O que é ômega 3, para que serve e quais seus benefícios para a saúde?

| | ,

Você já deve ter ouvido falar de ômega 3 e que ele faz bem para a saúde. Quer saber mais sobre esse suplemento tão famoso? Neste artigo você vai descobrir o que é, para que serve o ômega 3 e quais são os seus benefícios. Fique com a gente!

O que é ômega 3?

O ômega 3 é uma gordura boa para o organismo, considerada um ácido graxo, que deve ser consumida através da alimentação ou suplementação, pois não é produzida pelo corpo naturalmente. Ela pode ser encontrada, principalmente, em peixes de água salgada, como o salmão, e em sementes como linhaça e chia.

Para que serve ômega 3?

Existem mais de 30 mil estudos científicos sobre os diversos benefícios do ômega 3. Sua principal função envolve a nossa saúde cerebral, que acaba influenciando todo o nosso corpo.

Os principais benefícios encontrados nesses mais de 30 mil estudos são: melhora da função cerebral, na prevenção de doenças do coração e de alguns tipos de câncer, no tratamento da obesidade, de diabetes, da depressão e na melhora do desempenho físico (1).

Confira mais benefícios:

Benefícios do ômega 3:

  • Atua na produção de células de defesa, fortalecendo o sistema imunológico;
  • Tem ação anti-inflamatória;
  • Auxilia no controle da pressão sanguínea;
  • Diminui os níveis de colesterol ruim;
  • Promove benefícios para a saúde do coração diminuindo os riscos de doenças cardiovasculares, como infarto e parada cardíaca. 
  • Melhora o desenvolvimento e capacidade mental, contribuindo para memória e raciocínio;

  • Facilita a aprendizagem;
  • Auxilia no tratamento de depressão e ansiedade;
  • Ajuda a manter uma boa visão;
  • Diminui os riscos de diabetes;
  • Promove benefícios na gravidez, como diminuir os riscos de complicações na hora do parto e ajuda no desenvolvimento do bebê;
  • Auxilia no tratamento de alguns tipos de câncer.

COMO ESCOLHER UM BOM SUPLEMENTO DE ÔMEGA 3?

  • Fique atento à concentração de DHA e EPA por cápsula, que são os principais componentes de um bom ômega 3, no suplemento.Quanto maior for essa quantidade, mais puro e concentrado é o óleo. 

  •  Veja se o produto é livre de metais pesados, como mercúrio, por exemplo. Pois esses metais podem causar danos sérios a saúde física e mental. Marcas confiáveis possuem certificações de qualidade que comprovam a ausência de metais pesados, como o selo IFOS

Quer saber mais?

Que tal um desconto especial para experimentar um ômega 3 de altíssima qualidade?

 
Anterior

Estudo mostra qual a melhor marca de ômega 3 importado!

Principais benefícios do Colágeno tipo 2

Próximo

10 comentários em “O que é ômega 3, para que serve e quais seus benefícios para a saúde?”

    • Oi Jorge, tudo bem?
      Depende do tipo de suplemento. Se for nutriente tipo o ômega 3, colágeno ou whey protein, e não medicamento, geralmente podem ser tomados juntos sim, sem problema algum.
      Seguimos à disposição no que pudermos ajudar.
      Abraços =)

      Responder
  1. ola boa noite pode se tomar oleo de coco com cartamos em uma capsula e em outra capsula omega 3? estava lendo que para fazer efeito o cartamo tem que ser tomado com omega 3? obrigado

    Responder
    • Bom dia Francisco!
      Como vai?
      Consultamos nossas nutricionistas sobre o assunto. Em resposta elas falaram que caso o seu consumo de óleo de coco e óleo de cartamo não seja uma prescrição médica ou de outro profissional nutricionista deve ser desencorajado.
      Pois até o momento não temos evidências suficientes da sua efetividade para o emagrecimento (elas encaminharam esse artigo também caso queira saber mais sobre o assunto: http://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/view/408/396).
      Além disso, elas ressaltam que a quantidade de cartamo a ser suplementado pensando em emagrecimento, seria maior do que a que você está usando nesse momento, então o ideal seria consultar mesmo um profissional 🙂
      Enquanto o ômega 3 deve ser consumido sim, pois provavelmente o consumo pela alimentação não é suficiente e essa gordura sim possui efeitos benéficos a saúde 🙂
      Se tiver outras dúvidas,
      Estamos a disposição!

      Responder
    • Bom dia Renato!
      Como vai?
      Na verdade elas se complementam, pois o cálcio ajuda no fortalecimento ósseo e o ômega 3 ajuda na melhora da inflamação. Portanto, em quesito ósseo e articulações, um suplemento beneficia o outro.
      Qualquer outra dúvida,
      Estamos a disposição 🙂

      Responder
        • Bom dia Berilo!
          Como vai?
          Não sei se entendi bem a sua pergunta, caso não seja isso, estamos a disposição para melhor explicar 🙂
          Então, a recomendação de ômega 3 varia de acordo com a faixa etária, o sexo e até condições específicas como gestação, doenças cardiovasculares entre outras condições. Mas a recomendação de acordo com a sociedade brasileira de cardiologia, é de cerca de 1200mg ao dia para adultos.
          Sendo esses 1200 de EPA + DHA. No rótulo do suplemento vem descrito quanto é de EPA e quanto é de DHA.
          Agora a recomendação individualizada varia, e o ideal é consultar um médico ou nutricionista para avaliarem juntos qual a recomendação ideal para o seu caso.
          Abraço!

          Responder
    • Boa tarde Ricardo!
      Como vai?
      Segundo a recomendação médica, a alergia a camarão não está relacionada com o ômega 3. Não existe restrições, mas sempre recomendamos uma conversa prévia com o médico para a adequada avaliação 🙂
      Qualquer outra dúvida Ricardo,
      Estamos a disposição!

      Responder

Deixe um comentário