“Interprete corretamente a frase de Juvenal: mente sã, corpo são. Não é a mente que depende da saúde do corpo. Ao contrário, é o corpo sadio que depende da mente sadia.” – C. Torres Pastorino
Como dizemos sempre por aqui, o equilíbrio entre o corpo e a mente traz pra nós uma vida mais produtiva e alinhada aos nossos prazeres e objetivos. ?
Porém, nunca se esqueça: pra que o corpo esteja na sua melhor forma, a cabeça deve primeiro estar no lugar.
Vamos às notícias de hoje? ?
Sumário
SAÚDE DO CORPO EM PAUTA
Porque ele é o nosso templo.
De acordo com estudos recentes, após a menopausa, a saúde do coração pode diminuir rapidamente por conta da diminuição dos níveis de estrogênio, o que aumenta bastante o risco de doenças cardiovasculares em mulheres.
Tais pesquisas ainda revelaram um aumento da calcificação da artéria coronariana, destacando a importância de exames específicos para avaliar os riscos à saúde. ?
Além disso, a saúde mental também pode ser afetada, com aproximadamente 40% das mulheres enfrentando uma maior suscetibilidade à depressão e doenças relacionadas.
No geral, para combater esses desafios, a atividade física é com toda certeza uma aliada importante, não apenas para a saúde cardíaca, mas também para a qualidade de vida no geral e na prevenção da depressão. ??♀️
Assim, integrar medidas preventivas na rotina diária pode ser crucial para garantir um envelhecimento saudável e ativo, alinhado às próprias necessidades.
FONTE ?
https://g1.globo.com/bemestar/blog/longevidade-modo-de-usar/post/2024/05/07/a-saude-do-coracao-declina-rapidamente-depois-da-menopausa.ghtml
SEU MOVIMENTO EM FOCO
Mexer o corpo faz muito bem.
Falando em prevenção, sabemos que especialistas em saúde destacam que diferentes tipos de movimento são essenciais para a saúde e o condicionamento físico, não é mesmo?
Caminhar traz benefícios para a saúde cardiovascular e ainda previne a osteoporose, mas não é suficiente por si só. ?
Os três tipos de movimentos necessários para um corpo saudável são:
⏰ MOVIMENTOS DIÁRIOS. Incluem atividades básicas como caminhar, alongar e se curvar, necessárias para a circulação e digestão.
?️ MOVIMENTOS ATLÉTICOS. São exercícios mais intensos realizados algumas vezes por semana para melhorar a aptidão física e treinar para esportes.
⛹️ MOVIMENTOS SOCIAIS. Atividades como dançar ou jogar vôlei são divertidas e promovem interação social, além de contribuir para a saúde geral.
O recomendado é incorporar esses movimentos em lances de exercícios ao longo do dia para facilitar sua prática. Iniciar com pequenas mudanças e encontrar atividades que sejam agradáveis e sociais pode ajudar a manter um estilo de vida ativo e saudável a longo prazo.
FONTE ?
https://www.cnnbrasil.com.br/saude/tres-tipos-de-movimentos-que-seu-corpo-precisa-segundo-especialistas/
PREVENIR É MELHOR QUE CURAR
Porque ninguém quer ficar doente, não é mesmo?
Um novo estudo mostrou que adotar um estilo de vida saudável pode reduzir significativamente o risco de morte prematura, mesmo para pessoas com predisposição genética. Segundo a pesquisa, o risco genético de morte precoce pode ser 62% menor por meio de hábitos saudáveis.
Publicado no jornal BMJ Evidence Based Medicine, o estudo explorou a interação entre estilo de vida e genética na longevidade, revelando que todos têm 78% mais chances de morrer prematuramente com um estilo de vida não saudável, independentemente dos riscos genéticos. ⌛
Indivíduos com predisposição genética podem prolongar sua vida em até 5,5 anos ao adotar um estilo de vida saudável, destacando a importância de hábitos como não fumar, praticar atividade física regular, dormir o suficiente (7-8 horas por noite) e seguir uma dieta equilibrada.
