Vitamina C com colágeno ajuda a rejuvenescer e hidratar a pele? Você talvez já tenha ouvido falar que o colágeno deixa a pele mais bonita e jovem. Mas será que combinar colágeno e vitamina C é válido? Descubra aqui.

Colágeno

O colágeno é uma fibra proteica de origem animal, presente na pele, ossos, tendões, cartilagens e unhas dos animais. É a proteína mais abundante do organismo, representa 30% do total de proteínas no corpo. A principal função do colágeno é manter a estrutura das células, ou seja, preservar órgãos e tecidos, atua em processos de cicatrização, no fortalecimento da pele, músculos e articulações.

O colágeno pode ser consumido em alimentos de origem animal, como iogurtes, carnes vermelhas e brancas, ou por meio de suplementos. A partir dos 30 anos, a produção de colágeno começa a cair, a partir daí a suplementação é recomendada. 

Colágeno para a pele

Talvez você já tenha ouvido falar sobre os benefícios do colágeno para a pele. E essa associação é verdadeira, o colágeno tem propriedades que atuam na melhora do aspecto da pele.

Mas fique atento, como não existe apenas um tipo de colágeno, é preciso saber qual vai servir para a pele. O colágeno tipo 1 atua fortemente na aparência da pele. Já o colágeno tipo 2 não vai ter atuação na pele, mas sim nas articulações e cartilagens do corpo.

É preciso ficar atento também a composição do colágeno, para obter os benefícios do suplemento você tem que consumir os peptídeos bioativos de colágeno. Esse nome grande nada mais é do que a menor parte do colágeno hidrolisado, e é a parte que vai ser absorvida e vai promover benefícios.

Então se seu objetivo é promover melhorias para a pele, o ideal é investir nos peptídeos bioativos do colágeno hidrolisado tipo 1. Esse suplemento promove vários benefícios, confira alguns:

  • Aumenta a elasticidade da pele;
  • Reduz rugas e linhas de expressão;
  • Reduz celulites;
  • Aumenta a vitalidade da pele;
  • Aumenta a aparência jovial da pele.

VITAMINA C COM COLÁGENO PARA REJUVENESCER E HIDRATAR A PELE

E será que vale a pena combinar a suplementação de colágeno com alguma vitamina? Se o objetivo é rejuvenescer e hidratar a pele uma boa ideia é mesclar a suplementação de colágeno do tipo 1 com a ingestão de vitamina C.

A vitamina C atua na produção de colágeno no organismo e promove melhorias na pele, por isso vai ser um bom completo do colágeno.

Um experimento, liderado pelo pesquisador Gregory Shaw (1), reuniu oito homens e dividiu eles em dois grupos. Um grupo tomou suplemento de vitamina C e o outro uma substância placebo (que não tinha efeitos esperados no experimento), para depois medir a produção de colágeno.

O resultado mostrou que os homens que tomaram o suplemento de vitamina C aumentaram a produção de colágeno no corpo, quando comparados com os que não tomaram o suplemento. Sendo assim, foi comprovado que a vitamina C é importante para a produção de colágeno e a suplementação conjunta é uma boa ideia.

Colágeno Verisol

Quando você for fazer a suplementação de colágeno é importante ficar atento a qual produto adquirir. O colágeno Verisol é uma matéria prima composta por peptídeos bioativos de colágeno, considerada 100% pura.

Um estudo, feito pela Gelita (2) (empresa que produz o Verisol), com 60 mulheres, com idades entre 35-55 anos, comprovou os benefícios do suplemento. Nesse estudo, as mulheres foram divididas em grupos, uma parte tomou colágeno Verisol, a outra não.

O experimento durou 8 semanas, e ao final as mulheres que tomaram o suplemento mostraram uma melhora na aparência e elasticidade da pele e na redução de rugas, em comparação com as que não tomaram Verisol. A recomendação diária para o consumo de verisol é de 2,5 g.  

Quer saber mais?

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Referências:

1- Shaw G, Lee-Barthel A, Ross ML, Wang B, Baar K. Vitamin C-enriched gelatin supplementation before intermittent activity augments collagen synthesis. Am J Clin Nutr. 2017;105(1):136–143.

2- VERISOL White Paper 2014

3- Pullar JM, Carr AC, Vissers MCM. The Roles of Vitamin C in Skin Health. Nutrients. 2017;9(8):866. Published 2017 Aug 12. 

4- GONÇALVES, Gleidiana Rodrigues et al. Benefícios da ingestão de colágeno para o organismo humano. Revista Eletrônica de Biologia (REB). ISSN 1983-7682, v. 8, n. 2, p. 190-206, 2015.