Whey protein engorda ou emagrece?| Dicas que você precisa saber

| | ,

Dúvidas como: “whey protein engorda?” ou “whey protein emagrece?” são comuns. Mesmo que o suplemento de whey protein seja o suplemento mais famoso do mundo. Mas toda essa fama do whey não é em vão, já que possui inúmeros benefícios à saúde.

Por exemplo: ganho de massa muscular, melhora do desempenho físico, melhora do sistema imunológico, ação antioxidante, controle da pressão arterial, antiviral. Além de ser utilizado em tratamentos de HIV, hepatite B,  doenças cardiovasculares e também da osteoporose.  

Mas é natural que exista uma insegurança em consumir aquilo que você não conhece. Então, veja aqui nesse post como usar o whey protein para emagrecer (e não engordar) e 3 dicas para facilitar ainda mais esse processo. 

Whey protein para emagrecer

O whey protein é um suplemento proteico de alto valor biológico, o que significa que é composto por proteínas ricas em aminoácidos essenciais. Por essa razão, é o suplemento mais indicado para quem quer ganhar massa muscular. 

Mas além da massa muscular, normalmente, as pessoas que buscam esse objetivo também querem emagrecer. E para esse resultado o whey protein também é indicado, pois ele promove mais saciedade e diminui o apetite, o que evita o consumo excessivo de alimentos. 

Veja agora as 3 principais dicas para conseguir emagrecer tomando whey protein. 

1° DICA: Não pule refeições 

Ter uma quantidade adequada de proteínas durante todo o dia é fundamental. Isto é, o consumo de de proteínas durante o dia deve ser distribuído ao longo do dia para evitar momentos de catabolismo (perda de massa muscular). 

Por exemplo, o tempo em que a proteína proveniente do alimento, ou suplemento, atua no organismo varia de 3 a 5h. Então o ideal é fazer refeições ricas em proteínas com intervalos de no máximo 5h.

E como sabemos a dificuldade disso, o whey protein pode auxiliar na praticidade nesse momento, sendo uma boa opção para o pós treino e lanches entre as principais refeições. 

Para a dose ideal de whey, é necessário uma avaliação com um nutricionista para a adequação do consumo. Porém podemos afirmar que, uma refeição de em média 30g de proteína é o ideal para o desenvolvimento da massa muscular baseado em estudos científicos. 

2° DICA: Consuma pelo menos 2L de água por dia

O consumo de água de forma adequada é fundamental para o ganho de massa muscular. Pois o nosso músculo é formado por cerca de 80% de água. Além de que estar bem hidratado ajuda a diminuir o consumo de alimentos.

3° DICA: Faça receitas mais saudáveis com Whey protein

Para quem estiver cansado do tradicional shake de whey protein apenas com água. A melhor dica que podemos te dar é incluir esse suplemento nos alimentos, fazendo receitas saudáveis e ricas em proteínas. 

Evite comprar shakes prontos, pois esses costumam conter diversos aditivos químicos, substâncias que a longo prazo são prejudiciais a saúde e podem levar ao ganho de peso. Substitua esse shake por uma vitamina com whey protein por exemplo.

Agora para ver como é simples e delicioso, 

Vitamina de Whey protein com fruta 

Essa é uma receita tradicional para substituir o clássico whey protein com água de modo bem prático e gostoso. A vitamina com frutas e whey ajuda a deixar o whey protein rico em vitaminas, além de que o leite potencializa seus benefícios à saúde.

Ingredientes:

  • 100ml de leite semi desnatado, ou leite vegetal;
  • Dose de whey protein recomendada;
  • 1 banana;
  • 2 morango;
  • 4 pedras de gelo.

Modo de preparo:

Coloque tudo no liquidificador e bata até ficar com consistência cremosa.

Essa receita vai bem para lanches da tarde e ceia. Pois a mistura com as frutas faz com que a proteína circule pelo organismo por mais tempo, evitando a perda de massa muscular durante períodos de jejum, como acontece enquanto dormimos. 

Com essas 3 dicas associadas ao exercício e uma boa alimentação, você com certeza irá conseguir perder peso e ganhar massa muscular. 

Lembrando, o profissional nutricionista é o responsável pela adequação da sua alimentação para o seu objetivo, investir em saúde é investir em qualidade de vida. 

Quer saber mais?

Que tal um desconto especial para experimentar um whey protein de altíssima qualidade?

 

Referências:

KERI MARSHALL, N. D. Therapeutic applications of whey protein. Alternative medicine review, v. 9, n. 2, p. 136-156, 2004.

 
Anterior

Benefícios do BCAA além do exercício| Dra. Priscila Gontijo

Suplemento feminino para ganhar massa muscular

Próximo

2 comentários em “Whey protein engorda ou emagrece?| Dicas que você precisa saber”

Deixe um comentário