Fazer mudanças no estilo de vida, como cessar o tabagismo, moderar o consumo de álcool, adotar uma alimentação saudável e manter-se ativo fisicamente, pode melhorar significativamente a saúde e a longevidade. ?
Os cientistas recomendam a boa alimentação, baseada em alimentos vegetais, e a criação de uma rotina consistente de sono e exercícios para promover uma vida mais longa e saudável.
FONTE ?
https://www.cnnbrasil.com.br/saude/estilo-de-vida-saudavel-pode-reduzir-risco-genetico-de-morte-em-62-diz-estudo/
SOMOS O QUE COMEMOS
Alimentação é a base para uma vida saudável.
Você sabia que alguns cientistas estão empenhados em transformar o pão branco em uma opção mais saudável, semelhante em sabor e aparência, mas com os benefícios nutricionais do pão integral?
Financiado pelo governo do Reino Unido, o projeto tem o objetivo de atender aos amantes do pão branco, enquanto melhora a saúde alimentar no país. ?
Para isso, os pesquisadores planejam adicionar ingredientes como ervilhas, grãos, cereais, farelo e gérmen de trigo à massa, aumentando seu valor nutricional sem comprometer o sabor característico do pão branco.
A pesquisa, da Universidade de Aberystwyth, está em sua fase inicial de desenvolvimento e deve criar novas receitas de pães experimentais para teste, enquanto consumidores avaliam o novo produto para verificar sua aceitação no mercado. ?
A equipe acredita que sua abordagem será bem-sucedida ao adicionar nutrientes de forma natural ao pão branco, incentivando assim o consumo de grãos integrais para promover opções mais saudáveis, agradando o paladar de todos.
FONTE ?
https://g1.globo.com/saude/noticia/2024/05/03/como-cientistas-querem-transformar-o-pao-branco-em-alimento-mais-saudavel.ghtml
E AGORA, NOS RRRECLAMES DO PLIM PLIM
O que está rolando na TV, na internet e tudo o mais.
O que você acha de entender os impactos das redes sociais em nossa saúde mental, com foco especialmente no papel da dopamina nesse cenário? É o que o documentário “Dopamina – Os Efeitos das Redes Sociais no Cérebro” promete.
O roteiro destaca como essa molécula neurotransmissora associada ao prazer e à recompensa é manipulada pela indústria de tecnologia para capturar nossa atenção de forma cada vez mais eficaz. ?
Essa manipulação sutil e incessante cria um ciclo vicioso de busca por gratificação instantânea, levando ao desenvolvimento de comportamentos compulsivos e até mesmo vícios em redes sociais.
O filme oferece uma visão sobre os mecanismos por trás do vício em redes sociais e destaca a importância de entendermos e controlarmos nossa relação com a tecnologia para proteger nossa saúde mental em um mundo cada vez mais digitalizado. ?
A obra está disponível no Prime Video:
https://www.primevideo.com/detail/0LS2WPVRSGYCFQ2010JG4G8H93/
—
Por hoje é só, pessoal… Se tiver qualquer dúvida, ou quiser conversar, é só mandar uma mensagem pra gente, ok? ⌨️
O Notícias Vhitais é o canal da Vhita que traz, a cada sete dias, conteúdo atual e relevante sobre o universo da saúde e da alimentação, focado na longevidade. ?
Gostou? Então compartilhe com os seus amigos nas redes sociais!
Esperamos que você tenha uma ótima semana.
Até a próxima segunda. ?
Nutricionista pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e pós graduada em Comportamento Alimentar pelo Instituto de Pesquisas, Ensino e Gestão em Saúde (IPGS).
Experiência acadêmica em pesquisa científica e produção de conteúdos com embasamento científico. Trabalha com marketing de conteúdo, com foco na divulgação de informação de qualidade baseada em ciência sobre alimentação e suplementação.