Ômega 3 epa dha 1000 mg | Veja aqui para que serve

| | ,

EPA e DHA são os dois tipos mais comuns de ômega 3 encontrados em alimentos e suplementos. Veja aqui quais são seus benefícios para o corpo humano e as recomendações para consumo.

EPA E DHA: O QUE É?
EPA
DHA
Quantidade recomendada de EPA e DHA

EPA E DHA: O QUE É?

EPA (ácido eicosapentaenóico) e DHA (ácido docosahexaenóico), são os dois principais tipos de ômega 3, de origem animal. Podem ser encontrados em peixes, como salmão e sardinha e óleo de bacalhau. São os principais componentes dos suplementos de ômega 3 e realizam funções importantes no organismo humano.

para que serve EPA e DHA

Esses dois tipos de ômega 3, são gorduras essenciais ao nosso corpo, ou seja, não são produzidas naturalmente pelo organismo, precisando ser consumidas, pela alimentação ou suplementação. Os dois nutrientes exercem funções importantes no corpo.

EPA

O ácido eicosapentaenóico, tem ação anti-inflamatória e atua principalmente no sistema cardiovascular e circulatório, os protegendo e prevenindo doenças como trombose e AVC. Está muito ligado à saúde do coração.

DHA

Já o ácido docosahexaenóico está relacionado com a saúde cerebral. Ele atua no sistema nervoso e confere benefícios à memória e previne doenças cerebrais, como mal de Alzheimer e Parkinson. 

Combinação de EPA e DHA

Para obter todos os benefícios de forma completa, a melhor maneira é tomar esses dois tipos de ômega 3 juntos. Pois ambos realizam funções importantes para o nosso corpo e promovem vários benefícios, essa combinação é muito comum nos suplementos de ômega 3.

Confira a lista com os principais pontos positivos de ambos abaixo:

1- Atua na saúde do coração;

2- Regula a pressão do sangue;

3- Fortalece o sistema nervoso;

4- Protege a visão;

5- Fortalece o sistema de defesa, prevenindo e tratando doenças e alergias;

6- Promove melhoras no humor;

7- Auxilia as habilidades motoras;

8- Atua no tratamento da acne;

9- Previne diabetes gestacionais;

10- Promove um melhor desenvolvimento do feto.

Quantidade recomendada de EPA e DHA

A quantidade de EPA e DHA pode variar, dependendo da necessidade e objetivos de cada um, mas a Associação Americana do Coração (AHA), fez algumas indicações gerais.

  • 500 mg/dia de EPA + DHA para prevenção da saúde.
  • 1000 mg/dia de EPA + DHA para quem possui histórico de doenças cardiovasculares.
  • 2000 a 4000 mg/dia de EPA + DHA para o tratamento dos níveis de triglicérides ou para quem tiver fator de risco para o desenvolvimento de outras doenças cardíacas.

As diretrizes nutricionais recomendam a quantidade de 1200 mg de ômega por dia, para obtenção de seus benefícios. A indicação é que você deve consumir essas gorduras na proporção de 2:1 de EPA/DHA, o que quer dizer que a quantidade de EPA deve ser duas vezes maior do que de DHA

Mas atingir essas quantidades diariamente, não é um trabalho fácil, pois seria necessário, por exemplo, o consumo de um filé de peixe, por dia. Sabemos que os alimentos fontes de ômega 3 não fazem parte do dia a dia da maioria dos brasileiros, por isso, a suplementação é altamente recomendada. 

Mas sempre procure orientação profissional para adequar seu consumo e suprir suas necessidades.

Quer saber mais?

 
Anterior

Educação alimentar e nutricional para os filhos | Veja dicas

Bodybalance bula | Indicações, benefícios e como tomar

Próximo

Deixe um comentário