Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » O que é colesterol? | 6 coisas que você precisa saber!

O que é colesterol? | 6 coisas que você precisa saber!

exame de colesterol
6 minutos de leitura

O que é colesterol? | 6 coisas que você precisa saber!

Você sabia que o colesterol alto no sangue é um fator de risco para doenças do coração? Portanto, se no seu exame de rotina esse exame veio alterado é hora de prestar mais atenção no seu estilo de vida.

Então, no texto de hoje vamos entender (1) o que é colesterol, (2) quais são suas funções, (3) quais são os tipos, (4) qual o valor normal no sangue, (5) o que causa esse aumento e (6) quais cuidados você pode tomar daqui para frente?

O que é colesterol e quais são suas funções?

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, de fato o colesterol é um uma das gorduras mais importantes do ponto de vista fisiológico e clínico, juntamente com os fosfolipídios, os triglicérides e os ácidos graxos.

Embora muitas pessoas acabam associando com algo ruim, o colesterol é essencial para a nossa saúde, tendo algumas funções de extrema importância, vejam:

  • precursor dos hormônios esteroides, dos ácidos biliares e da vitamina D;
  • constituinte da membrana das nossa células, conferindo fluidez;
  • ativação de enzimas nas membranas celulares.

Mas, atenção, mesmo sendo uma gordura importante para a saúde, em excesso tem o potencial de nos causar malefícios. 

 

Tipos de colesterol

Você deve estar se perguntando, mas e todas aquelas frações que vem no exame de rotina?

Antes de mais nada aquelas frações na verdade são as lipoproteínas, ou seja, são associações entre proteínas e lipídeos. De fato as gorduras não se misturam na água, então para serem transportados no nosso sangue, eles precisam das lipoproteínas, que são denominadas de VLDL, LDL, HDL e quilomícron.

Colesterol HDL

HDL vem de High density lipoprotein  = “Lipoproteína de densidade alta“

Esse é o famoso colesterol do bem, pois atua retirando o colesterol dos tecidos e levando ao fígado para serem eliminados. Além disso, seus níveis aumentados no sangue estão associados a uma diminuição do risco de infarto agudo do miocárdio.

Colesterol LDL

LDL vem de Low density lipoprotein  = “Lipoproteína de densidade baixa“

Já o LDL é o famoso colesterol do mal, porque diferente do HDL, ele leva o colesterol do fígado aos tecidos. Além disso, seus níveis aumentados no sangue aumentam o risco de infarto e AVC (acidente vascular cerebral), pois possui afinidade pelas células da parede dos vasos sanguíneos.

O grande problema do LDL é que, quando em excesso, ele vai se depositando nas nossas artérias, sem dar sintomas e assim gradualmente vai formando a chamada placa de ateroma. Essa placa de ateroma vai aumentando de tamanho e então se solta da parede dos nossos vasos podendo entupir os vasos, causando o infarto, AVC ou uma trombose.

Colesterol VLDL

VLDL vem de  Very low density lipoprotein = “Lipoproteína de densidade muito baixa“

Bom, talvez o VLDL não seja tão famoso, mas vem nos exames e algumas pessoas podem ficar em dúvida. A função dele é transportar os triglicerídeos produzidos pelo nosso próprio corpo.

Quilomícron

Geralmente não aparece nos exames, mas essa é a lipoproteína menos densa (mais leve), e sua função é transportar os triglicerídeos vindos da dieta.

Interessante, não é?

 

Colesterol normal

Separamos aqui para você uma tabela dos valores de referência para o exame de colesterol e frações, lembrando que o valor de referência pode ser um pouco diferente a depender do laboratório, mas em geral os valores são muito próximos:

Exame Valor de Referência
Colesterol total inferior a 200 mg/dL
Colesterol HDL superior a 40 mg/dL
Colesterol LDL inferior a 130 mg/dL

Meu exame veio alterado, o que será que pode ter causado essa alteração?

