Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Quais são os sintomas de colesterol alto?

Quais são os sintomas de colesterol alto?

4 minutos de leitura

Sintomas de colesterol alto:

O colesterol é uma gordura presente e necessária em todas as nossas células, mas quando em excesso no nosso sangue pode acumular nos nossos vasos sanguíneos e causar danos irreparáveis ao corpo.

Na verdade, o colesterol alto no sangue não apresenta sintomas, ou seja, é uma doença silenciosa, portanto, para descobrir se você tem colesterol alto é necessário fazer um exame de sangue para identificar.

Apesar de não apresentar sintomas clássicos como no caso de outras doenças, é importante nos conscientizarmos sobre o que o colesterol causa no nosso corpo, ou seja, quais as consequências de ter o colesterol alto no sangue. E hoje é sobre isso que vamos falar!

O que causa colesterol alto?

O colesterol alto no sangue, pode ser causado por 4 situações, que podem ser a causa única ou a combinação de duas ou mais, são elas:

  • origem genética;
  • decorrente de estilo de vida inadequado (dieta rica em gorduras trans e saturadas); 
  • decorrente de algumas doenças;
  • ou ainda como consequência ao uso de alguns medicamentos.

Aqui no blog nós já escrevemos um texto detalhando cada uma dessas causas e você pode conferir clicando aqui.

Quais são os sintomas do colesterol alto?

Você sabia que cerca de 70% do colesterol é produzido pelo nosso próprio corpo? É isso mesmo, 70% do nosso colesterol é produzido pelo fígado, enquanto que os outros 30% são provenientes da dieta. 

Outra informação importante e que devemos nos atentar para entender quais são as consequências do colesterol alto no nosso sangue é sobre as funções de cada uma das frações do colesterol

Bom, o LDL colesterol leva colesterol do fígado aos tecidos, e por isso é conhecido como colesterol ruim, enquanto oHDL colesterol atua retirando o colesterol dos tecidos e levando ao fígado para serem eliminados, e por isso é conhecido como colesterol do bem. 

Além disso, temos as frações VLDL-c e quilomícron que transportam os triglicerídeos, que são outro tipo de gordura.

Pensando nesses fatos sobre o metabolismo do colesterol dentro do nosso corpo, podemos ver que o fígado tem um papel essencial. E adivinhem, o colesterol alto no sangue pode acumular gordura no nosso fígado!

Outras consequências do colesterol alto no sangue é a formação de placas de ateroma nos vasos sanguíneos.

Quando em excesso, o colesterol LDL vai se depositando nas nossas artérias, sem dar sintomas e assim gradualmente vai formando a chamada placa de ateroma. Essa placa de ateroma vai aumentando de tamanho e quando a placa de ateroma se solta da parede dos nossos vasos ela pode entupir os vasos e veias, causando o infarto, AVC ou uma trombose.

Como diminuir o colesterol alto?

Considerando que 70% do nosso colesterol é produzido pelo fígado, enquanto 30% são provenientes da dieta, e que o consumo excessivo de alimentos ricos em gordura estimula o nosso fígado a produzir mais colesterol do que o normal. 

Então o primeiro passo para diminuirmos o colesterol é diminuir o consumo de alimentos ricos em gorduras saturadas, gorduras trans e colesterol! Esses nutrientes estão presentes em alimentos como frituras, carnes gordurosas, embutidos, industrializados como salgadinhos, sorvetes e bolachas recheadas.

Os cuidados com a dieta não se limitam a diminuição do consumo de gorduras, também é necessário ter uma alimentação equilibrada e incluir alimentos como a aveia, rica em fibras e que pode ajudar a diminuir o colesterol, assim como consumir alimentos fonte de ômega 9 e ômega 3 para aumentar o colesterol HDL.

Além dos cuidados com a alimentação, é importante também praticar uma atividade física regularmente.

E em paralelo a tudo isso, é muito importante que todo ano você faça o exame de sangue para verificar o colesterol. E atenção, se seu exame estiver alterado é essencial o acompanhamento com um médico para avaliar a necessidade de tomar medicamentos juntamente com a mudança no estilo de vida, além de repetir o exame de sangue com uma menor frequência, por exemplo, em alguns casos é necessário repetir o exame a cada 3 meses.

ahh e não se esqueça, estilo de vida saudável inclui também parar de fumar, caso você fume, e bebida alcoólica só socialmente e ainda maneirar na quantidade, beleza?

Quer saber mais?

 

Referências

Calixto-Lima,L; Reis, N.T. Interpretação de exames laboratoriais aplicados à nutrição clínica. Rio de Janeiro: Editora Rubio, 2012.

