Home » Vitamina para cabelo, quais as melhores para os fios?

Vitamina para cabelo, quais as melhores para os fios?

Vitaminas para cabelo

Vitamina para cabelo, quais as melhores para os fios?

Antes mais voltado apenas para as mulheres, o cuidado com a saúde capilar também chegou ao público masculino, e a busca crescente por vitamina para cabelo hoje é algo totalmente unissex. 

Foi pensando em trazer informação de qualidade, com todo o embasamento científico que produzimos esse artigo. Confira agora.

Vitamina para cabelo funciona?

Muita gente se pergunta se o uso de vitamina para cabelo funciona como forma de prevenir ou então controlar a queda dos fios

Responder a esses questionamentos muitas vezes é um desafio, uma vez que há muito informação conflitante e sem embasamento científico ao qual as pessoas acabam se apegando. 

Os micronutrientes, como as vitaminas e os minerais, são importantes para o ciclo natural de folículos capilares, células responsáveis pela produção dos cabelos. 

Por desempenharem papel importante na renovação celular, algo fundamental para a saúde não só dos fios, mas para outros tecidos corpóreos, a deficiência desses micronutrientes podem resultar no enfraquecimento dos fios e no aumento da queda de cabelo. 

Por isso, o primeiro passo para ter um cabelo saudável é ingerindo as vitaminas e minerais em quantidades adequadas todos os dias. 

Qual a melhor vitamina para a queda de cabelo? 

Sempre que se fala em queda capilar, uma dúvida comumente surge: Afinal, qual é a melhor vitamina para queda de cabelo? 

Algumas vitaminas são particularmente positivas para a saúde e fortalecimento dos fios por causa da sua ação direta no metabolismo capilar. 

A vitamina C, por exemplo,  ajuda na síntese de colágeno, uma das principais proteínas que compõem a estrutura do cabelo. Dessa forma, a vitamina C consegue ajudar no fortalecimento dos fios, fazendo com que o cabelo fique  menos suscetíveis a quedas. 

Estudos demonstraram que a administração diária com suplemento nutricional contendo vitamina C aumentou de maneira significativa o crescimento capilar após 90 e 180 dias de uso

Os primeiros efeitos positivos foram notados após 90 dias e aumentados após os 180 dias, o que sugere que o uso contínuo pode trazer melhorias contínuas. 

Algo importante de ser elencado, é que durante esse estudo, nenhum efeito adverso foi relatado. 

Por fim, é importante elencar que a vitamina C favorece a absorção de ferro e potencializa a oxigenação, fazendo com que diferentes tecidos se tornem mais resistentes e funcionais, e o cabelo está incluso nisso.

Quais são as vitaminas boas para cabelo e unha?

A falta de vitaminas  geralmente trazem consigo sinais e sintomas visíveis aos nossos olhos, porque transparecem na pele, unhas e nos cabelos.  De modo comum, a queda de cabelo e unhas quebradiças são os sinais mais clássicos que indicam deficiência de vitaminas.

Pensando dessa forma, é natural se questionar sobre quais seriam as vitaminas boas para cabelo e unha.

A vitamina A, por exemplo, é parte integrante dos fios e sua carência os torna fracos, facilitando o processo de queda. 

As vitaminas do complexo B, são importantes para a formação de material genético nas células, sendo essencial para renovação e fortalecimento tecidual, como é o caso do cabelo e das unhas. 

A vitamina C tem grande importância para a saúde de fios e unhas. Além de ajudar na síntese de colágeno, essa vitamina desempenha importante papel na absorção de ferro, o que aumenta o transporte de oxigênio pelo organismo, fortalecendo assim, unhas e cabelo.

A vitamina E melhora a circulação sanguínea, o que aumenta a oferta de nutrientes para ambos os tecidos. Além disso, sua ação antioxidante, previne a ação de radicais livres na matriz celular de unhas e cabelos, mantendo-os mais fortes e saudáveis. 

E por último, temos a vitamina K, que embora seja conhecida por sua ação no processo de coagulação, possui papel importante no fortalecimento dos fios, diminuindo assim, a incidência de queda. 

Conheça a melhor vitamina para crescer cabelo

A melhor vitamina para crescer cabelo é a vitamina C, mas é necessário buscar uma opção de qualidade. 

Encontrar uma vitamina C para cabelo crescer requer apenas um pouco de atenção.

Uma vitamina C para cabelo precisa:

  • Ser livre de aditivos: contendo em sua formulação o mínimo de ingredientes possíveis além do  ácido ascórbico.
  • Ter uma dose otimizada: O ideal é que a vitamina C contenha 1000 mg por dose diária. Esse valor atende às recomendações nutricionais desde crianças até idosos;
  • Estar na forma de comprimidos: Eles são mais puros e possuem a concentração ideal para consumo diário.

Quer saber mais?

HIND M. ALMOHANNA; AZHAR A. AHMED; JOHN P. TSATALIS; ANTONELLA TOSTI: The Role of Vitamins and Minerals in Hair Loss: A Review. Dermatol Ther (Heidelb). 2019 Mar 9; acesso em 02 de julho de 2020. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6380979/.

BEDIN V. Vitaminas e Hipervitaminoses. BWS Journal. 2018 mar 1; acesso em 02 de julho de 2020. Disponível em: http://bwsjournal.emnuvens.com.br/bwsj/article/view/13/5.

MICHELLE DIBAISE;  SHERRY M T. Hair, Nails, and Skin: Differentiating Cutaneous Manifestations of Micronutrient Deficiency. NCP Nutrition in Clinical Practice.  2019, May 29. Acesso em 2 de julho de 2020. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/ncp.10321.

GLYNIS A. A Double-blind, Placebo-controlled Study Evaluating the Efficacy of an Oral Supplement in Women with Self-perceived Thinning Hair. The journal of Clinical and Aesthetic Dermatology. 2012, Nov 5; acesso em 9 de julho de 2020. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3509882/.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *