Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Ômega 3 tem contraindicação? | Entenda aqui as indicações e benefícios!

Ômega 3 tem contraindicação? | Entenda aqui as indicações e benefícios!

mulher pensando se vale a pena tomar magnésio
4 minutos de leitura

O ômega 3 é uma substância natural, presente em alimentos. Por isso, as contraindicações para suplementação são poucas, mas existem alguns quadros que precisam de atenção

O ômega 3 é contraindicado para:

  • Indivíduos com problemas de coagulação;
  • Portadores de hemofilia;
  • Próteses cardíacas;
  • Pessoas com alergia a peixes e frutos do mar.

Os suplementos também podem oferecer risco pela falta de qualidade do produto. Dessa forma, é indispensável entender sobre a origem, a concentração e os riscos dos suplementos disponíveis no mercado.

Porém, além das contraindicações do ômega 3, existem certas polêmicas envolvendo esse nutriente. Esclarecemos algumas da principais dúvidas a seguir!

1. O ômega 3 faz mal para o fígado?

Não. Pelo contrário, o ômega 3 inclusive melhora o grau da esteatose hepática, doença que envolve o acúmulo de gordura no fígado.

Porém, vale ressaltar que, para casos graves de gordura no fígado, o ômega 3 não é um tratamento efetivo, ou seja, a suplementação de ômega 3 diminui a inflamação e a gordura apenas nos casos leves e moderados da doença.

Mas a recomendação é sempre trabalhar a prevenção em vez do tratamento.

2. Ômega 3 pode causar sangramento?

Toda essa polêmica em relação ao risco do sangramento na verdade surgiu a partir de um benefício do ômega 3.

Assim como existem medicamentos com um efeito chamado pró trombótico e antiplaquetário, ou seja, com o intuito de prevenir a trombose e evitar o entupimento de veias e artérias, o ômega 3 também possui esse efeito.

Porém, um efeito colateral de medicamentos para esses problemas, como a aspirina e a heparina, por exemplo, é o maior risco de sangramentos.

Mas no caso do ômega 3, que nada mais é que um nutriente, o que se sabe é que esse risco de sangramento está associado apenas para pessoas com o estado de saúde comprometido.

Portanto, pensando em todos os benefícios cardiovasculares, o suplemento de ômega 3 ainda é considerado um protetor da saúde cardiovascular.

Além disso, ômega 3 é seguro para a grande parcela da população com relação ao risco de sangramento.

3. Gestante possui contraindicação para ômega 3?

No caso das gestantes, elas podem obter muitos benefícios comprovados pela ciência.

Por exemplo, menor tempo de internação após o parto, o nascimento do filho com um peso considerado ideal, menor chance de desnutrição da criança, bom desenvolvimento cognitivo, e ainda efeito protetor ao longo da vida sobre o sistema nervoso e doenças neurodegenerativas.

Agora o alerta, nem todos os suplementos de ômega 3 são confiáveis.

Primeiramente, para evitar a contaminação por metais pesados, fique atento se a marca possui certificações internacionais comprovando ser livre de metais pesados.

Empresas transparentes e de credibilidade estão preocupadas em mostrar esse cuidado com o consumidor. Portanto, se não encontrou essa informação, procure por outra marca.

Indicações para o uso de ômega 3

O ômega 3 é conhecido por auxiliar no controle do colesterol ruim x colesterol bom, por aumentar o colesterol bom. Além disso ele é importante para prevenir doenças crônicas não transmissíveis, principalmente pela sua ação anti-inflamatória.

Também, o ômega 3 faz parte da bainha de mielina das células neurais, facilitando o desenvolvimento cognitivo e processos de aprendizagem.

Alimentos com ômega 3 são suficientes?

Os alimentos com ômega 3 mais conhecidos são os peixes de águas frias, como salmão, sardinha, anchova e arenque, e também as nozes e amêndoas e sementes como a linhaça.

É bem comum que as pessoas não consigam atingir as quantidades necessárias diárias de ômega 3 apenas através dos alimentos.

Por essa razão, a suplementação é cada vez mais frequente, sendo uma excelente alternativa para a adequação e manutenção da regularidade do consumo diário de ômega 3.  

Portanto, com alguns cuidados, o ômega 3 não possui contra indicações. Além de promover benefícios para todo o organismo.

Quer saber mais?

Referências:

THOTA, Rohith N. et al. Science behind the cardio-metabolic benefits of omega-3 polyunsaturated fatty acids: Biochemical effects vs. clinical outcomes. Food & function, v. 9, n. 7, p. 3576-3596, 2018.

WILSON, Nina A. et al. Gestational age and maternal status of DHA and other polyunsaturated fatty acids in pregnancy: A systematic reviewProstaglandins, Leukotrienes and Essential Fatty Acids, v. 144, p. 16-31, 2019.

3.8/5 - (9 voto(s))
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

Marcações:

63 comentários em “Ômega 3 tem contraindicação? | Entenda aqui as indicações e benefícios!”

    1. Edna Franca Merelim Pereira

      Também tomo remédio de pressão alta. Losartana 50 mg e atenolol 25 mg e Idapamida 1,5mg o puran é 75mcg, glifage XR 500mg. Lavitan mulher.
      Todos passados pelo Endocrinologista. Obrigada.

    2. Edna, tudo bem ?

      O ômega 3 é uma gordura essencial, ou seja, precisa ser consumida através da alimentação. Seu principal benefício envolve uma ação anti-inflamatória, servindo para melhorar a saúde através de diversas maneiras, inclusive combatendo as dores musculares.

      Para os ossos recomendamos o Agilplus Vhita que é um colágeno tipo 2 especifico para articulações e cartilagens. Da uma olhadinha na página do produto – https://www.vhita.com.br/products/collagen-move-colageno-tipo-2-e-tipo-1

  1. Queria saber se posso tomar suplemento de ómega3, com aspirina 100 e 1/2 comprimido para o colestrol é o Atozet, porque fui operada ás coronárias. Grata pela informação.

    1. Greicinely, tudo bem?

      Não conhecemos essa marca. Mas o consumo de ômega 3 é mundialmente reconhecido para o controle de fatores de risco que levam a doença cardiovasculares, como por exemplo a pressão alta. O resultado disso é a melhora do sistema circulatório e regulação da pressão arterial. Portanto você pode ingerir o ômega 3 mesmo tomando remédio de pressão arterial. Nesse caso, recomendamos o consumo de de 2 cápsulas do nosso ômega 3 em qualquer momento do dia.

      Dá uma olhadinha no produto Vhita – https://www.vhita.com.br/products/omega-3-capsulas

  2. Nao foi encontrado estudo ou teste que omega 3 interfira com anticoagulantes. Mas, também acredito que o médico deve ser consultado. Porque cada caso é um caso. Exemplo: pessoa acamada, pós operada, com diversos medicamentos, penso não ser conveniente tomar omega 3. Obrigado pelas aplicações .

  3. Márcia José da Silva

    Boa noite tem excesso de ácido úrico no sangue, e ouvi falar que pessoas com esse problema não podem comer peixe, e realmente quando consumo peixe os sintomas ficam mais evidentes. Posso consumir o ômega 3 normalmente?

    1. Márcia, tudo bem?

      O ômega 3 é contraindicado para indivíduos para alérgicos a peixe, pois é extraído do animal. Em pessoas com hemofilia ou que tenham qualquer outro problema relacionado a coagulação sanguínea, gestantes e pessoas com prótese cardíaca é recomendado o consumo com acompanhamento médico ou nutricional, evitando a auto suplementação.?

    1. Maristela, o ômega 3 é contraindicado para indivíduos para alérgicos a peixe, pois é extraído do animal. E para pessoas com alergias a crustáceos. Em pessoas com hemofilia ou que tenham qualquer outro problema relacionado a coagulação sanguínea, gestantes e pessoas com prótese cardíaca é recomendado o consumo com acompanhamento médico ou nutricional, evitando a auto suplementação. 🙂

  4. Um conhecido comentou q deixou de tomar omega 3 por ter tomado conhecimento de que causa câncer de próstata. Embora eu não tenha confiado, fica a dúvida: existe algum fundamento nisso?

    1. Daysi, tudo bem por aí?

      Muito pelo contrário! Vitamina D e óleo de peixe (ômega 3), trazem basicamente a mesma função para o organismo: são agentes que combatem a inflamação. A formação de qualquer tipo de tumor maligno tem uma relação forte com um processo de inflamação desenvolvido pelo corpo. O processo inflamatório constante e intenso pode ser um dos vários fatores que desencadeiam o desenvolvimento de algum tipo de câncer em algum tecido do corpo. Além disso, a própria manifestação do câncer pode ser responsável pelo aumento da produção de marcadores inflamatórios no organismo humano. O consumo de ômega 3 e vitamina D devem estar inserido em um contexto de alimentação balanceada, que é a base para qualquer tratamento clínico de sucesso. Por isso, orientação nutricional, suplementação adequada de ômega 3 e tratamento médico devem andar juntos. Temos um artigo em nosso blog que pode te dar mais informações sobre esse assunto, veja: https://blog.vhita.com.br/omega-3-tudo-o-que-voce-precisa-saber/

  5. Ola.boa tarde,peguei dengue fui ao medico uma semana depois minhas plaquetas estava normais,porem minha imunidade estava baixa .ele me receitou supl.vitaminico omegAz.qndo comecei a tomar comecei a ter problemas no estomago como refluxo estou tomando remedio e nao esta melhorando sera q pode ser por conta do suplemento,..aguardo resposta.pois vi uma materia q dizia q causa problemas gastrointestinais .aguardo resposta obg ..

