Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Whey protein engorda ou emagrece?| Dicas que você precisa saber

Whey protein engorda ou emagrece?| Dicas que você precisa saber

Whey protein engorda
4 minutos de leitura

Dúvidas como: “whey protein engorda?” ou “whey protein emagrece?” são comuns. Mesmo que o suplemento de whey protein seja o suplemento mais famoso do mundo. Mas toda essa fama do whey não é em vão, já que possui inúmeros benefícios à saúde.

Por exemplo: ganho de massa muscular, melhora do desempenho físico, melhora do sistema imunológico, ação antioxidante, controle da pressão arterial, antiviral. Além de ser utilizado em tratamentos de HIV, hepatite B,  doenças cardiovasculares e também da osteoporose.  

Mas é natural que exista uma insegurança em consumir aquilo que você não conhece. Então, veja aqui nesse post como usar o whey protein para emagrecer (e não engordar) e 3 dicas para facilitar ainda mais esse processo. 

Whey protein para emagrecer

O whey protein é um suplemento proteico de alto valor biológico, o que significa que é composto por proteínas ricas em aminoácidos essenciais. Por essa razão, é o suplemento mais indicado para quem quer ganhar massa muscular. 

Mas além da massa muscular, normalmente, as pessoas que buscam esse objetivo também querem emagrecer. E para esse resultado o whey protein também é indicado, pois ele promove mais saciedade e diminui o apetite, o que evita o consumo excessivo de alimentos. 

Veja agora as 3 principais dicas para conseguir emagrecer tomando whey protein. 

1° DICA: Não pule refeições 

Ter uma quantidade adequada de proteínas durante todo o dia é fundamental. Isto é, o consumo de de proteínas durante o dia deve ser distribuído ao longo do dia para evitar momentos de catabolismo (perda de massa muscular). 

Por exemplo, o tempo em que a proteína proveniente do alimento, ou suplemento, atua no organismo varia de 3 a 5h. Então o ideal é fazer refeições ricas em proteínas com intervalos de no máximo 5h.

E como sabemos a dificuldade disso, o whey protein pode auxiliar na praticidade nesse momento, sendo uma boa opção para o pós treino e lanches entre as principais refeições. 

Para a dose ideal de whey, é necessário uma avaliação com um nutricionista para a adequação do consumo. Porém podemos afirmar que, uma refeição de em média 30g de proteína é o ideal para o desenvolvimento da massa muscular baseado em estudos científicos. 

2° DICA: Consuma pelo menos 2L de água por dia

O consumo de água de forma adequada é fundamental para o ganho de massa muscular. Pois o nosso músculo é formado por cerca de 80% de água. Além de que estar bem hidratado ajuda a diminuir o consumo de alimentos.

3° DICA: Faça receitas mais saudáveis com Whey protein

Para quem estiver cansado do tradicional shake de whey protein apenas com água. A melhor dica que podemos te dar é incluir esse suplemento nos alimentos, fazendo receitas saudáveis e ricas em proteínas. 

Evite comprar shakes prontos, pois esses costumam conter diversos aditivos químicos, substâncias que a longo prazo são prejudiciais a saúde e podem levar ao ganho de peso. Substitua esse shake por uma vitamina com whey protein por exemplo.

Agora para ver como é simples e delicioso.

Vitamina de Whey protein com fruta 

Essa é uma receita tradicional para substituir o clássico whey protein com água de modo bem prático e gostoso. A vitamina com frutas e whey ajuda a deixar o whey protein rico em vitaminas, além de que o leite potencializa seus benefícios à saúde.

Ingredientes:

  • 100ml de leite semi desnatado, ou leite vegetal;
  • Dose de whey protein recomendada;
  • 1 banana;
  • 2 morango;
  • 4 pedras de gelo.

Modo de preparo:

Coloque tudo no liquidificador e bata até ficar com consistência cremosa.

