“Porque a vida só se dá
pra quem se deu,
para quem amou,
pra quem chorou,
pra quem sofreu.”
Vinícius de Moraes
Viver é aproveitar cada momento importante, seja ele como for. Não basta ser apenas feliz, mas sim entender que todas as emoções, dilemas e facilidades são essenciais na nossa caminhada.
Se dê por completo ao que a vida te traz. Como diria um dos poetas mais famosos do Brasil, “quem já passou por esta vida e não viveu, pode ser mais, mas sabe menos do que eu”.
Vamos as notícias de hoje? ?
Sumário
SEU MOVIMENTO EM FOCO
Mexer o corpo faz muito bem.
Um experimento com idosos feito pela Universidade de São Paulo descobriu recentemente que aumentar o número de séries em um treino é a melhor forma de melhorar o ganho de massa muscular em pessoas dessa faixa etária. ?️
Como uma das atividades físicas mais benéficas e completas, a musculação é super recomendada para pessoas mais velhas por criar uma reserva de massa magra, essencial para o envelhecimento saudável.
Dessa forma, para o estudo, aumentar o número de séries, mantendo as repetições, é uma excelente forma de exercício, já que melhorou o ganho de massa para 80% dos participantes.
E essa recomendação não é só para idosos não, ok? Pessoas de todas as idades, especialmente após os 30 anos, que é quando começamos a perder mais massa muscular, se beneficiam de praticar a musculação todos os dias. ?
Além de aumentar o desempenho corporal, melhorando em questões de força e postura, a musculação tem papel fundamental também na saúde mental, promovendo bem-estar e ajudando a evitar transtornos de ansiedade e depressão.
FONTE ?
https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude/aumentar-numero-de-series-no-treino-acelera-ganho-de-massa-muscular,f4b6c348491aab44708e68c004266dd7dq1x50gz.html
SOMOS O QUE COMEMOS
Alimentação é a base para uma vida saudável.
Você já deve ter visto, nas gôndolas dos supermercados, que a maioria dos produtos ganhou um novo selo, que mostra se ele possui alto teor de sódio, gordura e açúcares em suas composições.
Esses ingredientes, em excesso, podem ser prejudiciais à saúde se consumidos frequentemente. ?
A OMS (Organização Mundial da Saúde) afirma que o limite para a ingestão, por exemplo, de sódio é de 2g por dia, o que significa mais ou menos 5g de sal de cozinha diariamente.
A questão é: como a ANVISA determina o que é alto ou não em termos nutricionais?
Baseados em estudos, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária determina que, para açúcar adicionado e gordura saturada, a quantidade por 100g de alimentos sólidos não deve passar de 15g e 6g respectivamente.
Já em alimentos líquidos, a proporção é de 7,5g e 3g respectivamente para cada 100ml. ?
Lembrando que são considerados até mesmo aqueles ingredientes disfarçados, como maltodextrina, sacarose, maltose, entre diversos outros, que servem para adoçar um alimento. Então atenção ao rótulo sempre!
FONTE ?
https://www.cnnbrasil.com.br/saude/como-a-anvisa-determina-se-um-alimento-e-considerado-alto-em-sodio/
NAVEGANDO AS ÁGUAS DA CIÊNCIA
Conhecimento expande as nossas fronteiras.
E se o seu próprio corpo produzisse álcool mesmo sem que você tomasse sequer uma gota de qualquer bebida?
Pois é… isso é o que acontece com quem tem a síndrome da fermentação intestinal, mais conhecida como síndrome da ‘autocervejaria’. ?
De acordo com os cientistas, essa condição provoca a produção de etanol pelo sistema digestivo quando a pessoa consome altas quantidades de carboidratos. Os sintomas principais são tonturas, enjoos e, claro, embriaguez inexplicável.
Explicando melhor, essa condição acontece por conta de uma proliferação de microrganismos no intestino, o que provoca o surgimento de álcool no sangue.
Por mais que essa seja uma condição rara, vale o diagnóstico caso haja qualquer sintoma de intoxicação por álcool sem que a pessoa tenha bebido. ?
A título de curiosidade, um homem belga foi absolvido recentemente após ser pego em uma blitz e preso por beber e dirigir.
Apenas depois da confirmação do quadro por três médicos diferentes é que ele conseguiu confirmar que tinha essa condição.
FONTE ?
https://g1.globo.com/saude/noticia/2024/04/23/sindrome-da-autocervejaria-o-que-e-condicao-rara-que-faz-o-corpo-produzir-alcool-no-proprio-intestino.ghtml
SAÚDE DO CORPO EM PAUTA
Porque ele é o nosso templo.
Um estudo recente publicado na revista Scientific Reports apontou que a perda de sensibilidade visual pode indicar de forma precoce o desenvolvimento da doença de Alzheimer. ?
Feito com mais de 8.500 pessoas saudáveis, os cientistas concluíram que esses sinais podem se manifestar até 12 anos antes do primeiro diagnóstico da doença.
O ponto principal desse estudo é a relação dos problemas visuais com princípios de demência, já que a primeira área afetada do cérebro quando tais processos começam a acontecer é a da visão.
De acordo com os pesquisadores, alguns dos principais aspectos que podem ser afetados pelo surgimento do Alzheimer são a capacidade de diferenciar cores e detectar contornos de objetos. ?️
De qualquer forma, o principal aprendizado com esses resultados é que vale muito a visita frequente a um médico para acompanhar a progressão do próprio corpo.
FONTE ?
https://www.cnnbrasil.com.br/saude/saude-dos-olhos-pode-indicar-risco-de-alzheimer-com-12-anos-de-antecedencia/
E AGORA, NOS RRRECLAMES DO PLIM PLIM
O que está rolando na TV, na internet e tudo o mais.
“The Good Doctor” segue a jornada do cirurgião autista Dr. Shaun Murphy em um hospital americano.
A série explora não apenas os desafios médicos enfrentados pelos personagens, mas também as lutas pessoais de Shaun para se adaptar ao ambiente hospitalar e às interações sociais.
Com uma abordagem sensível do autismo e dilemas éticos complexos, a série oferece uma visão envolvente da vida e da medicina através dos olhos de um personagem extraordinário.
Você pode assistir a essa série no Globoplay.
—
Por hoje é só, pessoal… Se tiver qualquer dúvida, ou quiser conversar, é só mandar uma mensagem pra gente, ok? ⌨️
O Notícias Vhitais é o canal da Vhita que traz, a cada sete dias, conteúdo atual e relevante sobre o universo da saúde e da alimentação, focado na longevidade. ?
Gostou? Então compartilhe com os seus amigos nas redes sociais!
Esperamos que você tenha uma ótima semana.
Até a próxima segunda. ?
Nutricionista pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e pós graduada em Comportamento Alimentar pelo Instituto de Pesquisas, Ensino e Gestão em Saúde (IPGS).
Experiência acadêmica em pesquisa científica e produção de conteúdos com embasamento científico. Trabalha com marketing de conteúdo, com foco na divulgação de informação de qualidade baseada em ciência sobre alimentação e suplementação.