Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Excesso de vitamina D | Causas, sintomas e como tratar

Excesso de vitamina D | Causas, sintomas e como tratar

tomar ômega 3 em jejum
7 minutos de leitura

A vitamina D é essencial para o corpo humano. As suas atuações são diversas, como por exemplo fortalecer os ossos, atuar no sistema imune prevenindo doenças, auxiliar no tratamento da queda de cabelos, entre outros.

Apesar dos diversos benefícios, a ingestão em excesso traz prejuízos. A hipervitaminose D, como é chamado o excesso de vitamina D no organismo, pode trazer problemas graves para o corpo.

A partir de 125 nmol/L de vitamina D no sangue, já é considerado ligado a potenciais efeitos adversos. Quando os níveis desse nutriente estão acima de 150 nmol/L no sangue, é diagnosticado  hipervitaminose D. 

Excesso de vitamina D pela alimentação

É muito difícil atingir altos níveis de vitamina D apenas por meio da alimentação. Um dos alimentos mais ricos nessa vitamina, o salmão, não é frequente na mesa da maioria dos brasileiros. 

ALIMENTOS FONTES DE VITAMINA D

QUANTIDADE EM 100g

Salmão

14,75 mcg

Ovo de galinha

6,29 mcg

Pescada branca

5,74 mcg

Sardinha

5,32 mcg

Leite de vaca

4,20 mcg

Fígado 

2,30 mcg

Queijo minas

2,11 mcg

Shitake

0,70 mcg

Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA).

Os outros alimentos fontes de vitamina D, como ovos, leites e queijos, estão presentes na nossa alimentação diária, mas seriam necessárias quantidades muito altas de cada um deles para se atingir o que é considerado o excesso do consumo da vitamina.

IDADE

QUANTIDADE DE VITAMINA D CONSIDERADA EXCESSIVA

0-6 meses

25 mcg

7-12 meses

38 mcg

1-3 anos

63 mcg

4-8 anos

75 mcg

9 -70 anos

100 mcg

acima de 70 anos

100 mcg

Fonte: Institute of Medicine (IOM).

Além de ser necessário ingerir pelo menos 0,7 kg de salmão para atingir o limite de consumo considerado seguro para adultos, é necessário repetir esse padrão durante meses para ocasionar os efeitos colaterais do excesso de vitamina D. Um único dia de exagero não causaria problemas.

Excesso de vitamina D pela exposição solar

A nossa própria produção de vitamina D é a principal fonte do nutriente. Essa produção é estimulada pelo contato da luz UV do sol com a nossa pele.

Dessa forma, uma exposição solar diária de no máxima 15 minutos em horários de sol mais ameno, já é o suficiente para garantir o estímulo do qual precisamos para produzir vitamina D.

Apesar de ser nossa principal fonte de vitamina D, não existe como ter um excesso de vitamina D pela exposição solar. O nosso corpo consegue regular essa produção interna de vitamina D.

A exposição solar em excesso não é saudável. As células da nossa pele morrem quando expostas ao sol em dias muito quentes por longos períodos. Por isso, muitas vezes a pele “descasca” após um dia inteiro na praia, por exemplo. É a troca das células mortas.

Excesso de vitamina D pela suplementação

Para atingir o excesso de vitamina através da suplementação, é necessário ingerir muito mais vitamina D do que a dose recomendada. A quantidade indicada de vitamina D para suplementação varia muito de pessoa para pessoa. Depende da necessidade de cada um, então não dá para ter certeza de quanto é seguro ou não tomar.

A recomendação geral para adultos é de 2000 UI por dia. No entanto, em casos de deficiência grave, a dosagem pode variar até 10000 UI. Então, para saber com clareza o quanto você pode e deve tomar é preciso visitar um médico e receber uma recomendação adequada para seu caso.

Sintomas do excesso de vitamina D

Caso você esteja com excesso de vitamina D no corpo, você vai notar alguns sintomas. Os mais comuns são: sede excessiva; prisão de ventre; irritabilidade; vontade excessiva de urinar; fadiga; perda de peso.

Então, fique atento, caso você note que está com mais de um desses sintomas, procure um médico para rever sua dieta, pois pode ser um sinal de hipervitaminose D.

O que o excesso de vitamina D pode causar?

O excesso de vitamina D vai trazer algumas complicações, que podem ser sérias se não forem tratadas. Os efeitos mais comuns são: formação de cálculos renais, que são as pedras nos rins; calcificação de tecidos, que é o enrijecimento de tecidos que devem ser moles e de artérias também e níveis elevados de fósforo e cálcio no sangue.

Mas é bom saber também que, mais da metade da população do Brasil sofre com a falta de vitamina D. Então, o excesso dela não é um problema recorrente. A preocupação, dos órgãos de saúde, está mais direcionada à deficiência de vitamina D do que ao excesso.

