Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Para que serve whey protein? Conheça as funções do suplemento

Para que serve whey protein? Conheça as funções do suplemento

100 whey protein
7 minutos de leitura

Para quem quer saber para que serve whey protein, é importante entender que ele é um suplemento com múltiplas funções, podendo ser utilizado até mesmo por quem não faz academia.

Rico em proteínas de alta qualidade e de fácil digestão, o whey protein é composto por aminoácidos essenciais e bioativos que melhoram desde a recuperação muscular até a saúde óssea.

Por isso, falaremos sobre os benefícios desse suplemento e como ele pode ser interessante até para quem não treina regularmente!

1 – Contribui para a hipertrofia muscular

Uma das funções mais conhecidas do whey protein é sua contribuição direta para a hipertrofia muscular. Motivo pelo qual ele é um dos suplementos mais utilizados por praticantes de musculação e atletas.

Por ser uma fonte de proteínas de rápida absorção, ele fornece ao corpo os aminoácidos essenciais, como leucina, isoleucina e valina, também conhecidos como BCAAs, que são fundamentais para o crescimento muscular.

bcaa glutamina

2 – Acelera a recuperação pós-treino

Se você já fez musculação alguma vez, conhece bem aquela dor chata que surge no dia seguinte. Esse incômodo é resultante de microlesões musculares que ocorrem durante o exercício.

Mas não se preocupe, elas são necessárias para fazer o corpo aumentar a massa muscular. Entretanto, a recuperação dessas lesões pode ser lenta e dolorosa, gerando maior desconforto para evoluir nos treinos.

Neste caso, o whey é uma ótima ferramenta para acelerar essa recuperação, porque ele age reparando as fibras musculares danificadas durante o exercício.

Com isso, ele diminui a dor e a fadiga excessiva no dia seguinte, possibilitando um progresso mais rápido nos treinos e acelerando a hipertrofia muscular.

3 – Ajuda a atingir a ingestão diária ideal de proteínas

Se você acha que o whey protein é exclusivo para quem malha, está enganado. Mesmo quem não treina pode tirar proveito desse suplemento, porque ele ajuda a atingir a quantidade ideal de proteínas por dia.

Por exemplo, se a sua dieta é restrita ou você tem dificuldade em comer o suficiente, o whey pode ser uma solução prática para evitar a deficiência proteica, que pode gerar problemas como queda de cabelo, unhas quebradiças, fraqueza e até imunidade baixa.

4 – Auxilia no emagrecimento

O whey protein é um ótimo aliado para quem quer emagrecer, já que ajuda a controlar a fome, evitando o exagero alimentar.

Esse efeito acontece por ele estimular a produção de leptina, também chamada de hormônio da saciedade. Após ser liberada, a leptina informa ao cérebro que estamos satisfeitos.

Dessa forma, ela ajuda a evitar exageros nas refeições e a manter o foco em uma alimentação mais equilibrada.

5 – Combate a imunidade baixa

Além de ajudar nos exercícios e a complementar a dieta, o whey também pode dar uma força para o seu sistema imunológico.

Isso porque ele contém compostos importantes, como a lactoferrina e as imunoglobulinas, que ajudam na produção de células de defesa e tornam seu corpo mais resistente contra gripes, resfriados e outras doenças.

6 – Previne osteoporose

Por ser rico em cálcio, o whey protein ajuda a manter a densidade óssea, prevenindo a osteoporose, uma doença comum em idosos que fragiliza os ossos e os torna mais suscetíveis a fraturas.

Com isso, a suplementação com whey pode proporcionar maior resistência óssea, prevenindo não só a osteoporose como também outras complicações relacionadas à fragilidade dos ossos.

7 – Diminui os riscos de doenças cardíacas

Estudos demonstram que o whey protein pode ajudar a diminuir o colesterol alto, os triglicerídeos elevados e a hipertensão arterial, todos os fatores de risco para doenças cardíacas.

Com isso, adicionar o whey na sua alimentação pode ser um jeito simples de manter a saúde cardiovascular em dia.

8 – Controla o açúcar no sangue

O whey protein age estimulando a produção de insulina, um hormônio importante que controla o açúcar no sangue.

Além disso, o suplemento retarda o esvaziamento gástrico, ajudando a evitar picos de açúcar após as refeições.

Então, se você tem diabetes ou resistência à insulina, pode considerar o whey como um aliado para regular a sua glicemia.

