|
Muitas pessoas acreditam que o complexo B engorda, mas será que isso é realmente verdade? Vamos descobrir!
Durante muito tempo, circulou a ideia de que essas vitaminas poderiam causar ganho de peso. No entanto, com o avanço dos estudos, ficou claro que essa crença não tem fundamento.
Isso porque as vitaminas do complexo B não tem calorias. Portanto, não podem, por si só, engordar.
Então, por que esse mito perdurou por todos esses anos? Iremos lhe explicar a origem deste equívoco!
Sumário
Por que o complexo B engorda?
Na verdade, o complexo B em si não engorda. Ocorre que, quando essas vitaminas estão em deficiência no organismo, algumas pessoas podem apresentar perda de apetite e náuseas, resultando em menor ingestão de alimentos.
Sendo assim, ao corrigir essa carência, o complexo B faz com que o apetite volte ao normal, e isso pode fazer a pessoa comer mais.
Quando essa ingestão é baseada em excesso de alimentos calóricos, o ganho de peso pode acontecer, dando a falsa impressão de que o complexo B engorda.
Mas, a realidade é que o responsável pelo ganho de peso foi o excesso de calorias consumidas, não o complexo B em si.
Além disso, perceba que a deficiência de vitaminas do complexo B muitas vezes leva à perda de apetite, o que pode fazer a pessoa comer menos e, consequentemente, perder peso.
Essa perda, entretanto, não é saudável, pois pode vir acompanhada de deficiências nutricionais, cansaço extremo, irritabilidade, dor de cabeça, problemas para dormir, desregulações hormonais e perda de massa muscular.
Logo, quando o déficit é corrigido, o apetite volta ao normal, mas o ganho de peso só ocorrerá caso a alimentação seja rica em calorias.
Quem quer emagrecer pode tomar complexo B?
Se você quer emagrecer, pode estar se perguntando se este suplemento é adequado para seu caso, já que muito se fala que o complexo B engorda. Mas a resposta é sim!
Embora muitos pensem que ele pode causar ganho de peso, na realidade, o complexo B pode ajudar a perder peso indiretamente.
Isso porque, ao atuar no metabolismo energético, essas vitaminas aumentam a disposição para exercícios físicos, melhorando a queima de calorias.
Além disso, as vitaminas do complexo B têm ação antioxidante, que combatem os radicais livres e contribuem para a diminuição de processos inflamatórios, ajudando a acelerar a perda de gordura.
O que acontece com o corpo quando toma complexo B?
Quando o corpo recebe complexo B, ele direciona essas vitaminas para funções específicas de acordo com suas necessidades no momento. As principais funções do complexo B são:
Ajuda na produção de energia
As vitaminas do complexo B são indispensáveis para várias reações químicas que transformam carboidratos, proteínas e gorduras em energia.
Dessa forma, o corpo consegue aproveitar melhor os nutrientes que consumimos, aumentando a vitalidade para enfrentar as atividades diárias e garantindo o bom funcionamento das células.
Promove a produção de células sanguíneas
O complexo B exerce papeis importantes na produção de células sanguíneas, especialmente os glóbulos vermelhos, que são responsáveis por levar oxigênio para todo o corpo.
Além disso, essas vitaminas também ajudam na formação das células de defesa do sistema imunológico, fortalecendo a resistência do organismo contra infecções e outras doenças.
Favorece as funções cerebrais
Por atuar na produção de neurotransmissores, como acetilcolina, serotonina e dopamina, o complexo B permite a comunicação eficaz entre os neurônios e o bom funcionamento cerebral.
Assim, é possível melhorar a memória, o raciocínio e até reduzir o estresse. Em pessoas idosas, o complexo B pode ajudar a prevenir doenças neurológicas, como neuropatias, mantendo o sistema nervoso em bom estado.
Fortalece unhas, cabelos e pele
O complexo B estimula a produção de queratina e colágeno, por isso, ajuda a manter a saúde das unhas, cabelos e pele.
Isso explica porque a carência desses nutrientes costumam resultar em queda de cabelo, unhas frágeis e pele ressecada.
Contribui para a produção de hormônios
As vitaminas do complexo B também promovem a produção de hormônios, como testosterona, estrogênio, progesterona e insulina, que são fundamentais para a saúde sexual e o controle da glicemia.
Complexo B engorda: mitos e verdades
Agora que já desmistificamos a ideia de que complexo B engorda, separamos outras dúvidas à respeito do assunto:
Complexo B é para quem quer engordar
MITO! O complexo B não tem a função de aumentar o peso. Sendo assim, ele é indicado para pessoas que apresentam deficiência dessas vitaminas, independentemente de quererem ou não engordar.
Contudo, o que pode acontecer é o aumento do apetite em pessoas que tinham perdido-o devido à carência dessas vitaminas, mas o ganho de peso dependerá da alimentação.
Complexo B dá fome
MEIA-VERDADE! O complexo B pode aumentar o apetite em algumas pessoas, especialmente naquelas que estavam com deficiência dessas vitaminas e apresentavam diminuição da fome.
Nesse caso, o suplemento pode normalizar o apetite, mas não provoca fome excessiva. Então, se isso estiver acontecendo com você, consulte um médico ou nutricionista para avaliar a causa do problema.
Complexo B tira a vontade de comer doce
MEIA-VERDADE! A falta de algumas vitaminas do complexo B, como B1, B2, B7 e B12, pode provocar um aumento no desejo por doces. Portanto, em casos de carências, o suplemento pode ajudar a controlar essa vontade.
Por outro lado, se o desejo por doces não estiver relacionado à deficiência dessas vitaminas, o complexo B pode não ter esse efeito.
Complexo B queima gorduras
MITO! Essas vitaminas não atuam diretamente na queima de gorduras e nem são termogênicas. Todavia, por melhorar a produção de energia, elas podem ajudar indiretamente na perda de peso.
Isso ocorre porque o complexo B pode aumentar a disposição para exercícios físicos e regular processos metabólicos importantes para a queima de gorduras. Mas seus efeitos são coadjuvantes e não diretos.
Complexo B melhora a celulite
MEIA-VERDADE! O complexo B pode ajudar indiretamente na prevenção e tratamento da celulite ao melhorar a circulação sanguínea.
No entanto, ele não é um tratamento específico para celulite. Uma vez que sua redução envolve vários outros fatores, como hidratação adequada, exercícios físicos e alimentação equilibrada.
Referências
BALTRUSCH, S. The Role of Neurotropic B Vitamins in Nerve Regeneration. BioMed Research International, v. 2021, p. 1-9, 2021.
HANNA, M. et al. B Vitamins: Functions and Uses in Medicine. THE PERMANENTE JOURNAL, v. 26, n. 2, p. 89-97, 2022.
OSPINA, C. A. C.; MESA, M. O. N. B Vitamins in the nervous system: Current knowledge of the biochemical modes of action and synergies of thiamine, pyridoxine, and cobalamin. CNS Neuroscience & Therapeutics, v. 26, p. 5-13, 2020.
Nutricionista pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e pós graduada em Comportamento Alimentar pelo Instituto de Pesquisas, Ensino e Gestão em Saúde (IPGS).
Experiência acadêmica em pesquisa científica e produção de conteúdos com embasamento científico. Trabalha com marketing de conteúdo, com foco na divulgação de informação de qualidade baseada em ciência sobre alimentação e suplementação.