Como tratar o excesso de vitamina D?

Caso o resultado médico seja de hipervitaminose D, a primeira coisa a se fazer é suspender a suplementação da vitamina e evitar alimentos fontes desse nutriente. Além disso, é recomendado que se tome bastante líquido para promover hidratação e prevenção de cálculos renais.

Mas claro que tudo isso só deve ser feito sob orientação médica, então se você acredita estar com hipervitaminose, procure um profissional.

Doses recomendadas de vitamina D

As recomendações de vitamina D vão variar de pessoa para pessoa, pois depende da idade, dos hábitos de vida e da necessidade de cada um. Mas em média, os valores, ao dia, são:

IDADE

CONSUMO DIÁRIO DE VITAMINA D

0-12 meses

10mcg

1-70 anos

15mcg

Acima de 70 anos

20 mcg

Fonte: Institute of Medicine (IOM).

E para a suplementação dessa vitamina, as doses vão variar também, pois depende da necessidade de cada um.

Para adultos saudáveis a média é de 2000 UI por dia, equivalente a uma cápsula de Vitamina D3 da Vhita. Mas essa é apenas uma média, para idosos ou pessoas com deficiência de vitamina D essa dose pode ser maior.

A dose dos suplementos fica acima da dose recomendada de ingestão alimentar, pois a recomendação alimentar também leva em conta que haverá uma exposição solar individual ao longo do dia. O que não é a realidade para muitas pessoas. Além de ser uma dose segura, pois ainda está abaixo dos níveis de ingestão excessivos.

Por isso lembre-se, é bom tomar cuidado com os excessos, mas com a falta também, a vitamina D é essencial para o nosso organismo. Então é importante que você tome as quantidades necessárias para ter uma boa saúde.

Para isso, procure um profissional da saúde e adeque seu consumo, para evitar qualquer tipo de problema.

Quer saber mais?

Referências:

CIENTÍFICO, Conselho; DE PAULA, Leila Cristina Pedroso. Hipovitaminose D em pediatria: recomendações para o diagnóstico, tratamento e prevenção.Referências:

MAEDA, Sergio Setsuo et al. Recomendações da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) para o diagnóstico e tratamento da hipovitaminose D. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia, v. 58, n. 5, p. 411-433, 2014.

Jean G, Souberbielle JC, Chazot C. Vitamin D in Chronic Kidney Disease and Dialysis Patients. Nutrients. 2017;9(4):328. 

4.1/5 - (10 voto(s))
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

102 comentários em “Excesso de vitamina D | Causas, sintomas e como tratar”

  1. Boa noite,
    Minha filha fez a ingestão durante 45 dias seguidos de vitamina D e começou a aparecer várias espinhas no rosto. Quando ela se deu conta que tomou em excesso o remédio ela parou em seguida. Tem 3 dias que ela parou de tomar, o aumento consumo de agua ajuda a eliminar a super dosagem? Ela teve vômito por 3 dias seguidos. O excesso provoca o vômito?

    1. Márcia, tudo bem ? Precisa entender qual foi a dosagem diária que ela estava ingerindo, para poder compreender os sintomas, por isso orientamos que ela procure assistência médica e informe qual a vitamina D que estava utilizando e a dosagem diária. Apesar de ser um nutriente extremamente importante para a saúde, o excesso de vitamina D, caracterizado por concentrações sanguíneas superiores a 140 à 150 ng/mL, pode causar danos ao metabolismo ainda não muito esclarecidos. Mas, se sabe que traz riscos a saúde e pode causar calcificação dos órgãos seguido de insuficiência das funções orgânicas.

  2. Nadia Ione Silva Sacramento

    Há pessoas seguindo recomendação de médicos na internet como prevenção à Covid inclusive, para tomarem de 10.000 UI a 20.000 UI por dia, de vitamina D.
    Há alguma referência de órgãos da comunidade médica que contestem essa dosagem?
    Gostaria de pesquisar outras fontes, uma vez que acho recomendações assim, sem atendimento individual, irresponsáveis.

    1. Boa pergunta! Recomendamos o consumo de 1 comprimido de 2000 ui (1 grama) da nossa Vitamina D ao dia antes ou após o almoço ou jantar. Como o consumo da vitamina D trata-se de um tratamento, não existe um tempo determinado para o consumo pois a dosagem que você encontra na vitamina D da Vhita (2000 ui) é uma dosagem segura para qualquer indivíduo.

  3. Minha endócrino passou a vitamina d alta 50000 1 cp por semana durante 8 semanas.
    Porém não me atentei e tomei os 8 seguidos durante todos os dias. Tô preocupada

  4. Boa noite. Assisti um vídeo do Dr Coimbra que o organismo humano sintetiza até 10000 ui ao sol no horário de 10 às 15:00 horas. Como não tomo sol, estou tomando 10ooo diário. Tenho 71 anos.

