Home » Quando começam os enjoos na gravidez?

Quando começam os enjoos na gravidez?

Quando começam os enjoos na gravidez. Mulher grávida sentada sentindo enjoo.
3 minutos de leitura

A gravidez promove diversas transformações no corpo da mãe. Essas mudanças acarretam em sensações e sintomas que ocorrem desde o início da gestação, como é o caso dos enjoos.

Os sintomas de enjoos na gravidez começam a ocorrer entre as primeiras 2 a 4 semanas. Por se iniciarem logo no início da gestação, são comumente o primeiro indicativo para as mulheres que estão grávidas.

As náuseas na gestação tem mais de uma causa, mas a principal delas é a hormonal. O hormônio gonadotrofina coriônica humana (hCG) é responsável pela manutenção da gestação ao longo do primeiro trimestre.

Devido a este motivo, sua concentração aumenta rapidamente logo no início da gravidez, ocasionando também os enjoos nas primeiras semanas. O hormônio também é utilizado nos testes de gravidez, podendo ser dosado no sangue ou urina, para confirmar a gestação.

Como é o enjoo da gravidez?

Os enjoos na gravidez são popularmente conhecidos por ocorrerem no período da manhã. Os famosos “enjoos matinais”. No entanto, 98% das mulheres acometidas por esse sintoma, relatam sentir enjoos ao longo de todo o dia.

O sintoma de náusea pode variar de leve a moderado, chegando ao vômito. A condição é considerada preocupante nos casos de hiperêmese gravídica, caracterizada pela ocorrência de náuseas severas e vômitos recorrentes. Apenas 0,3 a 2% das mulheres apresentam esse quadro grave.

O dos enjoos ocorre entre 9 a 16 semanas. A piora dos sintomas acontece no mesmo momento do pico das concentrações de hCG no corpo da mãe, sendo que este último ocorre entre 9 a 12 semanas. 

A náusea e o vômito podem piorar quando as suas causas são agravadas. Além dos níveis de hCG, os problemas gastrointestinais (constipação, pirose e refluxo gastroesofágico), infecção por Helicobacter pylori e mulheres que apresentaram hiperêmese gravídica em outras gestações, são consideradas grupos de risco para sintomas mais graves.

Quando melhora o enjoo na gravidez?

Normalmente os enjoos persistem até 22 semanas. Para uma pequena parcela das mulheres, os sintomas podem se prolongar até o final dos nove meses de gestação.

A melhora dos sintomas de enjoo na gravidez também pode ocorrer através da aplicação de práticas naturais ou não-farmacológicas, que são as primeiras opções de tratamento dessa condição.

Formas naturais de aliviar o enjoo na gravidez:

1. Suplementação com gengibre

2. Acupuntura no ponto pericárdio 6 (P6)

3. Suplementação com vitamina B6

4. Mudanças na alimentação

É importante que a mulher não se automedique na procura do alívio dos sintomas. Alguns remédios são contraindicados durante a gravidez. Procure sempre um médico para a orientação correta do tratamento.

Quer saber mais?

Referências

Committee on Practice Bulletins-Obstetrics. ACOG Practice Bulletin No. 189: Nausea And Vomiting Of Pregnancy. Obstet Gynecol. 2018 Jan;131(1):e15-e30. doi: 10.1097/AOG.0000000000002456. 

Bustos M, Venkataramanan R, Caritis S. Nausea and vomiting of pregnancy – What’s new? Auton Neurosci. 2017 Jan;202:62-72. doi: 10.1016/j.autneu.2016.05.002. 
Gropper S, Smith J, Groff J. Nutrição avançada e metabolismo humano. São Paulo: Cengage Learning; 2012.

1/5 - (1 voto(s))

Graduanda em Nutrição pela Universidade de São Paulo (USP).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *