liberação de hormônios. Isso pode gerar acúmulo de gordura corporal.
A falta de vitamina D ainda pode facilitar o desenvolvimento de hipotireoidismo e diabetes mellitus tipo 2.
Portanto, podemos afirmar que a falta de vitamina D pode contribuir para o ganho de peso de modo indireto, ou seja, sem ser a causa principal, mas colaborando para o aumento do peso.
O que é bom para falta de vitamina D?
A melhor solução para a falta da vitamina D é uma reposição adequada da substância no organismo.
Pode ser feita através de suplementos ou medicamentos de vitamina D, de acordo com os níveis e necessidades individuais de cada um.
Quer saber mais?
Referências
Holick MF. The vitamin D deficiency pandemic: Approaches for diagnosis, treatment and prevention. Rev Endocr Metab Disord. 2017;18(2):153‐165. Disponível neste LINK.
Trehan N, Afonso L, Levine DL, Levy PD. Vitamin D Deficiency, Supplementation, and Cardiovascular Health. Crit Pathw Cardiol. 2017;16(3):109‐118. Disponível neste LINK.
Kennel KA, Drake MT, Hurley DL. Vitamin D deficiency in adults: when to test and how to treat. Mayo Clin Proc. 2010;85(8):752‐758. Disponível neste LINK.
Palacios C, Gonzalez L. Is vitamin D deficiency a major global public health problem?. J Steroid Biochem Mol Biol. 2014;144 Pt A:138‐145. Disponível neste LINK.
Berridge MJ. Vitamin D deficiency accelerates ageing and age-related diseases: a novel hypothesis. J Physiol. 2017;595(22):6825‐6836. Disponível neste LINK.
Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.
Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.
Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.
Estou com problemas de vitamina D, fiz a três meses atrás e no exame deu 6, tomei medicação por três meses e agora ainda está 13,pois o kedico pediu pra refazer depois de três meses, irei consultar amanhã, fiz de td q ele pediu, porém ela não aumenta,o normal seria 30 no indivíduo adulto, não é mesmo? Tô tendo sérios problemas nos dentes e na imunidade…
Sabrina, tudo bem?
Isso mesmo, sua Vitamina D está bem abaixo do esperado. Cada médico tem sua estratégia para nivelar a Vitamina D seu paciente, caso você não sinta confiança recomedamos levar seus exames para outro médico analisar. Estaremos torcendo para que tudo fique bem o quanto antes. 😘
Minha vitamina d esta 17/02 i que renho que fazer pra almentar
Kelly, tudo bem?
Recomendamos que apresente seu exame para um médico de sua confiança, assim ele pode orientar o que você deve fazer para nivelar sua Vitamina D! 🥰
Tenho falta de vitamina D,e não sabia que poderia dá todo esses sintomas, é o que eu sinto.me ajudou muito essa publicação
Eli, tudo bem?
Nossa Vitamina D em cápsulas têm duração de 2 meses, tempo esse que já é possível perceber os resultados, mas tudo depende do seu interesse, pois o consumo recomendado por dia é de 2000 ui, porém em caso de deficiência do nutriente é necessário pelo menos consumir durante 12 semanas para ver o resultado ou aumentar a dose para 4000 ui por dia para melhorias em 4 semanas . Entretanto, para isso recomendamos uma consulta médica para a melhor avaliação e orientação. Como o consumo da vitamina D trata-se de um nutriente e não um remédio, não existe um tempo determinado para o consumo pois a dosagem que você encontra na vitamina D da Vhita (2000 ui) é uma dosagem segura para qualquer indivíduo. Recomendamos que tome uma cápsula de 2000 ui ao dia. 😀
Página do produto – https://www.vhita.com.br/products/vitamina-d-3-capsulas
Minha neta tem 11meses e o médico receitou vitamina d, minha filha administrou até os 6 meses sera que ela precisa fazer novos exames
Raquel, tudo bem?
Temos um contéudo que vai ajudar você – https://blog.vhita.com.br/vitamina-d-para-bebe/ . 🥰