Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Pode tomar colágeno antes de dormir? Qual o melhor horário?

Pode tomar colágeno antes de dormir? Qual o melhor horário?

tomar colágeno hidrolisado antes de dormir
4 minutos de leitura

O colágeno é uma proteína encontrada principalmente nos tendões, ossos, veias, cartilagens, dentes, pele, músculos e camada córnea dos olhos. Ele é produzido pelo organismo e também pode ser obtido por meio da alimentação.

Sua suplementação é cada vez mais comum e indicada por profissionais de saúde, mas existe um melhor horário para tomar colágeno?

Colágeno antes de dormir

Até o momento, não há estudos mostrando a influência ou contraindicação do consumo do suplemento de colágeno antes de dormir.

A eficácia da proteína continua sendo a mesma independente do horário de consumo, que pode variar de acordo com a sua rotina e preferência.

Independente do horário, o mais importante é ter o hábito do consumo diário, principalmente se você procura por benefícios específicos como a melhora da beleza e saúde da pele.

A busca pela suplementação de colágeno tem aumentado cada vez mais, pois alguns fatores do dia a dia, como a exposição aos raios solares, o alto consumo de açúcares e gorduras, as bebidas alcoólicas e o cigarro, afetam radicalmente a sua fabricação pelo corpo.

Pela diversidade de funções que exerce em nosso corpo, existem diferentes tipos de colágeno. Na hora de escolher o seu suplemento, fique atento se corresponde ao melhor tipo de colágeno para o seu objetivo.

Além dos diferentes tipos, também é possível encontrar várias apresentações do suplemento de colágeno, como em cápsulas, gomas ou em pó. Cada um deles atende a uma necessidade e público diferentes, por isso, esteja atento ao que será melhor para suas necessidades.

Conheça os suplementos de colágeno da Vhita!

Colágeno de manhã

O colágeno em pó é uma ótima opção para quem tem dificuldade de ingerir comprimidos, e uma boa ideia é incluí-lo no café da manhã. Por ter sabor neutro, a proteína pode ser adicionada à receitas doces ou salgadas, desde ovos mexidos até salada de frutas.

Além disso, para quem não possui o hábito de fazer refeições consistentes de manhã, ou não tem tempo para isso, uma  alternativa é fazer shakes, smoothies e sucos com colágeno.

Colágeno com lanches

A mesma forma de consumo pode ser utilizada para suplementar o colágeno junto com lanches. Invista na praticidade!

Leve lanches em que você possa adicionar o colágeno, como iogurte com frutas, sucos e patês no sanduíche natural, por exemplo. Simples, rápido e o colágeno não vai alterar os sabores!

Colágeno com grandes refeições

Tomar colágeno antes ou depois das refeições como almoço/jantar ou qualquer outra grande refeição não é o mais indicado por nutricionistas e estudiosos da área.

Isso porque a grande quantidade de nutrientes ingeridos através dos alimentos podem competir com o colágeno quando forem digeridos pelo organismo. Portanto, se você não quiser desperdiçar nutrientes e dinheiro, evite tomar colágeno neste período.

Ou seja, o melhor horário do dia para tomar colágeno é uma escolha individual. A única recomendação é evitar fazer o consumo próximo a grandes refeições.

Quer saber mais?

Referências:

VHITA. Colágeno | Tudo o que você precisa saber. São Paulo, 20 de junho de 2018.

VHITA. Qual o melhor tipo de Colágeno: diferenças e para que servem. São Paulo, 26 de novembro de 2020.

3.8/5 - (19 voto(s))
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

109 comentários em “Pode tomar colágeno antes de dormir? Qual o melhor horário?”

    1. Boa Tarde Helaine! Tudo bem ?

      Pode sim, cada colágeno atuam de forma benéfica para tipos de tecidos diferentes portanto não competem entre si e nem oferecem sobrecarga ao figado, sendo assim, tá liberado tomar mais de um colágeno sem problema!

      Orientamos apenas que o consumo desses produtos seja feito antes ou depois das principais refeições podendo tomar todos de uma vez tranquilamente em horários alternados ou juntos. É importante testar para saber se dessa forma é mais confortável para você!

      Espero ter ajudado, qualquer dúvida envie um e-mail para [email protected] ou uma mensagem no whats (11) 96036-5520.

  1. Sempre tomei o colágeno antes de dormir como última refeição.
    Mais agora estou fazendo jejum intermitente de 20 horas, gostaria de saber se posso toma-lo na primeira refeição para ter melhor absorção ou após o almoço?

    1. Boa Tarde Mileid! Tudo bem?

      Bem, não existe um horário certinho para consumir o colágeno, portanto ele pode ser consumido a qualquer período do dia, antes ou após as principais refeições, fica a seu critério. O consumo do colágeno pode ser feito dividido ao longo do dia ou em um único período!

      Espero ter ajudado, qualquer dúvida envie um e-mail para [email protected] ou uma mensagem no whats (11) 96036-5520.

