O valor de um produto comparado aos seus concorrentes é um dos fatores que mais consideramos no momento da decisão da compra, não é verdade? Mas entenda que no caso de suplementos alimentares, o preço é importante, porém não deve ser o atributo fundamental para a decisão.
Suplementos com preços muito abaixo da média do mercado são, na maioria das vezes, de baixíssima qualidade e podem resultar em graves problemas de saúde se consumidos à longo prazo.
O aumento pela demanda por suplementos de vitamina D fez com que muitas marcas passassem a incluir esse produto em seu portfólio. E, diante de tantas opções disponíveis, quando não sabemos o que avaliar no momento da compra, optamos pelo mais barato.
Entenda aqui qual é a média de preço da vitamina D e veja 6 dicas sobre o que você precisa avaliar para escolher o melhor suplemento de vitamina D para sua saúde:
Benefícios da vitamina D
Sumário
- 1 Vitamina D preço
- 2 1ª Dica: Vitamina D de origem animal ou vegetal?
- 3 2ª Dica: Verifique a composição do suplemento de Vitamina D
- 4 3ª Dica: Escolha o suplemento com a melhor concentração de Vitamina D
- 5 4ª Dica: Versão em cápsulas da Vitamina D
- 6 5ª Dica: Observe a presença de selos e certificados de qualidade internacional
- 7 6ª Dica: Prefira uma Vitamina D sem aditivos artificiais e zero calorias
- 8 Resumo: Como escolher uma boa vitamina D ?
Vitamina D preço
A média do valor para bons suplementos de vitamina D atualmente é de R$ 32,00 para 1 mês de rendimento, ou seja, para o consumo por 1 mês.
Desconfie de marcas com valores muito abaixo da média e use as dicas à seguir para avaliar a qualidade do produto e escolher o suplemento de vitamina D com melhor custo benefício para a sua saúde física e financeira!
1ª Dica: Vitamina D de origem animal ou vegetal?
A Vitamina D pode ser de origem vegetal (Vitamina D2), ou animal (Vitamina D3). Alguns especialistas apontam a vitamina D3 como sendo a de melhor absorção, porém isso não é um consenso ainda entre os pesquisadores e profissionais.
Alguns estudos apontam que independente da origem, os dois tipos de Vitamina D são igualmente absorvidos e metabolizados, portanto, a origem da vitamina D ainda não é tão relevante na hora de escolher o melhor suplemento.
2ª Dica: Verifique a composição do suplemento de Vitamina D
A melhor vitamina D deve conter em sua fórmula o menor número de ingredientes possível, com, por exemplo:
- Colecalciferol (Vitamina D) com 2000 UI – Melhor dose para esse tipo de suplemento;
- Óleo de soja (Necessário para melhor absorção).
O óleo de soja é fundamental para o organismo aproveitar a vitamina D, já que essa vitamina é melhor absorvida quando consumida junto à uma gordura.
Mas atenção! Algumas marcas adicionam diversos outros ingredientes, conhecidos como aditivos alimentares. Como por exemplo:
- Regulador de acidez fosfato dicálcio
- Desintegrante croscarmelose
- Lubrificante estearato de magnésio vegetal
- Antiumectante sílica
Nenhum deles são necessários no suplemento de vitamina D.
3ª Dica: Escolha o suplemento com a melhor concentração de Vitamina D
Existem diversas concentrações para os suplementos de Vitamina D que variam entre 200 a 2000 UI por porção.
A concentração de 2000 UI corresponde a 0,08 g de vitamina D, sendo a máxima concentração permitida para os suplementos com base nas diretrizes internacionais de nutrição, atualizada pela última vez em 2006.
Para alguns nutrientes, como é o caso da vitamina D, as diretrizes precisam ser reavaliadas, pois os estudos mostram que a recomendação está ultrapassada e deveria ser maior do que o permitido para os suplementos.
Por este motivo, atualmente, o melhor suplemento de vitamina D é aquele com a concentração máxima de 2000 UI, sendo o consumo da porção (número de cápsulas) melhor indicado por um profissional da saúde após avaliação da sua necessidade, em que geralmente a sugestão é de 2 porções ao dia (= 4000 UI). Porém cada caso é um caso.
Para a manutenção da saúde e prevenção da deficiência de vitamina D no sangue, 2000 UI ao dia pode ser suficiente.
4ª Dica: Versão em cápsulas da Vitamina D
A melhor vitamina D é aquela em cápsulas. Pois é a única que permite a adição do óleo de soja a vitamina, que é fundamental para a melhor absorção da vitamina D.
Devido a característica lipossolúvel da vitamina D ela se mistura apenas em gordura, e atualmente o padrão de qualidade é a adição de óleo de soja.
