Vitamina D pura ou com cálcio?

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Vitamina D pura ou com cálcio? Qual é a melhor? O uso de suplementos de vitamina D pura ou com cálcio é muito comum, principalmente entre os idosos. Veja quais são os benefícios dessa combinação além da melhor estratégia de suplementação para a saúde óssea e prevenção de fraturas.

BENEFÍCIOS DA VITAMINA D 

A vitamina D é fundamental para o desenvolvimento das atividades do organismo saudável. Mas dentre suas inúmeras funções, a principal dela é capturar cálcio e o fósforo, ajudando a manter os níveis adequados desses minerais no sangue. 

Essa função de captura do cálcio e do fósforo ajuda na promoção do crescimento ósseo e muscular saudável. Por essa razão, por muitos anos, a deficiência de vitamina D no organismo era associada com o desenvolvimento de doenças ósseas como o raquitismo em crianças, osteopenia e osteomalácia em adultos.

Além disso, a vitamina D também é relacionada com alterações em 5% do DNA humano. Por isso, baixos níveis de vitamina D em nosso corpo também estão associados com diversas doenças, como câncer, obesidade, esclerose múltipla e lúpus, por exemplo.

Outro importante papel da vitamina D pura é no sistema de defesa do nosso corpo. Pois essa vitamina tem o poder de agir contra a inflamação e doenças relacionadas ao nosso sistema de defesa. Por exemplo, em doenças crônicas como hipertensão arterial, diabetes e obesidade.

Quando em quantidades adequadas no corpo, os principais benefícios da vitamina D são:

  • Melhora da inflamação do organismo;
  • Atua na prevenção de doenças ósseas como osteoartrite, osteomalácia, osteopenia e raquitismo;
  • Atua contra a perda de músculos;
  • Mantém a saúde do coração;
  • Fortalece o sistema de defesa;
  • Prevenção de autismo;
  • Tratamento da esclerose múltipla.

BENEFÍCIOS DO CÁLCIO

O cálcio foi visto por muito tempo como um nutriente importante para manter o metabolismo ósseo em equilíbrio. Entretanto, atualmente, a eficácia da suplementação com o cálcio é questionável.

Os estudos científicos relatam poucos benefícios do uso do suplemento de cálcio na redução de riscos de fraturas por fragilidade.

Dessa forma, o cálcio deve ser sim consumido, porém através da alimentação, com alimentos fontes como leite e derivados e não pela suplementação. 

O excesso de cálcio pode ser facilmente atingido pelo corpo quando a pessoa já se alimenta bem e usa o suplemento. Isso é muito perigoso porque o excesso de cálcio pode colocar a saúde em risco e a pessoa apresentar vários efeitos colaterais como problemas gastrointestinais e cálculo renal, por exemplo.

VITAMINA D PURA OU COM CÁLCIO?

Estudos atuais, com alto critério de rigorosidade demonstram que o ideal é o consumo da vitamina D pura, sem a combinação com o cálcio. Apesar dessa ser uma prática comum para boa parte dos idosos, essa combinação não é relacionada com a prevenção de fraturas ou demais benefícios para a saúde.

Os cientistas afirmam também que, a suplementação de vitamina D só deve ser realizada quando detectado por exames sanguíneos que as concentrações dessa vitamina estão abaixo da considerada saudável. E não se deve consumir o suplemento quando não apresentar uma insuficiência ou uma deficiência de vitamina D no sangue.

Um quadro de insuficiência de vitamina D, é menos grave que uma deficiência. Uma insuficiência representa valores entre 50 nmol/ l e 30 nmol/ l no sangue de vitamina D. Enquanto a deficiência apresenta valores menores de 30 nmol/ l.

Esses valores podem ser encontrados quando realizado um exame de sangue chamado 25OH Vitamina D, forma bioquímica da vitamina D em nosso sangue, também chamada de calcidiol.

Portanto, antes de consumir qualquer um dos dois suplementos, busque orientação de um profissional como um médico ou nutricionista. Além de realizar exames sanguíneos para detectar quadros de insuficiência ou deficiência. 

Caso seja necessário a suplementação de vitamina D pura, peça recomendações e pesquise por um produto de confiança. Enquanto para o cálcio, o melhor é priorizar os alimentos fontes como leite e derivados para evitar qualquer risco à saúde.

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Referências:

REID, Ian R.; BOLLAND, Mark J.; GREY, Andrew. Effects of vitamin D supplements on bone mineral density: a systematic review and meta-analysis. The Lancet, v. 383, n. 9912, p. 146-155, 2014.

CHIODINI, Iacopo; BOLLAND, Mark J. Calcium supplementation in osteoporosis: useful or harmful?. European journal endocrinology, v. 178, n. 4, p. D13-D25, 2018.

 
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