Está interessado em investir em aminoácidos essenciais de cadeia ramificada – BCAA, mas deseja saber quanto é preciso desembolsar e qual é a melhor escolha?

Foi feito um estudo comparando as melhores marcas de suplementação.

E as marcas analisadas foram: Vhita, Essential Nutrition, Growth Supplements e Vitafor.

As informações do estudo foram extraídas dos sites das próprias marcas para garantia das informações.

Todos os dados apresentados nesse artigo foram pesquisados no dia 20 de agosto de 2019.

E as informações que o estudo apresenta para a classificação do melhor BCAA de 2019, são:

Mas antes vamos entender mais sobre a dose recomendada e os benefícios do BCAA brevemente. Para aí sim mostrar o comparativo entre as principais marcas do mercado.

Qual a dose recomendada e o resultado do BCAA?

De modo bem breve, baseado em artigos científicos, as doses recomendadas variam de acordo com o peso e tempo de suplementação.

O uso de BCAA ajuda na recuperação da lesão muscular, provocada pelo exercício em praticantes de atividades físicas. Além de manter e ajudar no ganho de massa muscular em populações com carência nutricional de proteínas e aminoácidos.

Como idosos que possuem comprovada deficiência de consumo de nutrientes para a manutenção e ganho de massa muscular, como proteínas e aminoácidos.  

Pensando em complementar a dieta, o consumo de BCAA durante o dia varia de acordo com o peso.

Por exemplo, uma recente revisão sistemática publicada na revista Nutrients, traz a seguinte recomendação: pelo menos 200mg por kg ao dia, e por um longo período.

Ou seja, de acordo com os artigos científicos e profissionais da área da saúde, a suplementação é um recurso utilizado para atingir as grandes recomendações de bcaa e deve ser diária.

Veja a recomendação de BCAA de acordo com a variação do peso:

  • 50-70Kg: 10g- 14g ao dia
  • 70-90Kg: 14g- 18g ao dia
  • 90-120Kg: 18g- 24g ao dia

Esses são os valores mínimos necessários diariamente. E claro, que existem muitos alimentos fontes de BCAA comuns na alimentação.

Como por exemplo: ovos, carnes vermelhas e até o feijão

O que faz com que doses menores de suplementação sejam necessárias em muitos casos. Porém é fundamental avaliar as suas necessidades juntos a um profissional qualificado médico ou nutricionista.

Como saber qual é o melhor BCAA

Nesse artigo, usamos alguns critérios para desenvolver a pontuação do melhor BCAA de 2019.

Como para diversas áreas da saúde, existe a Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva (ISSN), que fornece informações confiáveis para os nutricionistas e demais profissionais da área da saúde. 

Recomendam para o BCAA: 

2g de leucina para praticantes de atividade física (Para atletas de alta performance a recomendação aumenta). E os demais componentes do BCAA (isoleucina e valina) devem estar presentes em menor quantidade, porém proporcionais. 

Exemplo: A proporção de 2:1:1. Essa proporção significa que para 2g de leucina, deve conter 1g de isoleucina e 1g de valina. 

O comparativo feito entre as melhores marcas de BCAA de 2019 foi utilizando a dose de 4g de BCAA na proporção de 2:1:1.

E a partir dessa dose de 4g, foi analisado quantas doses um pote de suplemento fornece e também a qualidade do produto através da presença de certificação internacional do produto.

Para cada teste foi atribuído 1 estrela àqueles que atendiam o critério.

O suplemento com maior número de estrelas, foi considerado o melhor BCAA de 2019!

Concentração de BCAA nas melhores marcas

Como mencionado anteriormente, a concentração de BCAA deve fornecer uma proporção equilibrada entre leucina e os demais componentes do BCAA (isoleucina e valina) 

Por exemplo: 2g de leucina, 1g de isoleucina e 1g de valina = 2:1:1

Ou seja, sempre que encontrar um suplemento de BCAA com a informação 2:1:1 no rótulo, significa que essa é a proporção entre leucina isoleucina e valina.

A leucina sempre estará em maior concentração pois é o principal aminoácido essencial envolvido na estimulação de vias metabólicas anabólicas – aquelas que ajudam na recuperação, manutenção e ganho de massa muscular.

Veja agora o comparativo entre as principais marcas:

Concentração de BCAA

A análise da concentração de BCAA por dose associado a referência da Associação Internacional de Nutrição Esportiva conclui que as marcas: Vhita, Growth e Vitafor foram as melhores classificadas nesse quesito.