  2. Eu estava tomando o Colagemax .O médico recomendou UC ll40 mg +AC Hiluronico 50mg.Posso continuar tomando os dois ou parar com o Colagemax?

    1. Opa, pode sim! Cada colágeno atuam de forma benéfica para tipos de tecidos diferentes portanto não competem entre si e nem oferecem sobrecarga ao figado, sendo assim, tá liberado tomar mais de um colágeno sem problema! Orientamos apenas que o consumo desses produtos seja feito antes ou depois das principais refeições podendo tomar todos de uma vez tranquilamente em horários alternados ou juntos. É importante testar para saber se dessa forma é mais confortável para você! Ah, se você consome remédio de pressão, pode ficar tranquila, o consumo do colágeno não interfere na sua pressão arterial.

    1. Você pode consumir o Collagen em pó em receitas que passem por processos de de alta ou baixa temperatura, sem perder sua função, logo, pode ser adicionado em bebidas frias como suco, água, água e limão, shake, vitaminas ou bebidas quentes como café com leite, café, chás, água quente e própolis, entre outros.

    1. Bem, não existe um horário certinho para consumir o ÁgilPlus Vhita, portanto ele pode ser consumido a qualquer período do dia. Sugerimos apenas que evite de tomá-lo junto as suas grandes refeições. O consumo do colágeno pode ser feito dividido ao longo do dia ou em um único período. Apenas atente-se em consumir 10 gramas do produto todos os dias, que equivale a 2 medidores do produto.

    1. Rosangela, tudo bem por ai?

      Não! O consumo do colágeno não altera sua pressão arterial, pois trata-se de um proteína e por isso ele não tem influencia na baixa ou aumento da sua pressão. É importante observar se dentro desse período você consumiu mais sal do que o normal ou se passou por estresse, esses são dois fatores que pode contribuir com o aumento da pressão. Recomendamos também que vá ao médico para que ele possa investigar melhor sobre sua oscilação de pressão 🙂

  3. Olá,
    Gostaria de saber se existe algum alimento ou substância que diminua a absorção do colágeno, como caféina por exemplo ou que aumente a absorção, como vitamina C.
    Obrigada,

    1. Oie Cristina, tudo bem? Não há nenhum alimento o qual diminua a absorção do colágeno, porém temos alimentos os quais aumentam, como alimentos ricos em Vitamina C ou proteína =)

    1. Olá Dani, tudo bem?

      O ideal é que mantenha o consumo contínuo! Visto que nosso organismo não produz mais colágeno nas devidas quantidades e assim também você mantém os resultados 🙂

  4. Posso ingerir colágeno verissol (finaldade: para pele, cabelos e unhas) junto com ácido fólico + B12 + B6 antes de dormir? O colágeno para ingerir pela manhã, pode ser ingerido junto com magnésio? Com quais componentes não devo ingerir o colageno?

    1. Cássia, tudo bem por aí?

      Recomendamos que procure o médico que te prescreveu o consumo dessas vitaminas para entender em que momento o consumo do colágeno pode ser introduzido na sua rotina alimentar, tá bom? Beijos

  5. Olá
    Posso tomar Colágeno hidrolizado +vitamina C,vou tomar pela primeira vez,quantas vezes ao dia eu tenho que tomar?Qual a quantidade mínima?

    1. Olá Fabiola, tudo bem?

      O Collagen Vhita VERISOL é um produto puro! O Verisol é um peptideo bioativo, então a sua absorção já é muito eficiente, mesmo em uma dieta pobre em vitamina C. A quantidade de vitamina C necessária para aumentar a absorção do colágeno é muito baixa, facilmente atingida na dieta brasileira com o consumo de frutas, verduras e legumes. Mas você pode consumir o VERISOL a vitamina C também, sem problemas!

      Recomendamos o uso de 3 gramas por dia, o que equivale à 2 dosadores do nosso Verisol em pó ou 3 comprimidos do produto versão cápsula.

      O que acha de dar uma olhadinha? 🙂

      https://www.vhita.com.br/products/collagen-face

  6. Bom dia
    Compro meu colágeno em pó hidrolisado em casas de grãos essas de produtos naturais…alguma diferença da farmácia?
    Eu tomo 10grs diárias misturadas no café da manhã.
    Devo mudar ?

    1. Tania, tudo bem por aí?

      Opa, pode sim! Cada colágeno atua de forma benéfica para tipos de tratamentos diferentes portanto não competem entre si e nem oferecem sobrecarga de suplementação, sendo assim, tá liberado tomar mais de um colágeno sem problema! Orientamos apenas que o consumo desses produtos seja feito antes ou depois das principais refeições podendo tomar todos de uma vez tranquilamente. É importante testar para saber se dessa forma é mais confortável para você! 🙂

      1. Ola boa tarde!gostaria de saber se esta correto depoos do cafe tomo dois comprimidos um suplemento mineral e outro alimentar e depois do almoco tomo um colageno em po hidrolisado e mais um comprimido alimentar.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    três × 5 =


    The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.