Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Ômega 3 para cachorro e gato: saiba tudo!

Ômega 3 para cachorro e gato: saiba tudo!

Ômega 3 para cachorro e gato.
6 minutos de leitura

O cuidado com a saúde é indispensável para animais e humanos! Com o tempo, o organismo necessita reforçar o consumo de nutrientes e vitaminas para prevenir a proliferação de doenças. Com rica funcionalidade, o ômega 3 para pets auxilia no funcionamento de diversos órgãos e protege o animal de possíveis problemas com a saúde.

Muitos tutores de animais não sabem, mas os pets podem desenvolver doenças que também afetam os humanos. O Ômega 3, conhecido como “gordura do bem”, é um componente essencial que o corpo não consegue produzir. Por isso, é preciso priorizar a sua ingestão por meio da alimentação saudável ou da ingestão de suplementos para animais.

Quais são os benefícios do Ômega 3 para cães e gatos?

Os benefícios do Ômega 3 para o corpo são diversos, seja ele animal ou humano! Auxilia no transporte do oxigênio, nos processos respiratórios e na regulação hormonal, além de diminuir o risco de doenças cardiovasculares e cerebrais. 

O consumo do Ômega 3 é indicado para cães e gatos de qualquer raça, porte ou idade!

Contudo, é muito importante que a dieta seja estabelecida por um médico veterinário — apenas ele conseguirá oferecer o composto de forma saudável, tendo como base o histórico de doenças e a genética do animal! Assim, conseguirá evitar o desencadeamento da obesidade canina e deixará o pet mais forte e nutrido! 

  • Auxilia no tratamento de inflamações e no sistema imunológico do pet. É um ótimo aliado para animais idosos, com histórico de alergia, problemas articulares e inflamatórios;
  • Estimula o desenvolvimento saudável de animais filhotes, principalmente o funcionamento da retina e do cérebro;
  • Previne alergias crônicas e auxilia no tratamento da dermatite canina;
  • Auxilia tratamentos de câncer e previne a doença;
  • Indicado para a prevenção de doenças cardíacas e renais, que afetam diversos gatos;
  • Auxilia no combate de doenças inflamatórias intestinais, principalmente a síndrome do intestino irritável;
  • Nos felinos ele reduz a incidência de urolitíases, doença que atinge o trato urinário e é muito comum nos gatos.

Quais são os benefícios do Ômega 3 para cães e gatos?

Para que serve o Ômega 3 para cachorros?

Apesar de sua utilização em diversos tratamentos, o Ômega 3 para cachorro não é reconhecido um medicamento para cães, a sua principal atuação é para prevenção de doenças.

A sua utilização é recomendada para filhotes, cães adultos e idosos, já que a substância auxilia no tratamento de doenças comuns em cachorros, como: dermatite canina, câncer, hepatite, displasia de quadril e outras doenças.

Os cachorros também necessitam de cuidados redobrados com a sua saúde! O consumo dos ácidos graxos vai muito além do cuidado com a pelagem do animal, ele atua diretamente no organismo do pet e previne diversas doenças.

Assim como os humanos, os cães podem sofrer com problemas articulares e problemas ósseos.

Além disso, o Ômega 3 atua como antioxidante e possui efeito anti-inflamatório, se tornando um ótimo aliado para os pets, principalmente para os animais idosos, que tendem a sofrer com mais problemas de saúde!

Como dar Ômega 3 para cães?

O cachorro pode consumir o Ômega 3 comercializado para humanos, com ressalva na dosagem. No mercado, é possível encontrar rações Premium e rações Super Premium que possuem o complemento de Ômega 3, ingredientes selecionados e de alto teor nutritivo, oferecendo alimentação equilibrada para cães que necessitam de complementos nutricionais.

Além disso, é possível oferecer o Ômega 3 na formulação de cápsulas, que reúne maior concentração  de nutrientes. As cápsulas são gelatinosas e podem ser consumidas pelos cães sem causar danos para a sua saúde! 

O consumo deve ser recomendado pelo médico veterinário! Médicos indicam o consumo diário de até 1200mg para humanos. Já para os cachorros a dosagem de ômega 3cvaria entre 500mg até 2000mg  ao dia.

Como dar Ômega 3 para gato?

Como dar Ômega 3 para gatos?

Os gatos necessitam de reforços em sua saúde, já que podem sofrer com doenças como: Leucemia Felina, Rinotraqueíte, Obstrução Uretral e Insuficiência Renal. 

O Ômega 3 para gato fortalecerá o funcionamento de diversos órgãos e auxiliará a prevenção de doenças.

Com o tempo, os gatos idosos tendem a sofrer com doenças ósseas e necessitam de regeneradores articulares para o tratamento de artrites, artroses e outros problemas. Por isso, o consumo de Ômega 3 é essencial para a saúde dos felinos.

Além disso, os gatinhos são bem mais criteriosos para o consumo de alimentos. Por isso, é importante estabelecer a dieta com itens que os gatos gostam de consumir ou optar por suplementos e vitaminas de consumo direto.

Assim, ficará muito mais fácil manter o felino saudável!

O modo de utilização do Ômega 3 para cães também é recomendado para os gatos, proporcionando inúmeros benefícios ao felino. Entretanto, o consumo deve ser recomendado pelo médico veterinário.

Quais alimentos ricos em Ômega 3 cães e gatos podem consumir?

