Para qualquer praticante de exercício físico, whey protein é um nome relativamente comum. Você escuta falar sobre ele para aumentar a massa muscular, melhorar a disposição durante o treino e até mesmo para emagrecer.

Mas o whey protein é um suplemento que, muitas vezes, é recomendado para diferentes tipos de pessoas. Até mesmo para pessoas que não praticam exercícios, pensando em adequar a quantidade de proteínas na dieta.

5 Dicas na hora de escolher qual Whey Protein comprar

O QUE É O WHEY PROTEIN?

O Whey Protein é um suplemento alimentar de proteínas. Desenvolvido a partir do soro do leite integral da vaca.

Ele nada mais é do que a proteína encontrada no soro do leite, de altíssimo valor biológico, ou seja, facilmente absorvida pelo organismo e utilizada em diversas funções corporais.

O whey protein é encontrado, tradicionalmente, no formato em pó. E para o consumo, é recomendado a diluição em água ou adicionado em receitas diversas para aumentar o valor proteico das mesmas. 

Mas além do formato tradicional, você também encontra a adição de whey protein a alimentos. Como por exemplo: iogurtes enriquecidos com whey protein, barras de cereais, pasta de amendoim, etc. 

WHEY PROTEIN concentrado

Esse suplemento tem como principal característica a concentração de proteína de soro do leite, que chega a 70 ou 80% da composição total do alimento. Os outros 20 à 30% do suplemento são constituídos de carboidratos – característica que justifica seu valor comercial mais baixo do que as outras versões do suplemento.

WHEY PROTEIN ISOLADO 

Esse tipo de suplemento de whey protein é considerado uma versão mais “pura” do alimento. Em termos de absorção, o whey protein isolado leva quase o mesmo tempo do whey protein concentrado para ser absorvido no organismo. Entretanto, costuma ser mais caro que o whey concentrado devido o processo de isolamento da proteína, retirando os carboidratos e gorduras.

WHEY PROTEIN HIDROLISADO

O whey protein hidrolisado é um tipo especial do suplemento proteico. O qual conta com a alta concentração de proteínas em sua composição, assim como a versão isolada. Mas tem uma característica especial: as moléculas proteicas passaram pelo processo de hidrólise.

COMO CONSUMIR WHEY PROTEIN DA MANEIRA CORRETA?

O volume de consumo de whey protein é calculado de maneira individualizada para cada pessoa. Suas características nutricionais, objetivos e necessidades.

Por isso, a única maneira de saber o quanto você vai precisar consumir desse suplemento – e como fazer isso – é marcando uma consulta com um nutricionista.

Esse profissional fará a sua avaliação completa e, de acordo com ela, vai determinar um volume eficiente e seguro de consumo dessa proteína no seu dia a dia. Além de respeitar também seus hábitos alimentares.