    1. Oii Cleuza, tudo bem?

      O que pode te ajudar nesta queimação seria tomar as cápsulas geladas, isso vai ajudar super a acalmar a queimação do estômago! Mas, antes de qualquer coisa, melhor retornar o contato com sua médica! Ela quem vai orienta-lá melhor =)

    1. Olá Cristina, tudo bem?

      O ômega 3 é contraindicado para indivíduos com hemofilia ou que tenham qualquer outro problema relacionado a coagulação sanguínea, para gestantes sem acompanhamento médico ou de nutricionista e para alérgicos a peixe, pois é extraído do animal. Pessoas com prótese cardíaca também devem evitar o consumo do nutriente. 🙂

  6. Boa noite.Tenho cardiopatia esquemica e minha nutricionista me receitou.Só que como remedios pra controlar a pressão arterial.No terceiro dia q tomei.Minha pressão baixou muito e encostou no resultado.Foi a 90 ×70 fiquei muito mal e com a cor amarelada.Tive sensação de desmaio.Tive q colocar sal embaixo da língua pra não desmaiar.Como isso foi possível. Já q não tem contra indicacão?

    1. Bom dia Marilene, tudo bem?

      O ômega 3 não tem contraindicação. O ômega 3 é um nutriente, uma gordura boa que faz parte dos alimentos, e não é um remédio.
      Não foi o ômega 3 que te causou esses sintomas. Apenas os medicamentos são capazes de atuar de forma tão rápida no metabolismo causando algum tipo de desconforto.

      Coincidentemente isso aconteceu 3 dias depois que você iniciou a suplementação com ômega 3, porém você precisa investigar outras variáveis como temperatura, alimentação e a dose dos remédios que toma. E o mais importante, consultar seu nutricionista ou médico para entender a real causa desse episódio desconfortável.

      Sigo à disposição se puder ajudar com mais alguma informação.

    1. Boa tarde Janete, tudo bem?

      Pode sim. Não há contraindicação de consumo de ômega 3 para baixa de plaquetas. Pelo contrário, o consumo regular de ômega 3 ajuda a fortalecer o sistema imunológico.
      Seguimos à disposição se pudermos ajudar com mais alguma informação.
      Abraços,

  7. Adilson Vaz Leguissamo

    Comentei com meu cardiologista sobre as qualidades fo Omega 3 e disse-me ele que não existe comprovação cientīfica de que esse produto faça bem a saūde.

    1. Bom dia Adilson,
      Como vai?
      Acreditamos que o seu cardiologista ainda não pesquisou sobre o assunto. Porque ao colocarmos na principal fonte de conteúdo científico na área da saúde, o site Pubmed, encontramos mais de 30 mil artigos científicos envolvendo a suplementação de ômega 3 para a saúde cardiovascular.

      Caso retorne nesse médico, segue algumas recomendações de estudos para atualização profissional:
      1. RIZOS, Evangelos C. et al. Association between omega-3 fatty acid supplementation and risk of major cardiovascular disease events: a systematic review and meta-analysis. Jama, v. 308, n. 10, p. 1024-1033, 2012.
      2. JUMP, Donald B.; DEPNER, Christopher M.; TRIPATHY, Sasmita. Omega-3 fatty acid supplementation and cardiovascular disease Thematic Review Series: New lipid and lipoprotein targets for the treatment of cardiometabolic diseases. Journal of lipid research, v. 53, n. 12, p. 2525-2545, 2012.

      E, artigos em português:
      1. SANTOS, Raul D. et al. I Diretriz sobre o consumo de gorduras e saúde cardiovascular. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, v. 100, n. 1, p. 1-40, 2013.
      2. SPOSITO, Andrei C. et al. IV Diretriz brasileira sobre dislipidemias e prevenção da aterosclerose: Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, v. 88, p. 2-19, 2007. (Esse artigo é inclusive da categoria médica a qual ele pertence :))
      3. GOMES, Raimundo Nonato Silva et al. Ácido graxo ômega-3 na prevenção e tratamento da hipertensão arterial sistêmica. Higiene Alimentar, v. 30, n. 256, p. 33-37, 2016.
      4. SILVA, Isabela Mendonça da. Ácidos graxos poli-insaturados ômega-3: eficácia na prevenção e tratamento da hipertrigliceridemia. 2017.

      Acreditamos que esses artigos já irão trazer as informações que esse profissional precisa para adequar sua conduta profissional afim de promover estratégias nutricionais eficientes para a saúde dos seus pacientes 🙂
      Qualquer outra dúvida Adilson,
      Estamos a disposição!

  8. Obrigada pelas informações Vhita!
    Sou gestante e estou mais segura em começar sabendo que o ômega 3 não possui contra indicação. Qual marca vocês recomendam?

  9. Adorei a tabela explicando sobre as quantidades em cada alimento, mas em cápsula é tão mais fácil de tomar! hahahahah e o desenho da família também ficou super legal 🙂

    1. Obrigada Alice *__*
      Praticidade hoje em dia é todo! Ficamos felizes em ver que pra você não há problema algum em suplementar, sua saúde agradece rs
      E muito obrigada, nossa desing é incrível *__*
      Continue nos acompanhando e sempre que quiser, nos deixe um comentário!
      Ficaremos muito felizes em te responder =)

      1. Gostaria de saber quem tem ferritina alta pode tomar ômega 3 Gostaria de comprar, porém só vou retornar a consulta em janeiro, pra eu perguntar o médico

        1. Zeli, tudo bem?

          o ômega 3 é contraindicado para indivíduos alérgicos a peixe e crustáceos, pois é extraído do animal. Em pessoas com hemofilia ou que tenham qualquer outro problema relacionado a coagulação sanguínea, gestantes e pessoas com prótese cardíaca é recomendado o consumo com acompanhamento médico ou nutricional, evitando a auto suplementação. No seu caso sempre procure a opinião de um médico após a analise dos examenes e caso ele libere, aí não tem problema! 🥰

    2. Bom dia. Recebi o compilado de informações sobre w3, sou nutricionista e quanto a contra-indicação vi que foi publicado a orientação de que: “indivíduos com problemas de coagulação, portadores de hemofilia, próteses cardíacas, gestantes e lactantes precisam ter mais cuidado com o consumo e, principalmente, cuidado com os níveis do nutriente que irão ingerir” porém acho arriscado esta informação, uma vez que a suplementação dos ômegas é contra-indicada nestes casos de pacientes com transtornos de coagulação, uso de anticoagulantes e anti-agregantes plaquetários ou subnmetidos à cirurgias, pensando na questão sangramento, potencialização do efeito anticoagulante.
      O que vemos na literarura e praticamos na clínica é de não suplementar estes pacientes, mas obter este nutriente através da alimentação e não da suplementação.
      Me preocupa a população leiga verificar estas infornmações e utilizar sem o acompanhamento de profissional qualificado.

      Agradeço desde já a atenção e me desculpe enviar minha opinião, mas vejo muitos destes pacientes fazendo o uso indiscriminado quando na verdade é necessário ser prescrito e orientado.

      Abraços

      1. Boa tarde Dra. Gisele, tudo bem?

        O objetivo dos nossos artigos é passar informação de qualidade em uma linguagem simples para todos que buscam por ela. É muito bom receber esse feedback para podermos melhorar a escrita ou o conteúdo, de forma que não deixemos espaço para interpretações erradas a nossa ideia. Obrigado pela sua opinião, sempre que puder e quiser, compartilhe conosco! Iremos avaliar o conteúdo.

        Na literatura existem muitos artigos com opiniões diversas sobre os efeitos da suplementação de ômega 3. Mas, infelizmente, mesmo que na clínica tenha limitações consolidadas sobre essa suplementação, não há nenhum documento regulamentado que proíba o uso do ômega 3 para qualquer grupo específico.

        Sabemos dos estudos que contra indicam o uso, e, por isso, como você mesma transcreveu do nosso artigo, usamos a palavra “cuidado” para alguns grupos específicos. Além disso, entendemos que cada caso é um caso, e ressaltamos a importância da avaliação de especialista antes do consumo do ômega 3 pela suplementação para qualquer indivíduo, e não apenas para quem tem problemas de coagulação.

        O mais próximo que temos de um consenso sobre indicações da suplementação de ômega 3, é o que a sociedade americana do coração e a organização mundial da saúde preconiza. Ambos os órgãos não possuem documento para respaldar a informação que a suplementação é conta indicada para qualquer grupo populacional.

        Abraços,

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    dez + catorze =


    The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.