O mundo está em mudança constante. E com os avanços da tecnologia, é importante que os profissionais estejam atentos a essas transformações que agregam valor aos seus serviços. Na área da nutrição, por exemplo, existem diversas tecnologias para nutricionistas que são importantes e trazem grandes benefícios para os profissionais.

Sabendo disso, é de fundamental que você esteja atento às novidades tecnológicas para melhorar o seu relacionamento com seus clientes e, consequentemente, poder criar um forte diferencial competitivo no mercado.

Hoje, vamos mostrar quais são os benefícios das tecnologias para nutricionistas e apresentar exemplos das mais comuns que você pode começar a usar. Veja a seguir.

Benefícios das tecnologias para nutricionistas

Organização de dados sobre o paciente

Com a ajuda de alguns softwares é possível otimizar seu trabalho na hora de montar a ficha de dados do paciente, por exemplo. Dessa maneira, o histórico de cada um deles fica disponível de uma forma mais completa e útil, facilitando o processo de busca de informações e dados pessoais dos seus clientes.

Processos mais claros e otimizados

Alguns aplicativos permitem um controle e acompanhamento nutricional com modelos para prescrição de planos alimentares que já contam com cálculos automáticos, tanto de nutrientes quanto de calorias. Assim, os profissionais economizam grande parte do seu tempo e têm maior disponibilidade para se dedicar ao paciente.

Comunicação mais próxima e eficiente

Além de otimizar seu tempo e encontrar ferramentas úteis para o seu trabalho, o nutricionista ainda encontra na tecnologia um meio de se comunicar e criar laços com seus pacientes. A comunicação os tornam mais próximos, garantindo uma satisfação e fidelização por um tempo mais prolongado. Além dos clientes poderem tirar pequenas dúvidas, sem precisar se dirigir ao consultório.

Tecnologias e ferramentas que ajudam os nutricionistas

Softwares de nutrição

Um nutricionista realiza várias tarefas dentro do seu consultório, as quais vão desde detalhar individualmente cada paciente até realizar os cálculos de macronutrientes que cada um precisa. Esse processo demanda muito tempo do profissional.

Ao utilizar um software voltado para a nutrição, todas essas funções podem ser realizadas por apenas um programa. Além de organizar tarefas e auxiliá-lo durante as etapas de atendimento ao cliente, os softwares também podem ser usados pelos pacientes.

Eles fornecem informações importantes, como lista de substituições, horários das refeições, receitas indicadas pelo nutricionista etc. Assim, os programas auxiliam na dieta do paciente, tornando-a mais fácil de ser seguida, além de fidelizar aqueles que se sentem motivados a continuar o programa proposto.

Aplicativos para nutricionistas

Oferecer ao paciente uma possibilidade de comunicação por meio de mensagens de texto, apesar de parecer simples, é um grande diferencial no mercado. Afinal, muitas pessoas não se sentem confortáveis durante ligações, não têm tempo ou simplesmente têm preferência em se comunicar via texto.

Por isso, alguns aplicativos para nutricionistas oferecem essa disponibilidade de conversa, na qual os pacientes podem tirar dúvidas, contar suas conquistas e agendar consultas.

Equipamentos básicos

A tecnologia e os bons equipamentos ajudam a atender os clientes de uma maneira mais eficaz e positiva. A balança de bioimpedância é um grande exemplo disso. Com a ajuda de correntes elétricas de baixa intensidade, elas são capazes de fornecer alguns dados mais precisos sobre a composição corporal de cada paciente.

Além de mostrar os percentuais de gordura, também fornece a quantidade de água no organismo, ossos, músculos e sais minerais. Com esse auxílio, fica mais simples e fácil acompanhar e evolução dos pacientes e elaborar planos que atenda às suas necessidades.

Depois de conhecer as tecnologias para nutricionistas e como elas podem ajudar você a atender melhor seus pacientes, é hora de pensar em adquirir alguns desses recursos e otimizar seu tempo. No final, você verá que com um bom atendimento e com boas tecnologias, é fácil fidelizar seus clientes e ter um bom relacionamento com eles.

E aí, gostou do post? Assine nossa newsletter e fique por dentro de mais assuntos como este!