Serviddio G, Bellanti F, Villani R, et al. Effects of dietary fatty acids and cholesterol excess on liver injury: A lipidomic approach. Redox Biol. 2016;9:296-305. doi:10.1016/j.redox.2016.09.002

Sociedade Brasileira de Cardiologia. I Diretriz sobre o consumo de Gorduras e Saúde Cardiovascular. Arq Bras Cardiol. 2013;100(1Supl.3):1-40

Sociedade Brasileira de Cardiologia. Atualização da Diretriz Brasileira de dislipidemias e prevenção de aterosclerose. Arq Bras Cardiol 2017; 109(2Supl.1):1-76 

4.2/5 - (5 voto(s))
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

20 comentários em “Quais são os sintomas de colesterol alto?”

  1. Ultimamente venho sentindo muita coceira no couro cabeludo, nas orelhas e olhos no último exame que fiz em junho de 2022 deu 173 mg/dl colesterol total e 110 mg/dl no triglicerídeos tenho 77 anos e vida regrada. O que poderá ser? Grato.

    1. Oi Roberto,

      É muito difícil diagnosticar somente pelos sintomas 🙁
      O ideal seria um exame completo sob orientação médica para entender o problema e a melhor forma de tratamento 😉

  2. Boa noite!
    Tenho periodicamente muita totura e vomitos fiz uns exames e acusou o colesterol total 280 isso tem relação com as tonturas e vomitos?

    1. Josenilson, tudo bem?

      O colesterol também pode causar a tontura. Isso porque ocorre um engrossamento do sangue que afeta a oxigenação do labirinto. E, consequentemente, prejudica o equilíbrio da pessoa. Por isso é muito importante em casos de vertigens constantes fazer um exame de sangue para detectar o LDL, o mau colesterol. Recomendamos que vá ao médico para que ele possa examinar seus exames e direcionar para um tratamento! 🥰

    1. Lucia, tudo bem?

      O colesterol alto não provoca sintomas. Cansaço, dor de cabeça, falta de ar, dor no peito, palpitações podem indicar doenças cardiovasculares que tem grande correlação com altos níveis de colesterol. Recomendmaos que você vá ao médico para que ele possa analisar! 🥰

  3. Francisco Lourenço da silva

    Boa tarde
    A cabei de fazer exame e meu colasterol esta alto vou tomar remedio por 6 meses espero que baixe tenho que também ficar atento com a alimentação!

    1. Francisco, tudo bem?

      O consumo de ômega 3 é mundialmente reconhecido por atuar no controle do colesterol total. Ele ajuda a reduzir o colesterol LDL considerado colesterol ruim e aumentar o HDL conhecido como colesterol bom. A recomendação de consumo para esses benefícios é o mínimo de 1200 mg de Ômega 3 ou 2 cápsulas do nosso Ômega 3 ao dia. 🥰

      1. Isa, tudo bem?

        Sim, muito importante porque além de ajudar no colesterol também auxilia no stress, porém é recomendado os exercícios físicos, como os esportes aeróbicos. Outra saída eficiente para relaxar esta ansiedade, melhorar a respiração e aprimorar a qualidade de vida é a prática de ioga. 🥰

    1. Maria, tudo bem?

      Nesse caso recomendamos que você vá ao médico para fazer os exames de rotina e verificar o que pode está ocasionando essa moleza e falta de disponsição. 🥰

    1. Dalilia, tudo bem?

      Na verdade, o colesterol alto no sangue não apresenta sintomas, ou seja, é uma doença silenciosa, portanto, para descobrir se você tem colesterol alto é necessário fazer um exame de sangue para identificar.🥰

        1. Lucia, tudo bem?

          O colesterol alto não provoca sintomas. Cansaço, dor de cabeça, falta de ar, dor no peito, palpitações podem indicar doenças cardiovasculares que tem grande correlação com altos níveis de colesterol. Recomendmaos que você vá ao médico para que ele possa analisar! 🥰

    2. Meu filho tem 15 anos e está com o colesterol alto . E está sentindo fraqueza nas pernas. Gostaria de saber se colesterol causa isso. Pois ele não aguenta firmar nas pernas.

      1. Ma, tudo bem?

        Nesse caso recomendamos ir ao médico para análisar seus exames, pois níveis constantemente elevados de colesterol e triglicérides no sangue podem resultar em aterosclerose, que gera obstruções nos vasos sanguíneos, o que por sua vez pode levar a infarto, derrame e outras alterações potencialmente graves por falta de circulação.🥰

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    11 − cinco =


    The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.