Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Vitamina C engorda ou emagrece?

Vitamina C engorda ou emagrece?

Vitamina C engorda
2 minutos de leitura

A vitamina C é um micronutriente e, naturalmente, possui zero calorias. Um bom suplemento de vitamina C também não possui calorias e, preferencialmente, deve ser no formato de comprimidos sem adição de outros ingredientes.

Então, a vitamina C engorda? Não. Porém, fique atento à composição do seu suplemento, caso ele possua calorias, dependendo da sua alimentação, pode contribuir para o ganho de peso.

Mas a vitamina C emagrece? Diretamente, a vitamina C também não emagrece. No entanto, pessoas com deficiência da vitamina possuem maior risco para o desenvolvimento de obesidade.

Além de auxiliar na prevenção da obesidade, a vitamina C também atua na prevenção de hipertensão, doença da vesícula biliar, acidente vascular cerebral (AVE), alguns tipos de câncer e aterosclerose.

Suplemento de vitamina C engorda?

Na hora de comprar um suplemento de vitaminas, seja a vitamina C ou qualquer outra vitamina, procure por um produto zero calorias. Assim, você se certifica de que o suplemento é puro, sem adição de saborizantes artificiais.

Além de garantir maior pureza, você também evita possíveis efeitos colaterais além de ajudar a evitar também o ganho de peso. Pois mesmo que o suplemento de vitamina C apresente “poucas calorias por porção”, é uma caloria desnecessária e provavelmente vinda da adição de açúcar a fórmula. 

Todos nós conhecemos os riscos envolvidos com o consumo excessivo de açúcar. Portanto, onde pudermos evitar, devemos evitar, e assim reduzirmos os riscos de desenvolver doenças crônicas como diabetes e obesidade. 

Uma coisa que todo mundo deveria saber é que a vitamina C efervescente é o pior tipo de suplemento de vitamina C. Pois além da adição exagerada de açúcar, elas costumam conter também os aditivos artificiais que, a longo prazo, também podem trazer prejuízos para a saúde. 

Opte pela versão da vitamina C em comprimidos. Pois esse tipo de apresentação do suplemento de vitamina C além de melhores concentrações da vitamina, costumam ser zero calorias e apresentar também a melhor composição de ingredientes.

Quer saber mais?

Referências:

GARCIA-DIAZ, Diego Fernando et al. Vitamin C in the treatment and/or prevention of obesity.Journal of nutritional science and vitaminology, v. 60, n. 6, p. 367-379, 2014.

2.4/5 - (8 voto(s))
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 1 =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.