Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Ômega 3 para crianças: benefícios, idade e como tomar

Ômega 3 para crianças: benefícios, idade e como tomar

ômega 3 kids
4 minutos de leitura

O ômega 3 para crianças é tão importante durante o desenvolvimento que a sua deficiência pode prejudicar características atribuídas à inteligência, fala e audição. O nutriente atua de forma específica no bom desenvolvimento das funções cognitivas das crianças. 

Seu consumo não tem contraindicações, portanto crianças podem tomar ômega 3, sendo o uso recomendado para qualquer idade ou condição de saúde. Então, as futuras mamães também podem tomar o suplemento durante a gestação. 

Aliás, a suplementação é amplamente recomendada, porque a maioria de nós, não consegue obter as quantidade mínimas dele todos os dias, apenas por meio dos alimentos. Porque, de modo geral, assim como os adultos, as crianças também não conseguem consumir em quantidade adequada.

Ômega 3 para crianças de 9 a 12 meses

Dos 9 aos 12 meses, a criança deixa de se alimentar só de leite e passa a comer cada vez mais comida igual à da família. 

Lembrando que se você não come peixe todos os dias, com certeza tem risco de deficiência do nutriente. Então, cuidado! Nessa idade, a suplementação pode ajudar a criança a ficar mais esperta e atenta nas brincadeiras, além de protegê-la contra pressão alta, então conheça os suplementos de ômega 3 da Vhita! 

Outra ponto é em relação a imunidade. O consumo do ômega 3 nessa fase pode deixar a criança mais resistente a gripes e resfriados, doenças bem frequentes da idade.

Ômega 3 para crianças de 1 a 4 anos

A partir de 1 ano, até os 4 anos de idade, é a fase em que a criança começa a andar e a falar.

Corresponde aquela fase incrível em que ficamos na expectativa de qual palavra vai falar primeiro, bem como será seu repertório de frases ou palavras originais, algumas tão originais que só os pais entendem!

Nessa fase, o nutriente é um importante aliado. Ele pode ajudar tanto no desenvolvimento da audição quanto da fala. Ou seja, ele auxilia na melhora da capacidade da criança de escutar, e ainda pode facilitar seu vocabulário, isto é, a forma como ela aprende novas palavras. 

Ômega 3 para crianças de 7 a 12 anos

Dos 7 aos 12 anos, é a fase em que as crianças iniciam a alfabetização. As crianças vão para a escola, começam a ler e a escrever, e interagem fortemente com outras crianças. 

Nessa fase devemos observar as características que possam prejudicar o aprendizado e a interação. Como a dificuldade que algumas crianças podem ter para se concentrar e de manter o foco, ou ainda o comportamento hiperativo e mudanças bruscas no humor.

Novamente, o ômega 3 se mostra como um aliado. Pesquisas apontam que o seu consumo regular pode ajudar a aumentar o tempo de leitura e reduzir a ansiedade nessas crianças. 

Nenhum efeito adverso da suplementação de ômega 3 para o público infantil foi observado até então para a saúde, sendo segura e recomendada com doses entre 500 mg a 1000 mg ao dia.

Ômega 3 no Transtorno do Espectro Autista (TEA)

O consumo do ômega 3 em crianças com TEA tem diversos benefícios. Como melhora na hiperatividade, melhora de sinais de cansaço e reações típicas como, por exemplo, a repetição contínua de movimentos.

O estudo apenas não apontou melhora no parâmetro de resposta social, apesar de melhorar os demais sintomas.

O quanto tomar varia de acordo com a faixa etária, por isso, é importante conversar com seu médico ou nutricionista antes de iniciar a suplementação. Além de te indicar a dose correta, ele ainda pode te ajudar a observar na hora de escolher um bom produto. Pois, afinal, nem todas as marcas são iguais. 

Quer saber mais?

Referências:

GONZÁLEZ, FE; BÁEZ, RV. IN TIME: Importância dos ômega 3 na nutrição infantil. Revista Paulista de Pediatria, v. 35, n. 1, p. 3-4, 2017.

CHENG, Yu-Shian et al. Supplementation of omega 3 fatty acids may improve hyperactivity, lethargy, and stereotypy in children with autism spectrum disorders: A meta-analysis of randomized controlled trials. Neuropsychiatric disease and treatment, v. 13, p. 2531, 2017.

VHITA. Benefícios do ômega 3: Tudo o que você precisa saber. Blog Vhita. São Paulo, 21 de maio de 2019. 

3.9/5 - (20 voto(s))
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 5 =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.