Vitamina para cabelo, quais as melhores para os fios?

| | , ,

Vitamina para cabelo, quais as melhores para os fios?

Antes mais voltado apenas para as mulheres, o cuidado com a saúde capilar também chegou ao público masculino, e a busca crescente por vitamina para cabelo hoje é algo totalmente unissex. 

Foi pensando em trazer informação de qualidade, com todo o embasamento científico que produzimos esse artigo. Confira agora.

Vitamina para cabelo funciona?

Muita gente se pergunta se o uso de vitamina para cabelo funciona como forma de prevenir ou então controlar a queda dos fios

Responder a esses questionamentos muitas vezes é um desafio, uma vez que há muito informação conflitante e sem embasamento científico ao qual as pessoas acabam se apegando. 

Os micronutrientes, como as vitaminas e os minerais, são importantes para o ciclo natural de folículos capilares, células responsáveis pela produção dos cabelos. 

Por desempenharem papel importante na renovação celular, algo fundamental para a saúde não só dos fios, mas para outros tecidos corpóreos, a deficiência desses micronutrientes podem resultar no enfraquecimento dos fios e no aumento da queda de cabelo. 

Por isso, o primeiro passo para ter um cabelo saudável é ingerindo as vitaminas e minerais em quantidades adequadas todos os dias. 

Qual a melhor vitamina para a queda de cabelo? 

Sempre que se fala em queda capilar, uma dúvida comumente surge: Afinal, qual é a melhor vitamina para queda de cabelo? 

Algumas vitaminas são particularmente positivas para a saúde e fortalecimento dos fios por causa da sua ação direta no metabolismo capilar. 

A vitamina C, por exemplo,  ajuda na síntese de colágeno, uma das principais proteínas que compõem a estrutura do cabelo. Dessa forma, a vitamina C consegue ajudar no fortalecimento dos fios, fazendo com que o cabelo fique  menos suscetíveis a quedas. 

Estudos demonstraram que a administração diária com suplemento nutricional contendo vitamina C aumentou de maneira significativa o crescimento capilar após 90 e 180 dias de uso

Os primeiros efeitos positivos foram notados após 90 dias e aumentados após os 180 dias, o que sugere que o uso contínuo pode trazer melhorias contínuas. 

Algo importante de ser elencado, é que durante esse estudo, nenhum efeito adverso foi relatado. 

Por fim, é importante elencar que a vitamina C favorece a absorção de ferro e potencializa a oxigenação, fazendo com que diferentes tecidos se tornem mais resistentes e funcionais, e o cabelo está incluso nisso.

Quais são as vitaminas boas para cabelo e unha?

A falta de vitaminas  geralmente trazem consigo sinais e sintomas visíveis aos nossos olhos, porque transparecem na pele, unhas e nos cabelos.  De modo comum, a queda de cabelo e unhas quebradiças são os sinais mais clássicos que indicam deficiência de vitaminas.

Pensando dessa forma, é natural se questionar sobre quais seriam as vitaminas boas para cabelo e unha.

A vitamina A, por exemplo, é parte integrante dos fios e sua carência os torna fracos, facilitando o processo de queda. 

As vitaminas do complexo B, são importantes para a formação de material genético nas células, sendo essencial para renovação e fortalecimento tecidual, como é o caso do cabelo e das unhas. 

A vitamina C tem grande importância para a saúde de fios e unhas. Além de ajudar na síntese de colágeno, essa vitamina desempenha importante papel na absorção de ferro, o que aumenta o transporte de oxigênio pelo organismo, fortalecendo assim, unhas e cabelo.

A vitamina E melhora a circulação sanguínea, o que aumenta a oferta de nutrientes para ambos os tecidos. Além disso, sua ação antioxidante, previne a ação de radicais livres na matriz celular de unhas e cabelos, mantendo-os mais fortes e saudáveis. 

E por último, temos a vitamina K, que embora seja conhecida por sua ação no processo de coagulação, possui papel importante no fortalecimento dos fios, diminuindo assim, a incidência de queda. 

Conheça a melhor vitamina para crescer cabelo

A melhor vitamina para crescer cabelo é a vitamina C, mas é necessário buscar uma opção de qualidade. 

Encontrar uma vitamina C para cabelo crescer requer apenas um pouco de atenção.

Uma vitamina C para cabelo precisa:

  • Ser livre de aditivos: contendo em sua formulação o mínimo de ingredientes possíveis além do  ácido ascórbico.
  • Ter uma dose otimizada: O ideal é que a vitamina C contenha 1000 mg por dose diária. Esse valor atende às recomendações nutricionais desde crianças até idosos;
  • Estar na forma de comprimidos: Eles são mais puros e possuem a concentração ideal para consumo diário.

Quer saber mais?

HIND M. ALMOHANNA; AZHAR A. AHMED; JOHN P. TSATALIS; ANTONELLA TOSTI: The Role of Vitamins and Minerals in Hair Loss: A Review. Dermatol Ther (Heidelb). 2019 Mar 9; acesso em 02 de julho de 2020. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6380979/.

BEDIN V. Vitaminas e Hipervitaminoses. BWS Journal. 2018 mar 1; acesso em 02 de julho de 2020. Disponível em: http://bwsjournal.emnuvens.com.br/bwsj/article/view/13/5.

MICHELLE DIBAISE;  SHERRY M T. Hair, Nails, and Skin: Differentiating Cutaneous Manifestations of Micronutrient Deficiency. NCP Nutrition in Clinical Practice.  2019, May 29. Acesso em 2 de julho de 2020. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/ncp.10321.

GLYNIS A. A Double-blind, Placebo-controlled Study Evaluating the Efficacy of an Oral Supplement in Women with Self-perceived Thinning Hair. The journal of Clinical and Aesthetic Dermatology. 2012, Nov 5; acesso em 9 de julho de 2020. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3509882/.

 
Anterior

Colágeno Verisol para o Cabelo: Como escolher o melhor?

Como fazer o cabelo crescer? Descubra as melhores maneiras

Próximo

Deixe um comentário