Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Qual a função do colágeno para a nossa saúde?

Qual a função do colágeno para a nossa saúde?

colágeno em pó
3 minutos de leitura

O colágeno é uma proteína encontrada em grande abundância no nosso corpo, representando 25% do total. Temos a capacidade de produzi-lo, mas para isso é necessário que haja “ingredientes” em abundância. Por exemplo, a vitamina C.

Há diversos tipos de colágeno e cada um deles atua em determinada parte do corpo. No geral, a principal função do colágeno é dar sustentação aos tecidos, e junto, a isso oferecer elasticidade. 

É o colágeno que oferece a elasticidade à pele, que dá aquela aparência jovial. Sem ele, ocorre essa elasticidade se perde e as rugas começam a aparecer. É por isso que a proteína está intimamente relacionada com estética e beleza.

Além dessas funções o colágeno também serve para:

  • prevenir desgastes articulares muito comum em atletas;
  • ajuda no tratamento de problemas como artrite e artrose;
  • ajuda no fortalecimento de ligamentos, tendões e cartilagens;
  • auxilia na sustentação dos órgãos;
  • melhora o aspecto da cicatrização de feridas e cortes na pele.

Quando começar a tomar colágeno?

A partir dos 30 anos, a produção dessa proteína diminui e os sintomas da falta de colágeno começam a ser notados, principalmente na pele do rosto que é mais sensível e fica mais exposta ao sol. Por isso, os suplementos podem ser bem úteis nessa fase da vida. 

Após os 50 anos essa queda é acelerada especialmente nas mulheres, por conta da diminuição hormonal causada pela menopausa.

Na verdade, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a partir dos 25 já é importante começar a analisar os níveis de colágeno no organismo e assim, iniciar a suplementação. 

Existem, basicamente, 2 tipos de colágeno: o hidrolisado e o não hidrolisado. A principal diferença é que o colágeno hidrolisado é mais fácil de ser absorvido pelo organismo, pois as fibras são menores e conseguem ser metabolizadas mais facilmente.

Esse colágeno será utilizado em diversas partes do corpo. Portanto seus benefícios se estendem para todos os tecidos que o colágeno atua. Tanto pele quanto articulações ganham com a suplementação da proteína. Isso reduz significativamente as chances de lesões futuras e você fica com o aspecto muito mais jovem.

Além do consumo de colágeno na forma de suplementos, você pode e deve tomar outros cuidados para manter a pele mais jovem. Um deles é usar sempre protetor solar, mesmo que esteja em casa.

Agora que você já sabe a função do colágeno, que tal começar a tomá-lo? É uma ótima forma de cuidar melhor da sua saúde.

Quer saber mais?

3.9/5 - (12 voto(s))
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

24 comentários em “Qual a função do colágeno para a nossa saúde?”

  1. Olá!
    Sou vegetariana e preciso tomar colágeno para articulação e auxílio de dores. Obs: tenho osteopatia.
    Qual a indicação de colágeno para mim?

    1. Oi Malu,

      A melhor indicação é o Colágeno tipo 2, que age diretamente nas articulações e cartilagens, entretanto, por ser uma proteína proveniente de origem animal, acaba sendo um empecilho para veganos e vegetarianos. Mas existem algumas marcas que fabricam, sendo produzidas de outras fontes.
      Procure por indicações de produtos junto com seu médico para entender a melhor marca adequada ao seu caso 🙂

  2. Bom dia tenho 46 anos fui fazer academia e em um só dia os músculos da minha coxa entureceram e não estou andando muito bem será que o colágeno melhoraria a minha musculatura

    1. Oi Maria,

      Para identificar o melhor colágeno para uso, existem alguns pontos a serem analisados.

      1. Defina o objetivo sobre o que você quer melhorar, se o foco será pele, articulações, músculo ou reposição proteica;
      2. Para melhor resultado, prefira produtos feitos com peptídeos bioativos de colágeno tipo 1 ou 2 (não apenas o colágeno hidrolisado inespecífico);
      3. Colágenos com benefícios comprovados cientificamente.

      O consumo geralmente é especificado na embalagem do produto, caso não tenha, entre em contato direto com a marca para orientação.

      Espero ter ajudado, bjs! 😘

  3. Olá, tenho 67 anos a dois anos tirei tumor de mama e depois da quimio e radioterapia estou tomando anastrozol e sinto muitas dores musculares por conta do remédio, posso tomar colágeno, se sim, qual ? Obrigada

  4. Edcleide Maria Magalhães Bezerra

    Todo tipo de colageno possui magnésio é q sou alérgica ao magnésio, tenho fibramiogia qual é o colageno indicado p mim tenho 54 anos me chamo Edcleide sou da Ilha de Itamaracá-PE

  5. Olá, tenho 36 anos e desejo começar tomar colágeno, no caso eu quero um para pele e outro para articulações. Tem algum que faça os dois papéis? Ou é necessário tomar dois específico?

    1. Katiucy, tudo bem?

      Não existe no mercado empresas que investem nas duas finalidades no mesmo produto, devido o custo do produto ( não muda comprando a parte) e público. 🥰

    1. Angela, tudo bem?

      Opa, pode sim! Cada colágeno atuam de forma benéfica para tipos de tecidos diferentes portanto não competem entre si e nem oferecem sobrecarga ao figado, sendo assim, tá liberado tomar mais de um colágeno sem problema! Orientamos apenas que o consumo desses produtos seja feito antes ou depois das principais refeições podendo tomar todos de uma vez tranquilamente em horários alternados ou juntos. É importante testar para saber se dessa forma é mais confortável para você. 💜

  6. Tenho 62 anos, sinto dor nas articulações fui ao médico e foi diagnosticado que estou com osteopenia já tomei aplicação de vitamina D porém ainda sinto dores. Pesquisando encontrei a Vhita. Já comprei, mais tenho dúvidas de qual colageno tomar. Tomei o tipo 2.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × um =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.