A princípio, as causas do colesterol elevado podem ser:

  • origem genética;
  • decorrente de estilo de vida inadequado (dieta rica em gorduras); 
  • decorrente de algumas doenças;
  • ou ainda como consequência ao uso de alguns medicamentos.

Assim, no texto de hoje vamos falar um pouco mais sobre a influência da dieta que é uma das principais causas e que podemos modificar, mas você pode conferir mais detalhes de cada uma das 4 possíveis causas clicando aqui.

Cerca de 70% do colesterol é produzido pelo nosso próprio corpo, no fígado, enquanto que os outros 30% são provenientes da dieta. Porém, o consumo excessivo de alimentos ricos em gordura estimula o nosso fígado a produzir mais colesterol do que o normal.

Portanto, cuidar da alimentação é essencial tanto para quem já está com esse exame alterado quanto para qualquer pessoa para prevenir. Agora vamos falar mais sobre os cuidados com a dieta.

Meu exame está alterado, quais cuidados eu posso tomar?

Certo, seu exame veio alterado e você está preocupado, mas calma, não entre em pânico. Leva muitos anos para uma placa de ateroma se formar, então agora é a hora de controlar os fatores que aumentam o risco e dessa forma prevenir não só doenças do coração, mas as várias doenças crônicas.

Os cuidados são relativamente simples. O primeiro passo é seguir com o acompanhamento médico, pois o médico te orientará sobre se você vai precisar tomar algum medicamento ou se no seu caso (caso a alteração no exame de sangue seja mínima) apenas deva se preocupar com o estilo de vida.

Em relação ao estilo de vida você deve controlar a glicose, a pressão, parar de fumar e reduzir o peso, em outras palavras, para controlar esses fatores são prática regular de exercícios físicos e alimentação equilibrada!

A consulta com um nutricionista pode te ajudar muito a melhorar a sua alimentação, mas enquanto você não agenda nós vamos adiantar alguns cuidados básicos que você já pode tentar incorporar no seu dia a dia:

Cuidados com a dieta para diminuir o colesterol

Tenha em mente que você deve evitar os alimentos ricos em gorduras ruins e colesterol e fazer substituições por alimentos mais saudáveis.

Por exemplo, você deve preferir mais carnes brancas na semana (peito ou filé de frango ou peixes) e 2 vezes na semana carnes vermelhas magras (lagarto, patinho, etc.); 

Ou seja, evite carnes mais gordurosas.

Do mesmo modo, substitua o leite e seus derivados mais ricos em gordura (versão integral) pelas versões mais magras, desnatado ou semidesnatados. 

Outro aspecto importante da dieta é você incluir alimentos ricos em fibras, presentes nas frutas em geral, verduras e legumes, cereais como aveia, granola, entre outros.

Ainda mais, tente aumentar o colesterol bom através de consumo de ômega 9 presente no azeite de oliva (c utilizar em saladas por exemplo), assim como do consumo de ômega 3, presente em peixes de águas profundas e frias (atum ,arenque, sardinha, salmão, cavala, entre outros) e na linhaça ou na forma de suplementos

Igualmente importante, é evitar e se possível cortar da dieta, o consumo de frituras, embutidos e ultraprocessados em geral.

Por fim, procure um nutricionista para te ajudar a identificar pequenos hábitos alimentares que podem estar fazendo toda a diferença. Afinal com saúde não se brinca.

Quer saber mais?

 

Referências

Sociedade Brasileira de Cardiologia. I Diretriz sobre o consumo de Gorduras e Saúde Cardiovascular. Arq Bras Cardiol. 2013;100(1Supl.3):1-40

Sociedade Brasileira de Cardiologia. Atualização da Diretriz Brasileira de dislipidemias e prevenção de aterosclerose. Arq Bras Cardiol 2017; 109(2Supl.1):1-76 

5/5 - (3 voto(s))
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + treze =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.