  5. Olá. Meu nome é Sandra,tenho 47a, resultado de 9,5 de vitd e me foi receitado 50000ui por 6 meses,acabei estendendo por mais 4 meses a mesma dosagem pq ainda não me sentia tão bem.
    Hoje apresento fortes dores nos joelhos,parecem estar inflamados, inchados,sinto a perna formigar e as vezes adormecer. Estou fazendo repouso,fui ao médico,afinal,não sofri nenhuma contusão,nada que pudesse justificar .
    Tô pensando que possa ser excesso da Vit D.
    Existem casos como o meu ?
    Amanhã irei novamente ao médico (outro) .
    Dps volto aqui p dizer no que deu essa minha historia.
    Obrigada.
    Sandra.

    1. Olá Sandra, tudo bem?

      O excesso de vitamina D vai trazer algumas complicações, que podem ser sérias se não forem tratadas. Os efeitos mais comuns são: formação de cálculos renais, que são as pedras nos rins; calcificação de tecidos, que é o enrijecimento de tecidos que devem ser moles e de artérias também e níveis elevados de fósforo e cálcio no sangue.

      Entretanto, o mais recomendado Sandra é que faça o acompanhamento médico para uma avaliação mais assertiva do seu caso.

  6. Silmara Cristine Dantas Alves

    Boa Noite…meu nutrologo recomendou 600.000ui intramuscular…achei muito, porem nos exames estou com 31.5ng/ml
    Tomei e agora estou com medo, receio de sobrecarga

  7. Boa noite hoje troquei a vitamina d do meu bebe de 1 ano e 11 meses, porem minha sogra nao se atentou e achou que fosse a vitamina c e acabou dando 16 gotas,sendo que ppr dia a pediatra recomendou 2 gotinhas. Devo me preocupar? ????

    1. Olá Samantha, tudo bem?

      O recomendado é que busque a orientação do médico! O excesso dela não é um problema recorrente ou se dá apenas acarretando apenas consumido a mais 1 dia.

      De toda forma, o melhor a se fazer Samantha, é buscar a orientação do médico 🙂

  8. Minha bebe tem 9 meses e foi passado pela pediatra 2 gotas ao dia.. Só que hoje acabei esquecendo e dei uma colherzinha daquelas pequenas pra ela agora estou super preocupada o que devo fazer

    1. Olá Stefani, tudo bem?

      O recomendado é que busque a orientação do médico! Entretanto, não haverá problemas, pois para ocorrer excesso de Vitamina D deve haver um consumo acima do recomendado de forma contínua.

      De todo modo, o recomendado ainda assim é que busque a orientação dele 🙂

  9. Boa noite minha bebe tem 9 meses foi recomendado pela pediatra 2 gotas por dia . E hoje acabei esquecendo e dei uma colherzinha daquelas pequenas pra ela …. agora tô super preocupada o que devo fazer

    1. Olá Stefani, tudo bem?

      O recomendado é que busque a orientação do médico! Entretanto, não haverá problemas, pois para ocorrer excesso de Vitamina D deve haver um consumo acima do recomendado de forma contínua.

      De todo modo, o recomendado ainda assim é que busque a orientação dele 🙂

  10. Tenho 69 anos , tomei p0r 5 meses , 5 gotas sublingual de 10.000 ui de vit/ D , já parei. Fiz o exame de sangue estou com 117 de vit/D. . O que fazer para baixar. ? Estou preocupada ! O restante dos meus exames estão normais. Obrigada!

  11. Marcos Alves de sousa

    Boa noite. Tive o mesmo erro de uma paciente tomando 4 comprimidos em 4 dias, porém o meu foi de 50.000
    Estou desesperado, tem algum risco? O que faze

    1. Olá Marcos, tudo bem?

      A quantidade indicada de vitamina D para suplementação varia muito de pessoa para pessoa. Por exemplo, existem pessoas que precisam de 2000 UI por dia, outras com deficiência grave que necessitam de 10000 UI.

