A utilização de suplementos é algo crescente entre praticantes de atividades físicas e até mesmo entrem quem busca apenas manter a saúde de modo simples e otimizado.

Dentro os suplementos com muita fama e consequentemente mais consumidos está o BCAA. Naturalmente, quem faz uso desse tipo produto gosta de pesquisar seu preço antes de comprar. No artigo de hoje vamos falar como avaliar o preço de um suplemento BCAA. 

Se você acha que paga muito ou então desconfia dos valores do BCAA que você toma, então não deixe de ler esse artigo. Ele foi produzido especialmente para você. 

Diferentes formas de suplemento BCAA 

Se você é ligado no universo da suplementação, certamente já notou que existem três formas diferentes de suplemento BCAA. São elas:

  • BCAA em pó;
  • BCAA em cápsulas;
  • BCAA líquido.

Veja de forma bem resumida, a diferença entre cada um:

BCAA em pó

O BCAA em pó nada mais é do que a presença pura dos 3 aminoácidos que fazem parte de sua composição, leucina, isoleucina e valina. Por não precisar de excipientes para seu processo de fabricação, a concentração desses aminoácidos na composição do produto tende a ser maior, o que significa ter melhor qualidade.

Além disso, normalmente o BCAA em pó é mais barato que as outras versões, sendo uma opção com melhor custo x benefício para quem consome.

Outra vantagem do BCAA em pó, é que pelo fato das cápsulas levarem certo tempo para serem digeridas, ele é assimilado mais rápido pelo organismo. 

BCAA em cápsulas

O BCAA em cápsulas, normalmente é apresentado em concentrações de 500 a 1000 mg. Fabricantes afirmam que preferem comercializar o suplemento BCAA em cápsulas por conta da praticidade que as cápsulas trazem para o consumo, não sendo necessário nenhum tipo de diluição. 

Pontos negativos sobre esse tipo de suplemento, são as proporções de aminoácidos dentro de cada cápsula. No BCAA em pó é possível saber qual é a proporção, algo incapaz de ser feito em cápsulas, uma vez que elas são embaladas individualmente. 

Além disso, para quem tem dificuldades em engolir cápsulas e comprimidos, essa apresentação do suplemento tende a ser desagradável. E por fim, a cápsula desse suplemento, normalmente é feita de gelatina, o que diminui a pureza do produto e pode reduzir o processo de absorção.

BCAA líquido

E por fim, temos o BCAA líquido. A vantagem desse tipo de suplemento é a praticidade na hora do consumo, não sendo necessário qualquer tipo de diluição. 

Embora a absorção seja rápida, quando comparada com a do BCAA em pó, são comuns relatos de irritação gástrica, por conta de corantes e saborizantes presentes na fórmula, que inclusive diminuem a pureza e qualidade do suplemento, além de ser a versão mais cara do BCAA.

Dessa forma, após uma análise criteriosa sobre os três tipos diferentes de BCAA, chegamos à conclusão de que o BCAA em pó é a melhor opção de consumo desse suplemento. 

Tendo isso em mente, é hora de analisar o que se deve levar em consideração na hora de pesquisar preços de suplemento BCAA.

Preço de suplemento BCAA, o que levar em consideração? 

Antes de avaliar o preço de um suplemento BCAA é preciso levar em consideração alguns aspectos importantes de sua composição. Os principais são:

  • Concentração de aminoácidos;
  • Pureza;
  • Certificado de qualidade.

Certificado de qualidade BCAA

Pesquisas demonstram que muitas pessoas compram suplementos sem nem ao menos ler seus rótulos. Esse é um erro muito grave, afinal é no rótulo que estão as principais informações de um produto. 

O primeiro fator a ser levado em consideração no preço de um suplemento BCAA é a concentração de aminoácidos. O teor de qualidade de aminoácidos em um BCAA deve ser de 2:1:1 sendo 2 gramas de leucina, 1 de isoleucina e 1 de valina. 

Em segundo lugar, leia os ingredientes. Evite suplementos que contenham corantes e aromatizantes na lista de ingredientes, eles diminuem o grau de pureza do suplemento. 

E por fim, busque um suplemento que apresente certificado de qualidade. Um BCAA de qualidade, tem estampado no rótulo o selo Pure Amino Acid, normalmente emitido pela Ajinomoto – líder mundial em matéria prima de aminoácidos.

Quanto custa o suplemento BCAA 

Depois de todas as informações que passamos, você deve estar se perguntando: Ok, mas então, quanto custa o suplemento BCAA?

Pois bem, um suplemento BCAA de qualidade, com ótimo custo benefício, comercializado sob a forma de pó, custa na faixa de R$ 65,00 a R$ 120,00.

Pesquisas recentes demonstraram que é grande o número de pessoas que fazem uso de suplementos sem orientação médica ou nutricional. É válido ressaltar aqui que mesmo se tratando de um suplemento à base de aminoácidos, o BCAA só deve ser consumido por meio de orientação profissional.

Custo benefício BCAA

Quer saber mais?

Que tal um desconto especial para experimentar um suplemento de BCAA de altíssima qualidade?

Referências bibliográficas:

SILVA, Rayssa Priscila de Quadros Cardoso; DOS SANTOS VARGAS, Victória; LOPES, Wanessa Casteluber. Consumo de suplementos alimentares por praticantes de atividade física em academias. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, v. 11, n. 65, p. 584-592, 2017.

FERREIRA, Gabriella Gomes et al. Comparação do valor nutricional segundo o rótulo e do preço de suplementos para ganho de massa muscular. ANAIS SIMPAC, v. 8, n. 1, 2017.