Você já deve ter ouvido falar de Whey Protein, mas sabe quem pode tomar, como tomar e com o que tomar? Confira as informações de uso do suplemento nesse post.

Qual Whey Protein tomar?

Antes de saber como tomar whey, primeiro é preciso descobrir qual Whey tomar, existem dois tipos principais, o Whey concentrado e isolado. A diferença do produto isolado para o concentrado é basicamente a quantidade de proteínas, presentes em uma dose, que cada um oferece.

Enquanto o Whey concentrado conta com 80% de proteínas, o Whey isolado contém 90%. Além disso, o suplemento isolado tem menor número de carboidratos e gorduras.

O Whey isolado, por conter um alto nível de proteínas e baixíssimo de carboidratos, é recomendado para atletas e para quem pratica exercícios físicos com frequência. Você vai notar que, por conter mais proteínas, o Whey isolado vai ter um preço mais alto, em comparação com o concentrado. Veja as diferenças mais detalhadas abaixo:

Quem pode tomar Whey?

O Whey é muito relacionado com ambientes de academia e com pessoas com treinam com frequência, mas esse suplemento pode ser utilizado por quase todo mundo. O Whey concentrado promove efeitos como ganho de massa magra, redução de gorduras, fortalecimento do sistema de defesa, então pode ser indicado para qualquer um que deseja obter esses benefícios.

Já o Whey isolado, por conter uma quantidade altíssima de proteínas, é mais recomendado para atletas ou praticantes de exercício físico intenso. E por ter um preço mais alto, se você não pratica esportes ou atividades com muita intensidade, a melhor opção é apostar no Whey concentrado, pois ele já vai suprir suas necessidades. 

Mas atenção, o Whey Protein é uma proteína derivada do soro de leite, então não é recomendado para pessoas com intolerância à lactose (proteína do leite).

Como tomar Whey?

O Whey é comercializado em pó, então é fácil de ser consumido, a recomendação básica é tomar o produto dissolvido em água, mas existem outras maneiras de tomar Whey. Por exemplo, se você quiser adicionar um sabor, o Whey pode ser dissolvido no leite, ou ainda adicionado à receitas, de sal ou de doce, como panquecas ou shakes.

Confira aqui algumas receitas para fazer com Whey.

Mas vale lembrar que caso você não queira ingerir o Whey junto com nenhum carboidrato ou gordura, a melhor opção é tomar apenas com água, para ter o ganho de apenas proteínas do suplemento. Essa ideia é boa para quem faz uso do Whey isolado, pois assim não há desperdício de proteínas. 

Quantidade da dose de Whey?

A quantidade recomendada de Whey varia de pessoa para pessoas, depende do sexo, peso, estilo de vida, frequência de atividades físicas e do objetivo que o indivíduo quer atingir. Por isso, o mais indicado é procurar um profissional da área, como um nutricionista, para receber a recomendação correta da dose para tomar.

Melhor horário para tomar Whey

Não há um horário mais adequado para tomar Whey, porém o indicado é tomar antes e/ou depois dos treinos, pois assim ele cumpre melhor sua função de auxiliar no ganho de massa muscular e no reparo de músculos. 

Whey com refeições

O Whey protein é um suplemento, então não vai substituir as refeições, mas sim complementar, o que você pode fazer é adicionar o Whey em algumas receitas para deixa-lo mais saboroso, sem pular refeições completas. Mas é sempre bom lembrar que combinar o Whey Protein com uma dieta equilibrada e prática de exercícios físicos vai ajudar a potencializar seus efeitos benéficos. 

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Referências

FISCHBORN, Simone Cristina. A influência do tempo de ingestão da suplementação de whey protein em relação à atividade físicaRBNE-Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, v. 3, n. 14, 2012.

LUHOVYY, Bohdan L.; AKHAVAN, Tina; ANDERSON, G. Harvey. Whey proteins in the regulation of food intake and satietyJournal of the American College of Nutrition, v. 26, n. 6, p. 704S-712S, 2007.