5ª Dica: Observe a presença de selos e certificados de qualidade internacional
Laudos técnicos afirmando que o suplemento é de qualidade, livre de contaminante e com a concentração de 2000 UI é o mínimo esperado do melhor suplemento de vitamina D.
Além disso, existem dois certificados internacionais que dão um diferencial para a vitamina D, que é são os certificados de Kosher e Halal.
O Kosher irá garantir que esse é um alimento permitido na cultura judaica ortodoxa e o Halal na cultura islâmica.
6ª Dica: Prefira uma Vitamina D sem aditivos artificiais e zero calorias
Quanto menos ingredientes melhor será a qualidade do produto e os benefícios que ele irá promover para a saúde. Então prefira produtos sem aditivos como corantes, aromatizantes, estabilizantes, adoçantes e saborizantes artificiais, substâncias que deixam o produto “gostoso”, mas, à longo prazo, podem desencadear problemas à saúde.
Outro ponto que vale destacar é que apesar de bons suplementos conterem óleo de soja em sua composição, não significa que irá ter calorias. Isso porque a quantidade de óleo de soja adicionada por dose é mínima, totalizando zero calorias.
Dessa forma, confira a informação nutricional do suplemento e prefira um suplemento livre de aditivos e calorias.
Resumo: Como escolher uma boa vitamina D ?
Na hora de comprar vitamina D é importante levar essas 6 dicas em consideração. Não analise apenas o preço, veja a composição (vitamina D + óleo de soja com 2000 UI), apresentação (deve ser em cápsulas), apresentar selos e laudos técnicos de qualidade e ser um suplemento de zero calorias.
Ou seja, um boa opção de suplemento de vitamina D é o produto que apresenta:
- Vitamina D de origem animal;
- Concentração de 2000 UI;
- Versão em cápsulas;
- Até 3 ingredientes;
- Sem aditivos artificiais
- Zero calorias
Quer saber mais?
Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.
Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.
Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.
Sou vegana e no país onde vivo não tem muito sol, devo tomar vitamina D? Visto que, D2 pode ser vegana vinda dos cogumelos mas a D3 já não ser. Poderei saber a sua opinião? Há outra opção para D3 que desconheça?
Vanda, tudo bem por aí?
Você pode sim tomar a vitamina D2 ao invés da D3 por conta da origem! A vitamina D2 é conhecida como ergocalciferol, portanto, é importante olhar as informações de ingrediente da vitamina para ter certeza que está consumindo a vitamina de origem correta, tá bem? 🙂
Suplementos de actina e distrofina? O que vocês indicariam?
José, tudo bem por aí?
Qual o seu objetivo no consumo desses suplementos? Ganho de Forças? Hipertrofia? O consumo desse suplemento varia dependendo do seu objetivo, da sua dieta, da sua rotina, da atividade física que você pratica, do consumo de outros suplementos. O ideal é procurar um nutricionista para fazer uma avaliação física e te indicar suplementos que te fato seu organismo vai precisar, dependendo do seu objetivo. Esperamos ter ajudado 🙂
Eu to com a vit.baixa, tenho q tomar. Mas como tenho consulta no médico vou esperar ele ne receitar. Vcs vendem? E vendem tb a vit D3 7.000ui +vit A 700 ui + vit k2 Mk7 100 mcg?
Mara, tudo bem por aí?
Legal você consultar um médico mesmo, pois em casos de doenças pré existentes, o profissional da saúde, com base em exames, consegue te receitar a dosagem exata de vitamina que você deve consumir. Nossa vitamina D3 possui em uma cápsula 2000 UI (o que é considerado dosagem ideal para se tomar para uma pessoa que não possui doenças pré existentes), mas caso seu médico recomende o consumo de 7000 UI, é só aumentar o consumo de cápsulas do produto.
Entra aqui na página da nossa vitamina D3 e dá uma conferida a tabela nutricional dela: https://www.vhita.com.br/products/vitamina-d-3-capsulas
Eu faço sempre exame para saber como está minha taxa de vitamina D. Minha Médica recomendou Depura em gotas. São 6 gotas em jejum. E o gostinho é muito bom.
aah que legal Vera! Fico feliz em saber que você se adaptou ao produto! E tem um gosto bom =)
Oi , a vit D3 tem que ser utilizada com a vit k2?,
Oi Maristela, tudo bem?
Não tem 🙂 Busque apenas produtos de qualidade como exemplo a Vitamina D3 da Vhita:
https://www.vhita.com.br/products/vitamina-d-3-capsulas?utm_source=sac&utm_medium=whatsapp&utm_campaign=atendimento humano&utm_term=&utm_content=vitaminad