Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » 12 benefícios da maca peruana e como tomar corretamente

12 benefícios da maca peruana e como tomar corretamente

6 minutos de leitura

A maca peruana é um tubérculo nativo dos Andes, no Peru, rico em proteínas, minerais, vitaminas e carboidratos.

Chamada também de superalimento, a maca tende a ser utilizada como suplemento funcional para promover o bem-estar e a longevidade.

Ao longo dos anos, a ciência tem investigado suas propriedades, revelando várias vantagens à nossa saúde.

Por isso, a seguir, listamos 12 benefícios da maca peruana e como tomar. Confira!

1 – Aumenta a energia

O consumo de maca peruana é uma ótima opção para quem se sente cansado e quer aumentar a energia naturalmente. Sendo também recomendado para praticantes de exercícios físicos e atletas que querem melhorar a performance.

Isso porque os seus polissacarídeos e compostos bioativos atuam no metabolismo energético, melhorando a disposição física e mental.

Além disso, estudos mostram que o consumo regular de maca pode ajudar na fadiga crônica e melhorar a resistência aeróbica e anaeróbica durante exercícios.

2 – Equilibra a produção hormonal

A maca peruana tem uma ação moduladora no sistema endócrino, sendo capaz de equilibrar a produção hormonal tanto em homens como em mulheres.

Para as mulheres, esse efeito ocorre especialmente durante a fase pré-menstrual, menopausa e pós menopausa, porque ela ameniza os sintomas como irritabilidade, alterações de humor, ondas de calor e insônia.

Já nos homens, o equilíbrio hormonal promovido pela maca pode ajudar no aumento da testosterona, favorecendo a saúde reprodutiva e o desempenho sexual.

3 – Melhora a libido e a fertilidade

Diversos estudos científicos demonstram o efeito da maca peruana na libido, por conta da sua ação estimulante e vasodilatadora, que aumenta o fluxo sanguíneo para as regiões genitais.

Esse efeito, por sua vez, intensifica o desejo sexual em ambos os sexos. Além disso, a planta é conhecida por melhorar a qualidade do sêmen em homens.

Isso aumenta a contagem e a mobilidade dos espermatozoides, sendo uma aliada para quem tem dificuldades com a fertilidade.

Por outro lado, em mulheres, a maca pode regular os ciclos menstruais, melhorando as chances de concepção.

4 – Contribui no tratamento da disfunção erétil

Para os homens que lidam com disfunção erétil, a maca é uma opção segura para complementar o tratamento.

Isso ocorre devido aos efeitos vasodilatadores e antioxidantes da planta, que melhoram a circulação sanguínea e promovem a obtenção e manutenção de ereções mais firmes e duradouras.

5 – Alivia os sintomas da menopausa

Por modular a produção de estrogênio, a maca peruana pode aliviar os sintomas de menopausa, como ondas de calor, ressecamento vaginal e irritabilidade.

Além de atuar nesses sintomas físicos, a maca também tem efeitos sobre a saúde emocional, ajudando a estabilizar o humor e a combater a ansiedade e a depressão que podem surgir nessa etapa da vida.

6 – Previne doenças cardiovasculares

A maca peruana está relacionada à capacidade de melhorar o perfil lipídico, reduzir a pressão arterial e melhorar a circulação sanguínea. Tudo isso ajuda a prevenir doenças cardiovasculares!

Além disso, o tubérculo auxilia no aumento dos níveis de HDL (colesterol bom) e na diminuição do LDL (colesterol ruim), o que favorece a saúde das artérias.

Bem como, a presença de antioxidantes na planta também diminui o estresse oxidativo, sendo um dos fatores de risco para doenças cardíacas.

7 – Melhora o foco e o raciocínio

Por ser fonte de antioxidantes, a maca peruana protege as células cerebrais dos danos causados por radicais livres e garante a manutenção das funções cognitivas.

Desse modo, o consumo do tubérculo pode melhorar o foco, a memória, o raciocínio e a capacidade de aprendizado, além de ajudar a prevenir doenças neurodegenerativas.

