Todo mundo sabe que exercícios fazem bem para a saúde, não é mesmo? Porém, em meio a uma rotina tão atribulada, nem sempre conseguimos tempo para cuidar de nós mesmos. Nesse contexto, quando a relação rotina x atividade física fica prejudicada, o grande perdedor é o nosso bem-estar.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para ajudar você a organizar melhor o seu dia a dia, de forma que a prática de exercícios caiba direitinho na sua agenda. Boa leitura!

 

Avalie a sua saúde

Antes de começar a praticar qualquer atividade física, é importante consultar um profissional para ter certeza de que você está apto a se exercitar. Descubra quais são as suas necessidades e considere, também, buscar um nutricionista para elaborar um plano alimentar personalizado, de acordo com os seus objetivos.

 

Planeje a sua rotina

Pergunte a si mesmo e responda com sinceridade:

  • quanto tempo tenho — e quero — para me exercitar?
  • Quais atividades farão parte da minha rotina?
  • Onde realizarei meus exercícios?

A partir daí, elabore um plano no qual as atividades físicas sejam incluídas em sua vida. Se não for possível se exercitar todos os dias, busque praticar exercícios ao menos 3 vezes por semana (use o final de semana também). Para facilitar, escolha um local perto de sua residência para se exercitar. Pode ser, por exemplo, uma academia, praia, um parque ou uma academia.

 

Comece devagar

Não adianta querer compensar uma vida sedentária em apenas um dia. Isso só trará frustração e dores pelo corpo, além de ser bastante prejudicial à saúde. O ideal é começar devagar, respeitando os limites do corpo. Com a prática, você pode aumentar a intensidade dos treinos e melhorar sua performance.

 

Trate o exercício como um compromisso

Encare a atividade física como uma tarefa tão importante quanto ir trabalhar. Ainda que o desânimo apareça, coloque-o de lado e comece a se exercitar. Você vai perceber que, com o tempo, seu corpo estará tão habituado ao movimento que não será mais preciso lutar para convencê-lo a sair do sofá.

 

Escolha atividades prazerosas

Praticar exercícios contribui para o bem-estar físico e mental. Quando fazemos o que gostamos, conseguimos descansar a mente e aliviar o estresse.

Combine suas preferências pessoais com seus objetivos. Por exemplo, se você quer emagrecer, escolha o exercício com alto gasto de energia que mais lhe agrada. Pode ser caminhada, corrida, natação, dança, pular corda e tantos outros. Opções não faltam!

 

Busque uma companhia para os exercícios

Não há melhor forma de aumentar a disposição para se exercitar do que ter um amigo o incentivando. Quando um estimula o outro, a atividade física se torna mais agradável. Só não vale deixar de praticar para ficar conversando!

E aí, pronto para colocar nossas dicas em prática? Seguindo essas recomendações, você logo conseguirá equilibrar a relação rotina x atividade física. Você sentirá, rapidamente, os benefícios da prática de exercícios para a sua qualidade de vida e preparará corpo e mente para envelhecer com saúde.

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