Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Melhor vitamina para queda de cabelo? Descubra qual é

Melhor vitamina para queda de cabelo? Descubra qual é

Melhor vitamina para queda de cabelo.
5 minutos de leitura

Entre os fatores que influenciam a saúde e crescimento do nosso cabelo, a alimentação é um dos principais. Da mesma forma que vemos esse impacto na beleza da pele, energia para atividade diárias e qualidade do sono, garantir uma alimentação rica e diversificada também tem benefícios para o nosso cabelo.

Os benefícios de uma boa alimentação são principalmente pelo consumo de vitaminas. Muitas têm papel central na saúde capilar, ajudando a prevenir a queda e os fios fortes. Sendo a principal dela a vitamina C.

A vitamina C tem papel fundamental no auxílio da produção de colágeno, tanto do tipo I quanto do tipo II. E o colágeno é fundamental para o crescimento e fortalecimento do cabelo, evitando as quedas. 

Melhores vitaminas para a queda de cabelo

Além da vitamina C, outras vitaminas também desempenham papéis essenciais para a saúde do cabelo. 

1. Vitamina A

Favorece o crescimento capilar. O suplemento de vitamina A, que, que deve ser consumida com moderação, evitando a hipervitaminose (o excesso de vitamina).

2. Vitaminas do complexo B

As vitaminas do complexo B auxiliam na formação do material genético da célula com fortalecimento e renovação tecidual.

3. Vitamina K

A vitamina K, quando usada como suplemento, tem ação de fortalecimento dos fios capilares com o uso tópico, ou seja, apenas no local onde foi aplicado diretamente.

O que ajuda a diminuir a queda de cabelo?

O primeiro passo é ter uma alimentação saudável e rica em nutrientes. E essa alimentação se inicia na ingestão correta de vitaminas contidas nos alimentos ou através de suplementação alimentar.

Em alguns casos mais específicos, ainda existem os tratamentos para queda de cabelo que também comportam o uso de medicamentos, procedimentos cirúrgicos e também os suplementos (como já dito).

Dentre diferentes suplementos que auxiliam na melhora da queda e fortalecimento do cabelo, tem um que chama a atenção além dos suplementos vitamínicos, que é o colágeno Verisol. 

O colágeno Verisol é composto por peptídeos bioativos de colágeno (a menor parte do colágeno), e diversas análises já comprovaram seus benefícios nas unhas e pele, porém, testes recém realizados também apresentaram uma relevante resposta se tratando da fortificação e crescimento dos fios.

Para observar os benefícios no cabelo, a dose recomendada para o consumo do colágeno é de  2,5 g ao dia por no mínimo 16 semanas. E um bom suplemento de colágeno Verisol pode ser encontrado por R$ 200,00 .

Como escolher um bom suplemento de vitamina C para queda do cabelo

Para colher todos esses benefícios, é necessário adquirir um suplemento de vitamina C de qualidade. Então aqui vão umas dicas de como escolher o melhor suplemento de vitamina C:

  • Ela deve ser livre de aditivos: ou seja, ter o mínimo de ingredientes possíveis em sua composição;
  • Ter uma dose otimizada: isso quer dizer que o recomendado é que o suplemento de vitamina C tenha, no mínimo, 1g (1000 mg) por dose diária;
  • Ser na forma de comprimido: pois tem maior pureza e a concentração ideal para o consumo diário, e não a versão efervescente.

Um bom suplemento de vitamina C pode ser encontrado por valores na faixa de R$65,00. 

Quais os outros benefícios da vitamina C para a saúde?

A vitamina C, além dos benefícios para o cabelo citados anteriormente, ela ainda gera muitos outros benefícios ao corpo como:

  • Ajuda a diminuir as linhas de expressão;
  • É importante para manutenção da saúde e beleza da pele;
  • Auxilia na produção de colágeno;
  • É um antioxidante natural;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Promove maior resistência contra infecções;
  • Pode ajudar a prevenir e tratar anemias;
  • Previne os sintomas do envelhecimento precoce;
  • Pode ajudar na redução do colesterol;
  • Utilizada no tratamento do câncer;
  • Previne doenças cardiovasculares.

Quer saber mais?

Referências:

VHITA. Conheça os melhores produtos para queda de cabelo. Blog Vhita. 17 de julho de 2020. Disponível em <https://blog.vhita.com.br/produtos-para-queda-de-cabelo/> Acessado em 14/07/2020.

VHITA. Colágeno hidrolisado para cabelo ou peptídeos bioativos?. Blog Vhita. 26 de novembro de 2019. Disponível em <https://blog.vhita.com.br/colageno-hidrolisado-para-o-cabelo/> Acessado em 14/07/2020.

Hans Wolff, Tobias W. Fischer, Ulrike Blume-Peytavi. The Diagnosis and Treatment of Hair and Scalp Diseases. NCBI. 27 de maio de 2016. Disponível em <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4908932/> Acessado em 14/07/2020.

Young Kwan Sung, Sun Young Hwang, So Young Cha, Soon Re Kim, Sang Yoon Park, Moon Kyu Kim, Jung Chul Kim. The Hair Growth Promoting Effect of Ascorbic Acid 2-phosphate, a Long-Acting Vitamin C Derivative. NIH. 09 de janeiro de 2006. Disponível em <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/16406749/> Acessado em 14/07/2020.

Avalie este post
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez + três =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.