8 – Contribui para a saúde da próstata

A saúde da próstata é um tema de saúde pública e uma preocupação constante, especialmente com o avançar da idade.

Neste caso, a maca peruana possui propriedades que ajudam a prevenir a hiperplasia benigna da próstata, uma condição caracterizada pelo aumento do volume prostático.

Assim, a sua ação anti-inflamatória diminui a quantidade de células inflamatórias na glândula, aliviando sintomas urinários associados

9 – Auxilia no controle da glicemia

Rica em fibras, a maca peruana ajuda a retardar a absorção de glicose no intestino, resultando em uma liberação mais controlada de insulina.

Essa característica torna o alimento uma alternativa interessante para diabéticos, resistentes à insulina ou pessoas que desejam manter os níveis de glicemia equilibrados.

Além de favorecer o controle do açúcar no sangue, a maca peruana também pode minimizar o risco de complicações associadas ao diabetes, como problemas vasculares e neuropatias.

10 – Previne osteoporose

Os compostos bioativos presentes na maca oferecem um efeito protetor sobre os ossos, melhorando a densidade óssea, sobretudo em mulheres na pós-menopausa.

Isso porque, a perda de massa óssea é uma condição comum nessa fase, aumentando o risco de osteoporose e fraturas.

11 – Aumenta a imunidade

A maca peruana contém nutrientes essenciais que estimulam o sistema imunológico, tornando o corpo mais resistente a infecções.

Isso se deve, especialmente, aos polissacarídeos presentes na planta, cuja ação imunomoduladora regula a resposta imune de forma eficiente.

Além disso, a maca é rica em vitaminas do complexo B, que auxiliam na manutenção do metabolismo energético e do funcionamento adequado das células imunológicas.

12 – Potencializa a perda de peso

Embora a maca peruana não seja um produto milagroso para emagrecer, a planta pode contribuir para a perda de peso de forma indireta.

Ao aumentar os níveis de energia, o consumo regular do tubérculo facilita a prática de exercícios físicos e acelera o metabolismo, o que favorece a queima de calorias.

Além disso, por ser rica em fibras, ela também aumenta a saciedade e controla a fome, reduzindo a ingestão excessiva de alimentos.

Mas, para alcançar bons resultados, você precisa aliar o uso da maca a uma dieta equilibrada e à prática regular de exercícios.

Como tomar maca peruana?

A maca peruana pode ser consumida em cápsulas ou em pó. Para cápsulas, recomenda-se 3 g por dia, que podem ser divididas durante as principais refeições.

Já em pó, o indicado é 2 a 3 colheres de chá por dia, podendo misturar em bebidas ou alimentos.

Referências

CRUZ, E. R.; PAIXÃO, J. A.; SILVA, Y. G. B. ABORDAGEM DAS DISFUNÇÕES SEXUAIS: O USO DE LEPIDIUM MEYENII E TRIBULUS TERRESTRIS. Revista Ibero – Americana de Humanidades, Ciências e Educação – REASE, v. 7, n. 11, p. 1409-1425, 2021.

LIMA, B. E. et al. EFEITOS DA MACA PERUANA (LEPIDIUM MEYENII) NO DIABETES MELLITUS TIPO 2. CONEXÃO UNIFAMETRO 2019: DIVERSIDADES TECNOLÓGICAS E SEUS IMPACTOS SUSTENTÁVEIS XV SEMANA ACADÊMICA.SANTOS, M. G. et al. Compostos bioativos e capacidade antioxidante da maca (Lepidium meyenii walpers) peruana: uma revisão bibliográfica. Ciência e Tecnologia de Alimentos: pesquisa e práticas contemporâneas, v. 2, p. 383-399, 2021.

Avalie este post

Nutricionista pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e pós graduada em Comportamento Alimentar pelo Instituto de Pesquisas, Ensino e Gestão em Saúde (IPGS).

Experiência acadêmica em pesquisa científica e produção de conteúdos com embasamento científico. Trabalha com marketing de conteúdo, com foco na divulgação de informação de qualidade baseada em ciência sobre alimentação e suplementação.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − três =


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.