      Como tomou essas quantidades,o recomendado é que procure uma orientação médica Marcos, pois é uma dosagem que geralmente é indicada por profissionais. Lembrando que cada pessoa tem uma necessidade e em alguns casos com avaliação médica, a dosagem é maior 🙂

  12. Olá tomei 100.000 unidades de uma só vez intramuscular, médico nutrólogo me passou e aplicou, percebi que tive aumento de pressão arterial, nervosismo e ansiedade. E algumas manchas apareceu no meu corpo! Como faço para regularizar o nível de vitamina e eliminar o excesso? Obrigado

    1. Fabio, tudo bem por aí?

      Não sabemos o motivos que seu nutrólogo te prescreveu essa estratégia de uso da vitamina D, por isso, recomendamos que procure novamente seu nutrólogo e informe essas reações que você sentiu. Nesse caso, ele é a melhor pessoa para te ajudar! Beijos 😉

        1. Oie Ana, tudo bem? Nossas respostas são baseados nos conhecimentos os quais temos e relacionados aos nossos artigos, baseados em pesquisas, e prescritos para um público que pode consumir qualquer tipo de suplemento ou vitamina sem correr riscos. Caso seja uma pergunta correlacionadas a tratamentos, ou situações as quais a pessoa está com uma situação de risco, conseguimos orientar baseados apenas no “básico”. Já que nosso blog, possui o objetivo de orientar. Sempre levamos em conta as orientações médicas passadas as pessoas, e sempre orientamos a procura las antes de iniciar qualquer tratamento, já que cada corpo é um corpo. E não é orientamos ninguém se automedicar apenas com artigos ou textos lidos na internet =)

    2. Bom dia! Durante o período de tratamento de covid19, passei a tomar elevadas doses de vitamina D, que foi diagnosticado no meu exame específico níveis acima de 100ng/ml, porém continuei a suplementação com vitamina D e agora a minha pressão está alterada, sem nenhuma explicação minha pressão subiu e gostaria de saber como posso fazer para eliminar viatmina D do organismo? Para regular a pressão e o nível desejável dessa vitamina no organismo.!

    3. Maria Amélia de O Wakaki

      Oi boa tarde, então fiz exame de sangue,e a vitamina d deu 100,o ng/mL e tenho 72 anos isto é preocupante? Muito obrigada .

      1. Maria, tudo bem por aí?

        Depende de como é sua rotina, dieta, etc. O que o seu médico disse quando olhou seu exame? O médico é o profissional da saúde mais indicado analisar esse resultado e, se necessário, construir uma estratégia para diminuir os níveis de vitamina D no seu organismo. Esperamos ter ajudado 🙂

        1. Edneide Gomes da Silva .

          Boa noite gostaria de saber porque quando pego sol fico mim coçando ir toda vermelha igual uma alergia.

          1. Tenho osteoporose muito séria tomo 7.000ui por semana faz 1 3 anos e 2 2 Anos ando sentindo tonturas enjôo sono pode ser que está hipervitinose!!???

            1. Maricy, tudo bem?

              A quantidade que você consome é a dose recomendado e não oferece nenhum risco. Pode ser que você esteja com deficiência de Vitamina D ao invés de exesso, por isso sugiro ir ao médico para fazer novos exames. 🥰

              1. Oie tudo bem? O excesso de Vitamina D3 pode causar: formação de cálculos renais, que são as pedras nos rins; calcificação de tecidos, que é o enrijecimento de tecidos que devem ser moles e de artérias também e níveis elevados de fósforo e cálcio no sangue. =)

          1. Estou com vitamina D em excesso e já suspendi assim q fiquei sabendo, sinto dor ao urinar como se fosse uma infecção urinária,o que mais posso fazer para melhorar?obs:tenho 68 anos

            1. Vivian, tudo bem?

              Recomendamos que vá ao médico realizar exames clínicos para entender qual a melhor estratégia que precisa ser tomada para que os níveis de vitamina D do seu organismo seja equilibrado e que você não sinto mais esses dores desconfortáveis.

          2. Olá bom dia! Eu o mel vitamina d por conta própria pq disseram que era bom pra o sistema imuni contra covid tomei um mês 2000 por dia tou muito preucupada o que faço?

            1. Lenilde, tudo bem por aí?

              Tomar vitamina D quando o seu corpo possui deficiência dessa vitamina é super importante. Mas o consumo dela, dependendo se o indivíduo possui alguma doença crônica, deve ser acompanhado por um profissional da saúde. Recomendamos que vá ao seu médico para que ele possa te avaliar clinicamente e entender qual a dosagem ideal da vitamina D para seu corpo. Quanto a imunidade, o consumo da vitamina C é bem mais eficiente. Veja um post nosso sobre o assunto: https://blog.vhita.com.br/vitamina-c-comprimido/

            1. Elisabete, tudo bem?

              Não se preocupe, a vitamina D (dependendo dos seus exames clínicos e da sua condição de saúde) quando consumida em excesso por longos períodos para sim trazer malefícios para a saúde. Mas no seu caso que só consumiu por uma semana, não precisa se preocupar. Recomendamos apenas que, volte ao médico e refaça seus exames para verificar que o consumo da vitamina gerou alguma alteração no organismo.

          Deixe um comentário

          O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

          17 − cinco =


          The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.