 

BCAA com certificado internacional de qualidade

É fundamental que um suplemento nutricional possua pureza, segurança e eficácia comprovados.

Suplementos que não possuem certificações de qualidade, podem não ter qualidade (usar matéria prima de segunda linha e não ter uma composição igual à apresentada nas informações nutricionais).

Por esse motivo, pode não ser um suplemento seguro. Oferecendo riscos a saúde do consumidor. Portanto, empresas preocupadas em ter esse tipo de certificado são consideradas as melhores do mercado.

A matéria prima líder mundial em aminoácidos é a Ajinomoto que fornece o selo: Pure Amino Acid.

Esse selo é a garantia de que desde o início do processo de fabricação da matéria prima até o envase e armazenamento, a Ajinomoto Co. controla toda a cadeia produtiva. Garantindo a qualidade de seus aminoácidos e sendo reconhecida mundialmente como a líder no setor.

Veja a seguir quais são as empresas que possuem esse certificado:

Das 4 marcas analisadas, apenas a Vhita e a Essential Nutrition possuem o selo Pure Amino Acid by Ajinomoto Co. Sendo essas duas marcas consideradas as melhores nesse quesito.

 

BCAA com melhor custo benefício

A análise do custo benefício do BCAA leva em consideração a segurança oferecida pelo suplemento. Levando em consideração sua pureza, segurança e eficácia.

As informações utilizadas para o teste foram: Valor do produto, duração para consumo diário mínimo de 4g de BCAA por porção e o custo por dia.

Porém apesar da marca Growth e Vitafor oferecerem um menor custo, não foi atribuído pontuação por não terem o pré requisito de qualidade.

Como apenas a Vhita e a Essential Nutrition possuem a certificação internacional de qualidade com o selo Pure Amino Acid by Ajinomoco Co., apenas essas duas marcas receberam estrelas nesse critério.

O preço foi equiparado através da recomendação de 4g de BCAA por dose, o suplemento da Vhita dura por 30 dias e apresenta um custo diário de R$4,30. Enquanto 1 unidade de BCAA da Essential Nutrition dura 22 dias e a dose diária sairá por R$5,50.

Compare na imagem a seguir o custo benefício de cada marca, com duração do produto, valor por dose diária de 4g e valor total do suplemento.

Custo benefício BCAA

Então quando falarem de custo benefício, não se deixe enganar apenas pelo valor do produto, ele pode esconder informações importantes.

Busque sempre a opinião de profissionais qualificados, e questione vendedores sobre informações de qualidade do produto. Além de presença de selos internacionais de qualidade, doses recomendadas de acordo com critérios científicos e clínicos.

 

Melhor BCAA de 2019

Ao unirmos as informações do estudo feito com as melhores marcas de BCAA de 2019, concluiram que o BCAA da Vhita apresenta a melhor concentração, qualidade e custo benefício.

Melhor BCAA 2019

BCAA Vhita – Melhor BCAA de 2019

A Vhita é uma empresa que tem ganhado muita visibilidade pelos profissionais da área da saúde, principalmente nutricionistas e médicos. Devido a qualidade de seus produtos, todos com certificações e selos de qualidade. E também por ser considerada uma empresa preocupada em utilizar as melhores matérias primas do mercado.

O BCAA da Vhita possui matéria prima importada e com selo internacional de pureza da Ajinomoto Co.

É de origem 100% não animal (recomendada também para vegetarianos), além de contar com exclusiva tecnologia Ajinomoto Co. de não produzir qualquer tipo de poluente.

Critério esse incluso nos valores da empresa, como a utilização também do selo “eureciclo”, que é um selo certificador referente a logística e reserva das embalagens de empresas de todo o Brasil. Mostrando preocupação com a sustentabilidade e um mundo melhor.

Por fim,

Esperamos que esse artigo tenha sido norteador no momento de avaliação de qual é o melhor BCAA disponível no mercado de 2019. Caso tenha restado alguma dúvida, entre em contato conosco deixando o seu comentário.

Quer saber mais?

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Referências:

JÄGER, Ralf et al. International society of sports nutrition position stand: protein and exercise. Journal of the International Society of Sports Nutrition, v. 14, n. 1, p. 20, 2017.

EBADI, Maryam et al. Sarcopenia in cirrhosis: from pathogenesis to interventions. Journal of Gastroenterology, p. 1-15, 2019.