Muitos veterinários defendem que cães e gatos absorvem mais nutrientes e vitaminas de fontes de origem animal do que de fontes de origem vegetal! Em geral, é muito importante que cada alimento seja incluído em uma dieta equilibrada para conseguir cumprir  com a sua função nutritiva.

É indicado que cães e gatos consumam alimentos frescos e cozidos sem a adição de tempero.

Muitas pessoas questionam se pode dar atum para cachorro. A resposta é sim! Os peixes Arenque, Atum, Sardinha e Salmão possuem ótima quantidade de ômega 3 e são liberados para o consumo de ambos animais. Entretanto, não é recomendado o consumo excessivo, o consumo de peixes enlatados e o consumo de ossos e espinhos.

Quais são os efeitos colaterais do ômega 3 em animais?

O excesso do Ômega 3 pode causar problemas nos animais. Não devemos nos esquecer que o componente é uma gordura saudável. Logo, apesar dos nutrientes, é muito importante que seja consumido com muita cautela, já que o seu teor calórico pode provocar o excesso de peso no animal.

Para deixar o seu animal saudável, conte com ajuda do Médico Veterinário. Assim, a recomendação de suplementação e dosagem não trará maléfico algum para o seu pet.

Quer saber mais?

Referências

http://publicacoes.unifran.br/index.php/investigacao/article/view/2370/994

https://www.editorastilo.com.br/omega-3-fazendo-a-diferenca-na-alimentacao-de-caes-e-gatos/

https://www.tuasaude.com/alimentos-ricos-em-omega-3/

http://smartfoodsbrasil.com.br/os-beneficios-da-gema-do-ovo/

https://saude.abril.com.br/bem-estar/quais-alimentos-sao-boas-fontes-de-omega-3/

4.6/5 - (5 voto(s))
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

Marcações:

12 comentários em “Ômega 3 para cachorro e gato: saiba tudo!”

  1. Bom dia! Minha gata filhote de 3 meses teve recomendação veterinária para tomar ômega 3, porém o suplemento vem em capsula e ela não toma. Posso furar a capsula e misturar o conteúdo no patê que ela gosta?

    1. Yara,

      Furar uma cápsula pode comprometer a dosagem e a forma como o suplemento é liberado no organismo. As cápsulas são projetadas para liberar os ingredientes de maneira específica no sistema digestivo, garantindo eficácia. Furar a cápsula pode alterar essa liberação controlada. Recomenda-se seguir as instruções de consumo para garantir os benefícios desejados.
      Consulte o veterinário para orientações da melhor forma no momento do consumo.

  2. Tenho uma Yorkshire e ela toma omega 3 desde que apresentou problemas de ureia e dermatite atópca. Desde que iniciou com o omega 3 nunca mais teve problemas de ureia, já a dermatite atópca só pra ajudar no tratamento, pois dermatite não tem cura. Já me dou por satisfeita em resolver 100% o problema da ureia.

    1. Shirlei,

      Obrigada por compartilhar a sua experiência com a gente!
      Que bom que está dando tudo certo por aí e que o suplemento tem ajudado na saúde do seu pet 😍🙏

    1. Oii Lediane,

      Sim, uso contínuo!
      O Ômega 3, conhecido como “gordura do bem”, é um componente essencial que o corpo não consegue produzir. Por isso, é preciso priorizar a sua ingestão por meio da alimentação saudável ou da ingestão de suplementos para animais. 😉

  3. Boa noite. Posso dar Ômega 3 pro meu gato que tem Fiv? Ele já tem 9 anos, e quando tá em crise fica com a gengiva inflamada e tem problemas pra comer ração pura, porquê é muito seca. O médico disse q ele tem q tá sempre com a imunidade boa, mas nunca receitou o Ômega 3. Tira essa minha dúvida, por favor. Obrigada.

    1. Oi Pri,

      Não tem nenhuma contraindicação para o consumo, mas o ideal é que o consumo seja feito sob orientação de um veterinário, para que ele possa receitar a dosagem correta! 😉🤩

  4. Tenho um cão SRD com 25 anos .Está bem velhinho mas come bem. Tem o coração aumentado e toma Pressat 2 MG para pressão alta. O veterinário receitou Ômega 3 da unilife 700 MG. 2 cápsulas por dia.
    Só gostaria de uma segunda opinião é seguro dar o Ômega 3 com a idade que ele tem?

    1. Honeth, tudo bem?

      Se foi recomendado pelo veterinário é porque existe a necessidade, neste caso aconselhamos seguir com o consumo. Lembrando que a recomendação de Ômega 3 pode variar de cachorro para cachorro, por isso o ideal é consumir o suplemento com uma orientação médica. 🥰

  5. ÔMEGA 3 D ‘VHITA’ ESPECIFICADA NO BLOG, É APENAS PARA HUMANOS OU PODE SER ADMINISTRADA PARA OS PETS (CÃES E GATOS) TAMBÉM? SE NÃO, PODEM DAR-ME DICAS DE ONDE COMPRAR OU A MELHOR MARCA?
    gOSTEI MUITO DO BLOG, EXPLICAÇÕES DE EXCELÊNCIA.

    1. Célia, tudo bem?

      O Ômega 3 Vhita pode ser consumidos por pets também, recomendamos 1 cápsula por dia. Curiosidade: Temos muitos clientes pets e eles adoram estourar a cápsula na boca (muito fofo). 🥰💜

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze − seis =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.