Essa receita vai bem para lanches da tarde e ceia. Pois a mistura com as frutas faz com que a proteína circule pelo organismo por mais tempo, evitando a perda de massa muscular durante períodos de jejum, como acontece enquanto dormimos. 

Com essas 3 dicas associadas ao exercício e uma boa alimentação, você com certeza irá conseguir perder peso e ganhar massa muscular. 

Lembrando, o profissional nutricionista é o responsável pela adequação da sua alimentação para o seu objetivo, investir em saúde é investir em qualidade de vida. 

Quer saber mais?

Referências:

KERI MARSHALL, N. D. Therapeutic applications of whey protein. Alternative medicine review, v. 9, n. 2, p. 136-156, 2004.

2/5 - (4 voto(s))
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

Marcações:

20 comentários em “Whey protein engorda ou emagrece?| Dicas que você precisa saber”

    1. Silvio,

      O whey protein é um suplemento proteico de alto valor biológico, o que significa que é composto por proteínas ricas em aminoácidos essenciais. Por essa razão, é o suplemento mais indicado para quem quer ganhar massa muscular, mas isso não é ”engordar”
      O mais indicado seria consultar um médico para indicação de um suplemento apropriado para o seu caso, o Whey pode servir como parte do tratamento 🙂

  1. Olá tudo bem? Comentei com minha instrutora da academia , ela disse que joguei dinheiro fora pois eu não tenho musculatura pra aguentar o whey, disse que só depois de 6 meses treinando posso tomar, senão vai fazer efeito contrário e engordar ,é verdade?

    1. Luna, tudo bem?

      O alimento é utilizado para promover a síntese de proteínas musculares e o aumento da massa muscular magra, quando utilizado em paralelo às atividades físicas de resistência. Portanto, o Whey Protein é geralmente utilizado como um suplemento por pessoas que praticam esportes. Por isso que qualquer suplementação deve ser orientada por algum médico e/ou nutricionista, pois cada pessoa busca o consumo para uma finalidade diferente. 😉

  2. Fui usar uma pasta de amendoim Whey, ganhei massa nas pernas e nos braços, e não há nada que reverta esse quadro. Já vi que vou ter que fazer muito exercício pra perder essa massa toda. Whey nunca mais!

    1. Fernanda, tudo bem?

      O alimento é utilizado para promover a síntese de proteínas musculares e o aumento da massa muscular magra, quando utilizado em paralelo às atividades físicas de resistência. Portanto, o Whey Protein é geralmente utilizado como um suplemento por pessoas que praticam esportes.

    1. Fernanda, tudo bem?

      Você deve reconhecer que o seu organismo precisa de diversos nutrientes para se manter equilibrado e em funcionamento positivo. O Whey Protein não possui todos esses nutrientes que devem constituir uma refeição, então não é indicada a substituição.

  3. Olá, tudo bem?
    Estou acima do peso , mas faço atividade física diariamente em acadmeia,mas não consigo vê o resultado.
    Posso fazer o uso do wey antes do treino ?
    Desde já agradeço!

    1. Dani, tudo bem?

      Isso depende do seu objetivo! Por exemplo, para pessoas que visam uma hipertrofia ou ganha de massa, dependendo de como está sua dieta e consumo de proteína, é orientado a consumir como pós treino. Mas se seu objetivo é só complementar seu consumo de quantidade de proteína diária, pode ser consumido antes das principais refeições, sem problemas!

    1. Mayara, tudo bem?

      Pode sim, o importante é não ficar parada. O melhor horário de consumo depende do seu objetivo! Por exemplo, para pessoas que visam uma hipertrofia ou ganha de massa, dependendo de como está sua dieta e consumo de proteína, é orientado a consumir como pós exercícios. Mas se seu objetivo é só complementar seu consumo de quantidade de proteína diária, pode ser consumido antes das principais refeições, sem problemas! Bjsss 😘

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − 6 =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.