9 – Previne a sarcopenia

A sarcopenia é uma condição que causa perda de massa e força muscular, afetando principalmente pessoas com mais de 50 anos.

Essa é uma situação natural, que acomete muitos idosos. Mas o whey protein pode ser utilizado para prevenir ou retardar o avanço da doença, já que fornece proteínas de fácil digestão.

Assim, combinado com exercícios de resistência, como a musculação, o whey pode prevenir a sarcopenia e manter você mais forte e ativo.

10 – Promove o desenvolvimento saudável na gestação

Durante a gravidez, a demanda por proteínas aumenta bastante, sobretudo no segundo e terceiro trimestres, quando o bebê está crescendo mais rápido.

Muitas vezes, a alimentação sozinha não consegue suprir essa necessidade, e o whey protein pode ser uma boa maneira de garantir que tanto a mãe quanto o bebê recebam a quantidade ideal de proteínas.

Desse modo, ele ajuda no desenvolvimento saudável do bebê, e também evita que a mãe perca massa muscular durante a gestação.

Whey concentrado, isolado e hidrolisado: qual a diferença?

Quando se fala em whey, muitos tem dúvidas sobre as diferenças entre o concentrado, isolado e hidrolisado.

Basicamente, a diferença entre eles está na quantidade de proteínas que cada um fornece. O whey concentrado, por exemplo, tem de 70% a 89% de proteína, sendo uma alternativa mais acessível, mas ainda eficaz para quem busca suplementar a dieta.

Já os whey isolado e hidrolisado possuem mais de 90% de proteína, sendo ideais para quem precisa de uma quantidade maior de proteínas por porção e/ou são sensíveis à lactose, já que quase não contêm lactose e são mais fáceis de digerir..

Além disso, o whey hidrolisado, além de ter mais proteína, passa por um processo que quebra as moléculas em partículas menores, o que facilita muito a digestão.

Isso é uma vantagem especialmente para quem tem problemas digestivos ou quer uma absorção ainda mais rápida após o treino.

E qual escolher? Isso vai depender do seu objetivo, necessidades nutricionais e do seu orçamento.

No geral, se você não tem intolerância à lactose, o whey concentrado é uma opção econômica e eficiente. Mas se este não for o seu caso, os whey isolado ou hidrolisado são mais indicados.

Referências

FARIAS, C. S. et al. ANÁLISE DE CONCENTRAÇÃO DE PROTEÍNAS EM DIFERENTES TIPOS DE SUPLEMENTOS PROTEICOS NACIONAIS. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, v. 13,  n. 81, p. 705-712, 2019.

LI, C.; CEBOLA, M.; MENDES, L. EVIDÊNCIA DA SUPLEMENTAÇÃO COM PROTEÍNA DO SORO DO LEITE ENRIQUECIDO EM LEUCINA E DA VITAMINA D NOS IDOSOS COM SARCOPENIA – REVISÃO SISTEMÁTICA. ACTA PORTUGUESA DE NUTRIÇÃO, v. 23, p. 64-68, 2020.

MIGNONE, L. E. et al. Whey protein: The “whey” forward for treatment of type 2 diabetes?. World Journal of Diabetes, v. 6, n. 14, p. 1274-1284, 2015.

SILVA, P. R. P.; RAMOS, G. L. P. A.; CRUZ, A. G. WHEY PROTEIN, UM PRODUTO DO SORO DE LEITE: EFEITOS EM EXERCÍCIOS FÍSICOS. Alimentos: Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, v. 2,  n. 1, p. 66-71, 2021.

ZAMBÃO, J. E.; ROCCO, C. S.; HEYDE, M. E. D. V. D. RELAÇÃO ENTRE A SUPLEMENTAÇÃO DE PROTEÍNA DO SORO DO LEITE E HIPERTROFIA MUSCULAR: UMA REVISÃO. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, v. 9, n. 50, p.179-192, 2015. 

5/5 - (1 voto(s))

Nutricionista pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e pós graduada em Comportamento Alimentar pelo Instituto de Pesquisas, Ensino e Gestão em Saúde (IPGS).

Experiência acadêmica em pesquisa científica e produção de conteúdos com embasamento científico. Trabalha com marketing de conteúdo, com foco na divulgação de informação de qualidade baseada em ciência sobre alimentação e suplementação.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito + 12 =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.