Vitamina C engorda? Vitamina C emagrece? Veja as respostas para as principais dúvidas sobre a vitamina C, além de dicas para escolher o melhor suplemento para a sua saúde.

Vitamina C engorda?

Uma característica de todas as vitaminas é que elas não possuem calorias. Seja a vitamina encontrada nos alimentos ou em suplementos. por se tratar de um micronutriente a vitamina C é naturalmente zero calorias.

Portanto, independente do suplemento de vitamina, ele deve ser ZERO CALORIAS, igual a vitamina encontrada nos alimentos. Ou seja, a vitamina C não engorda. Mas nem todos os suplementos de vitamina C são zero calorias.

É nesse ponto que devemos ter atenção, na hora de comprar um suplemento de vitaminas, seja a vitamina C ou qualquer outra vitamina, procure por um produto zero calorias. Assim, você se certifica de que o suplemento é puro, sem adição de saborizantes artificiais.

Além de garantir maior pureza, você também evita possíveis efeitos colaterais além do ganho de peso. Pois mesmo que o suplemento de vitamina C apresente “poucas calorias por porção”, é uma caloria desnecessária e provavelmente vinda da adição de açúcar a fórmula. 

Mas todos nós conhecemos os riscos envolvidos com o consumo excessivo de açúcar. Portanto, onde pudermos evitar, devemos evitar, e assim reduzimos os riscos de desenvolver doenças crônicas como diabetes e obesidade. 

Uma coisa que todo mundo deveria saber é que, a vitamina C efervescente é o pior tipo de suplemento de vitamina C. Pois além da adição exagerada de açúcar, elas costumam conter também os aditivos artificiais que, à longo prazo, também podem trazer prejuízos para a saúde. 

Nossa dica de acordo com os nutricionistas é que você opte pela versão em tabletes. Pois esse tipo de apresentação do suplemento de vitamina C além de melhores concentrações da vitamina, costumam ser zero calorias e apresentar também a melhor composição de ingredientes.

Vitamina C emagrece?

Os suplementos de vitamina C não engordam se forem zero calorias, como mencionamos no tópico anterior. Mas também não ajuda a emagrecer. 

Agora, caso você tenha um baixo consumo de vitamina C, pela alimentação ou doses pequenas da suplementação, você fica propenso a ter maiores chances de desenvolver obesidade. Essa afirmação foi confirmada por diferentes estudos mostrando a relação do baixo consumo de vitamina C com a saúde. 

Um desses estudos, falam da vitamina C como uma forma de prevenir a obesidade e as doenças relacionadas a ela. Por exemplo, a vitamina C ajuda a prevenir hipertensão, doença da vesícula biliar, acidente vascular cerebral (AVE), alguns tipos de câncer, aterosclerose, além de prevenir a obesidade.

Além desses benefícios para a saúde, a vitamina C também é ajuda a manter a beleza e saúde da pele. Portanto, a vitamina C possui efeito antioxidante, e pode te ajudar tanto a evitar doenças comuns quanto nos cuidados com a sua pele, mantendo ela mais bonita e jovial.

Quer saber mais?

Que tal um desconto especial para experimentar a melhor vitamina C do mercado?

Referências:

GARCIA-DIAZ, Diego Fernando et al. Vitamin C in the treatment and/or prevention of obesity. Journal of nutritional science and vitaminology, v. 60, n. 6, p. 367-379, 2014.